A dinâmica em grupo é uma ferramenta utilizada em processos seletivos e treinamentos nas empresas. O objetivo é identificado como características que o perfil comportamental dos candidatos. Dessa forma, eles são alocados em funções, com suas habilidades e competências profissionais.
Neste artigo, explicaremos como realizar uma dinâmica em grupo. Falaremos também sobre importância, benefícios e que o recrutador observa nos participantes das dinâmicas. Avance para os próximos resultados!
Como fazer uma dinâmica em grupo?
Um dos principais fatores para o sucesso da dinâmica em grupo é o planejamento. Antes dos recrutadores realizarem a currículos de análise e definir os candidatos, é necessário que o RH:
- Escolha quais testes que serão aplicado;
- Aponte como tecnologias para análise e mensuração de resultados;
- Indique o ambiente adequado para o processo;
- Defina o método e o tipo de dinâmica a ser utilizado;
Com essa estrutura e convocação dos candidatos, os recrutadores podem:
- Organizações de grupos pequenos de, no máximo, 15 pessoas;
- Conhecer bem os candidatos;
- Escolher a dinâmica compatível com as exigências da carga.
Importância e benefícios
As dinâmicas em grupo são essenciais para identificar habilidades de candidatos. Uma vez que esses profissionais são inseridos em soluções as que acontecem dentro de uma empresa. Como é algo prático, não tem como se preparar para os testes. O que leva os participantes a demonstrarem o seu verdadeiro perfil comportamental.
Outro benefício da dinâmica em grupo é a melhorar fazer engajamento e dai de candidatos no processo seletivo. Isso porque as sessões são interativas e estimulam a criatividade dos participantes. No fim, todos percebem que aprenderam algo de valor a dinâmico, a necessidade de parceria, pensamento rápido ou seja lógico.
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Dicas: o que você deve observar no candidato
Ficar como acontecem os compromissos, os recrutadores precisam aos candidatos dos candidatos. Mas quais são maiores de maior atenção? A seguir, elencamos alguns deles.
1. Interação
Existem pessoas mais reservadas ou tímidas. Porém, porém, o ambiente, essas pessoas, não se mostram para ter uma boa interação com outros colaboradores. Sendo assim, os recrutadores devem ter cuidado com os candidatos que, além de serem reservados, são indiferentes e não têm interesse em se relacionar com outros na dinâmica.
2. Pontualidade
Outro indesejado é a falta de pontualidade. É compromissado que acontecerá imprevistos, mas podem atrasar sem motivos aparentes, aparecerão de acordo com o candidato. Essa situação deve ser levada em consideração no momento de análise dos participantes.
3. Conhecimento prévio sobre a empresa
Não tem como conhecer bem uma empresa sem trabalhar nela. No entanto, é possível descobrir um pouco da história, da cultura organizacional e dos objetivos da organização por meio dos sites oficiais na internet. Caso um candidato não saiba nada sobre o negócio, isso pode ser um sinal de interesse e falta de engajamento com a marca.
4. Controle de nervosismo
É normal que são potencialmente nervosos em dinâmicas, sendo que estão sendo. Porém, o excesso de nervosismo pode indicar instabilidade emocional diante de situações desafiadoras. Sendo assim, um candidato que não consegue controlar o nervoso, pode ser uma escolha ruim para a empresa.
5. Habilidades transversais
Os recrutadores podem definir algumas soft skills que identificam nos candidatos. Em contrapartida, é necessário ficar atento a outras que podem surgir como dinâmicas. Essas habilidades preciosas podem revelar grandes talentos para trabalhar na empresa.
Sem dúvida, a dinâmica em grupo é uma aliada dos recrutadores de um processo seletivo. Seguindo as dicas deste artigo, essa ferramenta de alto grau de aproveitamento de um tempo de desempenho.