TikTok no RH: como usar para recrutamento e seleção!

O TikTok é uma das redes sociais consolidadas no número de usuários da Z. De acordo com dados da eMarketer, o Instagram ficará para trás em 2023 e o Snapchat em 2025. O que isso significa para as empresas? Que os novos profissionais estão presentes nessa rede social ascendente. Por isso, já se fala em como utilizar o TikTok no RH.

Mas qual é a ligação entre o setor de recursos humanos e a rede social? Por que a geração Z é importante para as empresas? Como usar o TikTok para talentos para o processo de recrutamento e seleção? Confira as respostas nos próximos!

TikTok no RH, como funciona a ferramenta Tiktok?

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O TikTok está caindo na graça dos jovens profissionais. Afinal, é uma rede social dinâmica, rápida e fácil – a cara da geração Z.

Ao acessar essa mídia importantes, encontramos muitas influências dando dicas sobre carreira, mercado de trabalho e tecnologias para profissionais. Além disso, o TikTok tornou um fórum de debates sobre trabalho gerando um acervo de temas interessantes e atuais.

Para estruturar esse viés profissional, a rede social lançou o Currículo TikTok. Por meio desse recurso, os usuários procuram vagas e se candidatam para empregos de uma pessoa bem inovadora e: vídeos que apresentam forma criativa de profissionais, experiência, habilidades e competências.

Como ainda é um projeto piloto, a nova ferramenta está disponível apenas para algumas empresas americanas. A intenção é que o TikTok possa usar o TikTok os testes organizados para se aproximar e contratar profissionais com a cultura organizacional da empresa e os requisitos das funções internas.

Mas por que o Tiktok está investindo em recrutamento e seleção?

Ainda de acordo com a pesquisa da eMarketer, o TikTok alcançará a marca de 37,3 milhões de usuários da geração Z ainda em 2021. Vale lembrar que esse grupo engloba os nascidos entre 1997 e 2012, sendo, portanto, os novos talentos do mundo empresarial.

Fazendo uma comparação com o Linkedin (a rede social profissional do momento), notamos que apenas 19% (dados do estudo “Linkedin: distribuição de audiências globais 2021”, feito pela Statista) dos seus usuários se encontram na faixa etária da geração Z. Sim, a maior parte do Linkedin é formado por profissionais mais velhos.

O que o TikTok fez foi abrir os olhos para a grande oportunidade que tem em mãos: se tornar a rede social mais utilizada e amada pelos novos profissionais. Garantindo assim a sua coroação para os próximos anos. E nesse cenário tão promissor, nada mais inteligente do que focar na área de recrutamento e seleção.

Qual a importância da Geração Z para o meu negócio?

Estamos na era da transformação digital – isso é um fato indiscutível. O investimento no desenvolvimento e implantação de tecnologias foi potencializado por necessidades de trabalho inerentes à pandemia do Covid-19, como a migração das equipes para diversas estações de tratamento.

Ao olhar, vemos um ambiente corporativo desenhado por aplicações futuras, modelos e jornadas de trabalho ajustadas. Nesse cenário disruptivo e tecnológico, uma geração que mais se encaixa é a Z.

Esse público não precisou se adaptar às mudanças da transformação digital, pois já nasceram e cresceram nessa era. Por isso, são chamados de nativos digitais. Além de superconectados, a geração Z tem perfil inovador, são guiados pela experiência, tem facilidade em se adaptar a cenários arrependidos e desafiadores.

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como vantagens da ferramenta para os recrutadores?

Além de entender um público jovem, como empresas que incluem o TikTok no RH conseguirão um processo seletivo mais humanizado. Como assim? Diferente fazer Linkedin que exige uma postura formalmente formal, o TikTo dá margem para sua criatividade e autenticidade.

Longe denegrir a seriedade dos processos seletivos, a rede social aproximar-se dos recrutadores e candidatos por transparência. Seria como “tirar as máscaras” que foram padronizadas pelas exigências corporativas e dar a oportunidade de os profissionais vestirem a própria essência.

Essa possibilidade passa longe dos currículos e plataformas de emprego. Sendo assim, o TikTok Resume surge como a realização de um sonho de muitas empresas: encontrar candidatos que tenham (e não simulem) o perfil comportamental alinhado com a cultura do negócio.

Por que as empresas devem buscar novos talentos no TikTok?

De acordo com dados apresentados em um artigo da McKinsey & Company, a geração Z é uma das mais criativas da atualidade e tem muito a oferecer para as empresas. Se o artista o povo está, as organizações também precisam buscar os jovens talentos no ambiente que se encontram. Como visualizar, esse lugar é a rede social TikTok.

Outro motivo importante para buscar talentos no TikTok são os recursos que podem ser utilizados. Por exemplo, no processo seletivo, o RH pode solicitar um vídeo curto com uma breve descrição profissional e pessoal dos candidatos.

Para conhecer um pouco mais da personalidade, a empresa pode solicitar que o profissional envie uma música que represente seu estilo de vida. Essas e outras informações são compartilhadas rapidamente pela rede social.

Os recrutadores não só ganham tempo e produtividade, como também analisam perfis de uma maneira interessante e engajada profissional.

Dentre todas as vantagens que o TikTok no RH oferece para o recrutamento e seleção, podemos destacar uma: possibilidade de renovação como práticas seletivas.

É importante sobressair que a transformação digital é um caminho sem volta, assim como a entrada da geração Z no mercado de trabalho. Ou os RHs embarcam nas novas tendências ou ficam para trás na corrente das inovações.

 

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