Passar demasiado tempo na mesma função pode ser prejudicial para a carreira de um profissional. Quando isto acontece, algumas das suas capacidades podem ser o resultado do potencial, em vez de serem utilizadas.
A empresa sofre porque os seus empregados também agem de uma forma muito individualizada, sem compreenderem a estratégia do negócio. No entanto, existe uma forma eficaz de evitar estes problemas: a rotação de emprego.
Esta prática está a tornar-se cada vez mais popular no mundo dos negócios. É uma medida estruturada para assegurar que um empregado tenha vários tipos de experiência dentro da mesma organização. Para compreender melhor o conceito, continue a ler este artigo!
O que é o job rotation?
A job rotation significa rotação de empregos. Neste sistema, os empregados trabalham em diferentes departamentos durante períodos pré-determinados, aprendendo na prática os desafios de cada sector estratégico da prática.
É amplamente utilizado em programas de formação modelo comum, mas é aplicado em outras situações, tais como liderança e formação de talentos.
Como funciona o estágio?
O principal objetivo d job rotation é preparar os empregados para os desafios, para novos objetivos.
A duração do programa pode ser de um dia, um mês ou mesmo de seis meses. Embora seja universal, o estágio pode ser adaptado a empresas de todos os tamanhos e segmentos: basta avaliar as necessidades da empresa e planear uma adaptação adequada à realidade de cada um.
Como o objetivo é aprender, evita a inclusão de departamentos desorganizados no ciclo. As indústrias com processos bem desenvolvidos proporcionam o ambiente mais adequado para o empregado.
quais são os prós e os contras deste método?
O job rotation oferece muitas vantagens tanto para o empregado como para a empresa. Contudo, devem ser tomadas certas precauções para assegurar que a prática não conduza a insatisfação na equipa ou a efeitos contrários aos desejados. Aqui estão os principais prós e contras desta prática empresarial.
Você também pode gostar:
Vantagens
Visão geral da empresa
Os profissionais de job rotation deixam o processo com uma compreensão muito mais completa dos negócios da empresa. Ao mesmo tempo, em vez de se concentrarem num só tipo de atividade, aprendem os processos de vários departamentos da organização. Isto contribui para aumentar a capacidade de planeamento e inovação do funcionário.
Qualificação profissional
A aprendizagem prática a partir do job rotation é o complemento perfeito para a formação oferecida pela formação, conhecimento e palestras. Com a experiência adquirida no projeto, melhorando competências tais como flexibilidade, autonomia, compromisso e espírito de equipa.
Delegar tarefas com precisão
Ao testar o empregado em diferentes atividades, a empresa pode identificar qual o departamento que está mais alinhado com as suas competências.
Os fatores de perfil, tais como comportamento e desempenho, são cruciais para atribuir o empregado certo à área certa, a fim de extrair deles a máxima capacidade possível.
Reduzir o volume de negócios
O job rotation reduz a monotonia diária, evita a estagnação e tira o empregado da zona de conforto, oferecendo a oportunidade de enfrentar um novo desafio em cada etapa. Tudo isto ajuda a manter o empregado motivado e satisfeito para construir a equipa, que serve a reserva de talentos e reduz a rotatividade.
Desvantagens
Resistência de alguns empregados
Os empregados mais conservadores podem gostar da ideia de novos empregados porque estão confortáveis nas suas posições ou não gostam da zona de empregados. Portanto, a adesão ao programa nunca deve ser obrigatória ou sem aviso prévio.
Isto não pode ser uma grande motivação profissional, que certamente não garantirá tudo o que pode gerar uma enorme produtividade.
Tempo de adaptação
A integração de um novo ambiente pode ser difícil e demorada para algumas pessoas. Imagine, então, que você o faz várias vezes seguidas. Para resolver este problema, evite programas de job rotation com ciclos muito curtos. Dê ao empregado pelo menos duas semanas para se ajustar e obter alguma aprendizagem em cada departamento.
Você também pode gostar:
Como implementar job rotation minha empresa?
Um bom programa de job rotation requer muito estudo e planeamento. Veja abaixo um guia passo-a-passo para implementar a ideia de forma eficaz.
1. realizar uma avaliação prévia dos empregados
Para medir os resultados do projcto, é necessário ter um ponto de comparação. É portanto essencial avaliar as competências técnicas e comportamentais do empregado antes do início do job rotation. Assim, no final do processo, será possível analisar claramente como o profissional se desenvolveu ao longo do período de rotação.
2. Definir uma sequência lógica para o processo
Em algumas situações, diz-se que “a ordem dos fatores não altera o produto”. No entanto, esta lei não se aplica à rotação de empregos. Para que a prática seja totalmente eficaz, os departamentos devem ser visitados pelo funcionário numa sequência lógica.
É necessário avaliar até que ponto uma área complementa a outra. Por exemplo, se o objetivo é que o funcionário compreenda as finanças da empresa, desenhe um caminho através dos processos da organização. Uma boa ordem seria: contas a pagar, contas a receber e finalmente impostos.
Outra boa dica é deixar as áreas complexas para o fim. Desta forma, o conhecimento acumulado em áreas mais simples ajudará o empregado a compreender melhor o que é necessário para um bom desempenho nas fases posteriores.
3. Preparar departamentos e mentores
Para que um serviço possa funcionar, os departamentos envolvidos no processo devem preparar-se adequadamente para os empregados temporários. Tudo deve ser planeado para que o empregado possa aprender sem que o progresso do sector seja impedido durante o período.
Um dos membros da equipa é escolhido para orientar o profissional, apresentar os colegas, definir actividades e responder a perguntas. Esta pessoa não tem de ser um líder, mas deve ser alguém experiente e capaz de acompanhar o recém-chegado ao longo do caminho.
4. Analise os resultados e dê a sua opinião
No final do projeto, peça um relatório tanto ao funcionário como aos seus mentores. Isto ajudará o empregado a ajudar nas suas dificuldades e aprendizagem, assim como a destacar em que departamentos gostaria de ter uma estadia mais longa.
Além disso, como as estimativas dos mentores serão úteis para analisar o desempenho do profissional, os seus pontos fortes e as características que precisam de melhorar.
Como tenho lidado ao longo deste posto, a rotação de emprego é uma excelente alternativa para os empregados de uma forma barata e eficiente. Este tipo de iniciativa aumenta o dinamismo, a motivação e a preparação prática, complementando o conhecimento profissional através de cursos e conferências. Portanto, é uma excelente medida para você implementar na sua empresa!
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo site do Sertão Alerta portal para mais conteúdos e notícias como esta.