A rotina que organiza a vida dos recursos humanos assegura que todos os recursos humanos sejam devidamente documentados: mais e assegura que todos os recursos humanos sejam devidamente documentados como requisitos da legislação trabalhista e tributária, de acordo com a legislação de todos os recursos humanos envolvendo apenas seus processos. requisitos da legislação brasileira.
Já está atualizado e as mudanças nas leis, sentido o que as notícias enfrentam na condução de suas atividades, neste sentido, não foram atualizadas na condução de suas atividades profissionais, porque eles não atualizaram as complicações para a instituição.
Entre os vários direitos garantidos ao trabalhador que deve conhecer a isonomia, é ditado que as pessoas que ocupam funções iguais em uma instituição justificam um salário igual. A não conformidade pode causar a perda de empregos e derrubar a empresa.
Ainda não sabe como funciona a igualdade salarial e em que casos ela deve ser dada antes que gere grandes problemas para a empresa… Então este post é feito para você! Continue lendo e descubra quando adotá-lo na prática.
O que é equidade salarial e como ela funciona?
A equiparação salarial é um instituto previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), resultante do princípio de isonomia instituído em nossa Constituição Federal (CF), que determina que os funcionários que ocupam a mesma posição em uma empresa, sempre exercendo as mesmas funções, devem receber sempre a mesma proporção mensal.
Está inscrito no artigo 461 da CLT, “Sendo a função igual, todo trabalho oferecido ao mesmo trabalhador, na mesma identidade, deve ser igual, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”.
O objetivo da igualdade de tratamento é assegurar que as empresas não discriminem seus funcionários com base em fatores como idade, nacionalidade, sexo, etc.
Quando um funcionário tem o direito à igualdade de remuneração?
Para que exista igual remuneração, não basta que dois ou mais trabalhadores tenham a mesma taxa de registro em seu CTPS. Isto só é válido quando os requisitos descritos no artigo 61 do CLT também são cumpridos. Estes são
Identidade das funções
Isto só pode ocorrer quando o trabalhador procura ter seu salário equiparado ao de outro trabalhador pelo pedido (trabalhador que ocupará a mesma função que servirá de base e executará tarefas de igual complexidade e responsabilidade, mesmo que os encargos não tenham a mesma denominação.
Trabalho de igual valor
Além de desempenhar a mesma função, é necessário que os funcionários contribuam com o mesmo valor para que a instituição tenha salário igual. Este valor é uma média baseada em sua senioridade, perfeição técnica e produtividade: todos devem ser iguais.
Serviço prestado ao proprietário no mesmo local
Para ter direito à igualdade de tratamento, o trabalhador e o paradigma devem sempre trabalhar para o mesmo empregador (seja ele uma pessoa jurídica), havendo alguma discordância entre alguns Tribunais quanto à possibilidade de aceitar trabalhadores exercendo atividades em municípios da mesma região metropolitana.
Recomendado para você:
Volume de Negócios: o que é e como reduzir nas empresas?
Diferença no tempo de serviço de não mais de 2 anos
Finalmente, para a equalização é necessário que a diferença no tempo de serviço entre o reclamante e o funcionário paradigma não exceda dois anos. A Súmula nº 6 do TST determina que “Para fins de equivalência de emprego no caso de trabalho igual, a antiguidade no posto e não no emprego é levada em consideração”.
Como exemplo, imagine que um funcionário ocupa a posição de gerente, há 5.000,00 reais para isso, e que o reclamante por dez anos, posição semelhante ocupa apenas 1 ano. Não haverá equalização, já que o tempo de serviço é inferior a dois anos.
Quais são as exclusões para a equalização?
Certos impedimentos excluem a possibilidade de equiparação salarial, mesmo que o funcionário cumpra todos os requisitos acima mencionados. Veja abaixo!
Plano de carreira ou plano de carga
Realização de um artigo pré-existente de um plano de carreira ou de carga e específico para a carreira de invia, da equipe de gerenciamento e mérito para promoções, conforme determinado pela empresa CLT.
Deve-se lembrar que a Súmula nº 6 do TST também determina que eles só são devidamente aprovados pelo Ministério do Trabalho, exceto nos casos de entidades de direito público de administração direta, autárquica e fundacional.
Empregado re-treinado
Está previsto que funcionários que estão sendo requalificados para as funções da instituição por causa de sua capacidade de colaborar com suas atividades não servem de paradigma para os funcionários, já que sua carreira anterior já pode ser diferente da de outros, mesmo que eles tenham sua função.
Como analisar a igualdade de tratamento na prática?
A melhor maneira de evitar problemas com reivindicações de igualdade salarial é um plano de carreira para a empresa. Mas, se sua instituição não tiver uma reclamação a este respeito, terá que ser avaliado se o sentido cumpriu os requisitos listados no Artigo 461 do CLT e não há exclusão a ser aplicada a este respeito.
Isto porque não cabe ao trabalhador provar que ele não cumpre os requisitos da lei, ou mesmo fornecer provas de que ele tem direito à equalização. É recomendado que o valor do trabalho não seja respeitado, relatórios e estimativas de desempenho podem ser muito úteis para refutar a alegação.
Deve-se notar que uma vez que a equalização é reconhecida, a revisão devida só remonta cinco anos antes da decisão, como também determinado pelo precedente nº 6 do TST.
Portanto, é altamente recomendável que cada empresa acompanhe cada trabalhador individualmente, documentando todas as suas ações na empresa. Os sistemas automatizados são de grande valor para os profissionais de RH nesta supervisão, pois garantem segurança e rapidez na gravação e posterior entrega dos dados.
Você entendeu como a compensação salarial funciona na prática e que um trabalhador é considerado para registrar uma reivindicação trabalhista para reconhecê-la? Assine nossa newsletter e não perca mais nada para que a administração de pessoal de sua instituição esteja sempre acima da média!
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo site do Sertão Alerta portal para mais conteúdos e notícias como esta