Os indicadores de recrutamento e seleção são um conjunto longo de medições que visam avaliar o desempenho das demandas de&S em curto, médio e prazo.
Com a ajuda desse histórico de dados, a área de R&S mensuração o progresso ao alcance de objetivos estratégicos, como a criação de um tempo histórico plural, a área de conhecimento de talentos profissionais.
Neste artigo, explica como usar, quais são os mais indicados e como vantagens de implantação dos indicadores e seleção no RH. Acompanhe nos próximos passos!
Como usar os indicadores de recrutamento e seleção na prática?
índice
De acordo com o livro “Indicadores de Desempenho. Dos objetivos à ação – Métodos para elaborar KPIs e obter resultados”, dos autores Andresa SN Francischini e Paulino G. Francischini, os indicadores são atrelados a objetivos – e não o contrário. Como assim?
Essa obra explica que o objetivo é a resolução clara de um problema vivido na empresa. Sem um objetivo bem definido, não há o que mensurar e, portanto, não se resolve nada dentro da organização. Em outras palavras, não se chega a lugar nenhum.
Aplicando na área de R&S, os só entregarão resultados positivos se identificam indicadores a metas claras. Dessa forma, os gestores obterão dados bem direcionados aos processos que facilitarão o alcance da excelência nos.
Por que analisa os indicadores de recrutamento e seleção?
Segundo o estudo “Guia para os principais indicadores de desempenho – Comunicando as medidas que importam”Produzidos pela PricewaterhouseCoopers, produzidos pela PricewaterhouseCoopers, como empresas que escolhem o desempenho das ideias e usam que impulsionam práticas boas internas.
De maneira semelhante, a seleção dos indicadores de recrutamento e seleção ajuda na elaboração de estratégias para a otimização da qualidade e a análise do desempenho do processo de contratação. O resultado dessa prática será visto na:
- Redução de gastos com o processo seletivo;
- Eficiência das contratações;
- Diminuição da taxa de faturamento ou rotatividade interna;
- Eliminação de demandas burocráticas e manuais;
- Redução do tempo entre a divulgação de uma vaga e aceitação do novo colaborador;
- Implantação de um processo digital norteado pelas boas práticas de transformação digital.
Atualmente, muito se fala sobre a descentralização do ambiente de trabalho. Nesse contexto, as empresas adotam o conceito BYOE (Bring Your Own Environment, em português, Traga o seu Próprio Ambiente).
Em termos simples, o BYOE modelos de trabalho remoto, como o home office e o trabalho híbrido. De acordo com dados da Accenture Os líderes dos líderes responderam às BYO que os líderes adotaram nos próximos anos.
Mas o que o BYOE tem a ver com os indicadores de recrutamento e seleção? Com a ajuda de medições, o RH pode contratar profissionais com um perfil alinhado com esse novo formato de trabalho.
Sendo assim, a empresa não só se adapta de forma mais rápida a essa tendência como também se posicionará como um negócio pautado na cultura de cultura. Desse modo, o RH terá muitos talentos profissionais desejando participar dos processos seletivos.
Recomendado para você:
O que é metodologia Scrum e como aplicar no RH?
O que é Recrutamento e Seleção Inclusiva e como fazer?
Quais medições acompanhar?
Dentre os indicadores disponíveis, é comum que os gerentes da área de R&S tenham dúvidas sobre quais serão instalados e acompanhados. Para ajudar nessa definição, a seguir, elencamos alguns deles.
Custo de contratação
O processo de contratação envolve custos com a divulgação das vagas, realização de dinâmicas, entrevistas, testes, uso de tecnologias e até mesmo conforme os modelos de contratação utilizado. Esses gastos foram identificados para a adoção de soluções para os que são projetados.
Com as informações levantadas pelos indicadores, o RH perceberá se o custo de contratação está dentro do orçamento. Mesmo que seja possível reduzir as despesas e canalizá-las processos importantes.
Tempo para contratação
Os seguintes indicadores de recrutamento e seleção o RH a responder a pergunta: Qual é o tempo médio de contratação para contratar um novo? O ideal é que esse processo faz a união da agilidade com a qualidade.
Sendo assim, a empresa evita que as cargas sejam vagos por um tempo e seja a contratação assertiva, beneficiando-se para o negócio.
Taxa de rotatividade
O índice de rotatividade ou rotatividade precisa ser acompanhado por indicadores. Quando recrutamento revela ser um sinal de rotatividade, pode indicar que a área e seleção está contratando profissionais incompatíveis com a vaga ou a cultura da empresa.
Algo que pode ser a criação do perfil profissional para ajudar a empresa desejada. Esse perfil precisa ser nas campanhas de divulgação para que os candidatos atraiam a atenção das vagas.
Funil de contratação
Os indicadores de P&S são essenciais para o RH sentido a eficiência das etapas do seu processo seletivo. Desse modo, o setor realiza um “raio-x” em cada etapa buscando identificar as estratégias que precisam ser melhoradas ou modificadas.
Com isso, o funil de entregará o seu objetivo: fazer com que o candidato ideal percorra todas as fases e, finalmente, integre a equipe interna.
Principais indicadores de recrutamento
Dentre os indicadores de recrutamento e seleção que mais impactam os resultados das empresas modernas, podemos destacar os seguintes.
Diversidade
O RH analisa como é a diversidade de gênero, idade, raça, classe social, bem como de condição física (portadores de alguma deficiência), formação do tempo interno. Mediante esses resultados, a empresa estratégias para aumentar a pluralidade de perfis nas equipes.
Satisfação do processo seletivo
O indicador de satisfação do processo seletivo visa mensurar de qualidade das experiências dos candidatos. Quando existe muito engajamento e satisfação, mesmo os não contratados, falam bem da empresa e contratados retornam para novos processos seletivos.
Alinhamento cultural com a empresa
O RH precisa mensurar também a compatibilidade dos contratados com a cultura interna da empresa. Sem esse planejado, o clima interno, a produtividade do e os resultados do tempo, prejudicados são profissionais.
Enfim, é difícil gerenciar o que não é mensurado. Sendo assim, se o RH da empresa deseja ter processos seletivos cada vez mais eficientes, o caminho é a utilização dos indicadores de recrutamento e seleção. O que achou do nosso artigo? Entendeu como os indicadores de recrutamento e seleção tornam o RH mais estratégico? Quer otimizar esse processo na sua empresa?
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo site do Sertão Alerta portal para mais conteúdos e notícias como esta!