No mundo corporativo, empresas e pessoas se equilibram para resolver conflitos e colaboradores geram resultados para a organização. Pensando na necessidade de acelerar o desempenho das equipes, é preciso entender o que é CHRO: Chief Human Resources Officer.
Esse profissional está focado em pensar estrategicamente em que a empresa tem, de modo a retê-los e talentosos como qualidades de cada uma na organização.
Parece o mundo perfeito? Com certeza sim, mas saiba que é possível contar com esse profissional na sua empresa. Saiba mais sobre o CHRO nesse conteúdo!
Qual a definição de CHRO — Chief Human Resources Officer?
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A sigla CHRO significa Chief Human Resources Officer, que corresponde a Líder de Recursos Humanos. Esse profissional tem grandes planos dentro das empresas, pois precisa ter a sensibilidade para liderar e cuidar da iniciativa dos colaboradores.
As profissões passam por transformações à medida em que a modernidade apresenta no dia a dia. A necessidade de utilização de recursos para obter resultados essenciais e todos os membros da empresa é algo cada vez mais essencial e negócios o crescimento e desenvolvimento de pessoas essenciais.
Afinal de contas, é difícil pensar em trabalhar sem a tecnologia e o acesso à internet. Com esses recursos, as pessoas se conectam com o mundo e conseguem resultados de forma mais rápida.
E dentro desse movimento de inovações, o CHRO também é um papel essencial. A utilização das ferramentas tecnológicas e de aplicação no dia a dia da gestão de recursos humanos será essencial em seu trabalho.
Qual o papel do CHRO na empresa?
O CHRO – Chief Human Resources Officer tem o papel principal de gerenciar e acompanhar de perto o desempenho das atividades dos gerentes e demais profissionais na empresa.
Na prática, ele se coloca como um líder forte que atua em favor dos colaboradores, focado em gerar resultados para a empresa.
Além de ser um líder de RH, o CHRO precisa trabalhar em conjunto com outros profissionais que também são extremamente importantes na empresa. São eles:
- CFO — Diretor Financeiro (Diretor de Finanças);
- CEO — Diretor Presidente (Diretor da Empresa);
- COO — Diretor de Operações (Diretor de Operações).
Como mencionamos anteriormente, a tecnologia foi a premissa que possibilitou a criação e implementação de novas cargas e funções na empresa, e um deles é o CHRO. Vamos conferir as demais habilidades e responsabilidades desse profissional:
Luta por diversidade
A sociedade está mudando e as empresas também precisam se adaptar. A luta pela diversidade recorrente que promove a inclusão é uma das pessoas preconceito na empresa, banindo e preconceituoso discriminação.
O papel do CHRO sobre esse tema se pauta nas seguintes ações:
- Promover o conhecimento e importância sobre o assunto dentro da organização;
- Abrir espaço para que os colaboradores falem e debatam a temática;
- Aplicar práticas para incluir como pessoas, eliminando expressões capacitistas e preconceituosas.
O respeito pelas pessoas deve ser a base de qualquer empresa, focando sempre em melhorar a convivência interpessoal e com os clientes da organização.
Desenvolvimento de líderes
Os líderes para nortear a equipe são líderes e líderes ao mesmo. Sem essa figura inspiradora e motivadora na empresa, as pessoas podem sentir mais dificuldades no seu crescimento profissional.
O desenvolvimento do líder deve estar em conformidade com os demais membros da empresa, para que assim os resultados sejam alcançados pelas empresas. Uma liderança capacitada, possibilitada:
- A elevação do índice de rotatividade, já que os colaboradores estão focados em se desenvolver, gerando motivação e crescimento;
- Maior comprometimento das pessoas em realizar tarefas, sabendo que tem alguém na condução;
- Foco na carreira dos funcionários, trabalhando e resolvendo dificuldades.
Cuidar dos colaboradores
Procurando o nível de satisfação da empresa — o CHRO Diretor de Recursos Humanos também tem o papel de saber se eles se sentem bem trabalhando na falta de benefício, etc.
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Como posso me tornar um CHRO?
Quanto mais o profissional de RH se atualizar na área e entender como o novo mercado está comportando, mais chances ele terá de ser um CHRO — Chief Human Resource Officer.
Nesse sentido, podemos dizer que existem especializações que podem ajudar uma pessoa a se transformar em um CHRO:
Além disso, é muito importante que a pessoa tenha experiência prévia em gestão de pessoas, recrutamento e seleção e também na administração geral das atividades do setor.
Quais são as habilidades para a carga?
Para ser um excelente CHRO, o profissional precisa ter uma sensibilidade extra para lidar com as pessoas. Essa habilidade será lapidada no dia a dia, na resolução de conflitos e na conquista dos resultados.
Podemos dizer também que um Chief Human Resource Officer precisa apresentar soft e hard skills na sua função.
comunicação variada
A comunicação é uma base para que as informações fluam naturalmente, ruídos. Para isso, ela deve ser clara, coerente e precisa entre os membros da equipe a respeito do papel de cada um na empresa.
Usar software de comunicação e até mesmo aplicativos especializados é uma boa tática para se comunicar com um grupo e individualmente com as pessoas. A liderança precisa ser acessível e aberta às mudanças.
Aprenda mesmo sendo o líder
O líder é aquele que dá o exemplo. Além de estar disposto a aprender, ele também precisa saber ouvir as dificuldades dos colaboradores, instruindo-os a resolver os problemas, aprender com eles e seguir em frente.
Outro ponto sobre um líder de sucesso, é que ele precisa se atualizar constantemente. Isso é possível através de cursos, participando de palestras e workshops sobre liderança, gestão de pessoas e finanças.
Análise sobre estratégias
Toda empresa possui a sua estratégia, que é baseada em vendas para alcançar resultados, aumentar e se destacar da concorrência. Paralelamente, os colaboradores também precisam estar alinhados com uma estratégia interna da organização.
Buscar desenvolver como e investir na carreira deve ser o objetivo profissional de todos.
Como líder de RH, o CHRO — Chief Human Resources Officer precisa cuidar também da qualidade de vida e saúde emocional das pessoas colaboradoras. Todos, esses fatores são percebidos100% da produtividade e das mesmas características.