Tudo o que você precisa saber sobre a manobra de Heimlich para cachorros

É assustador ver um animal de estimação engasgado, principalmente se você não sabe como ajudá-lo! Felizmente, existem muitos recursos disponíveis para nos ensinar. Ser capaz de resgatar um animal de estimação quando ele tem uma via aérea bloqueada deixa a mente à vontade.

manobra de heimlich para cachorros- 4 cachorros

Sinais de que seu cão precisa da manobra de Heimlich

Se o seu cão começar a engasgar com algo que engoliu, normalmente ele entrará em pânico. Então, se você vir seu cão agindo de forma frenética, ele pode estar com problemas para respirar. Se ele estiver batendo na boca, verifique se há algum objeto que esteja bloqueando suas vias aéreas.

Como dar a um cão a manobra de Heimlich

Se você acha que seu cão está engasgado, primeiro o segure, mas nunca o foda, pois isso pode deixá-lo ainda mais em pânico.

Posicione-se para poder ver a garganta dele. Abra suavemente as mandíbulas dele, usando uma mão na mandíbula superior e outra na inferior. Pressione os lábios do seu cão sobre os dentes dele, para que eles sirvam como uma barreira entre suas mãos e os dentes dele. Use os dedos para remover o que está bloqueando suas vias aéreas. Se não for possível recuperar o item, use o cabo chato de uma colher para soltá-lo.

Se o seu cão ainda estiver inconsciente ou você não conseguir remover o objeto, é hora de tentar a manobra de Heimlich. Para um cão menor, vire-o de costas, suavemente, e pressione logo abaixo da caixa torácica.

Se você tem um cachorro maior, não tente pegá-lo. Se ele estiver de pé, coloque os braços ao redor da barriga dele e feche o punho com as mãos unidas. Pressione logo abaixo da caixa torácica e coloque-o de lado.

Se o seu cão grande estiver deitado, coloque uma mão nas costas e outra na barriga. Em seguida, empurre para cima, logo abaixo da caixa torácica.

Depois de realizar o Heimlich, verifique novamente a garganta do seu cão em busca de detritos. Monitore sua respiração e batimentos cardíacos e prepare-se para iniciar a RCP. Se o objeto não se deslocou, pode ser necessário fazer compressões de Heimlich repetidamente e combinar com a RCP.

Você deve levar seu cão ao veterinário para ser examinado e curar. Ele pode precisar ser mantido e tratado por alguns dias, e pode haver danos em sua garganta devido ao incidente de asfixia.

Como prevenir um incidente de asfixia

Seu cão pode precisar descansar um pouco, mas em breve ele estará de volta ao jogo! E talvez, tentando mastigar coisas que podem fazer com que ele engasgue.

Basicamente, você pode ajudar a evitar asfixia, mantendo um olho no seu cão e observando o que ele coloca na boca. Evite deixá-lo pegar brinquedos que estão encharcados e inchados. Não o deixe mastigar ossos em T, que geralmente causam engasgos nos cachorros. E se a comida do seu cão estiver em pedaços grandes – se você estiver alimentando-o com pedaços de carne, por exemplo – corte-o em pedaços menores. Prevenção é fundamental!

Veja também:

8 dicas de segurança de Halloween para cachorros

5 maneiras de ajudar seu cachorro a se sentir confortável em sua nova casa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *