O que você precisa saber sobre insolação em cachorros

A insolação em cachorros é um conceito assustador: se não for tratado imediatamente, pode matar um animal em questão de minutos. Estar ciente dos sintomas dessa condição e por que ela acontece em primeiro lugar ajudará você a saber como procurá-la. Aqui está o que você precisa saber sobre insolação em cachorros:

cachorro-quente

O que é Insolação?

índice

A insolação é uma forma de hipertermia, ou temperatura corporal elevada. Ocorre, em cachorros e outros animais, quando os mecanismos usuais que o corpo usa para se manter a uma temperatura segura falham. Em outras palavras, o corpo está sobrecarregado.

Os cachorros são mais facilmente sobrecarregados pelo calor, seja ambiental ou autogerado por meio de exercícios excessivos, do que os humanos. Portanto, eles são mais propensos a sofrer insolação porque seus sistemas naturais de resfriamento não são tão eficazes.

Você provavelmente sabe que os cachorros arquejam para se refrescar. Além do calor e da umidade do ambiente, os tipos de doenças das vias aéreas superiores constituem um fator de risco para insolação, assim como a juventude e a velhice. Desidratação, pelagem espessa e obesidade são alguns outros fatores de risco para insolação.

À medida que os meses de verão se aproximam, é uma boa ideia perguntar ao seu veterinário se o seu cachorro está especialmente em risco de insolação ou outro tipo de hipertermia por qualquer motivo.

Quais são os sintomas de insolação em cachorros?

Atenção imediata e cuidados veterinários ajudarão um cão a sobreviver à insolação. Mas, para ajudar seu cão, você precisa conhecer os sinais de que ele está sofrendo. Aqui estão alguns sinais de que o corpo do seu cão não está conseguindo regular sua própria temperatura e está se transformando em insolação:

1. Sede Extrema

Seu cão está com muita sede. A sede extrema é um dos primeiros sinais de insolação em cachorros. Se o seu cão está começando a sentir exaustão pelo calor, ele começará a beber e beberá abundantemente sem mostrar sinais de parar.

2. Ofegante rápido ou trabalhoso

Ofegante é como os cachorros controlam sua temperatura corporal. Mas, quando um cão está ofegante rapidamente, isso significa que ele está tendo dificuldade em regular a temperatura do corpo. Se o seu cão estiver com falta de ar, ele precisa de ajuda imediatamente.

3. Língua vermelha brilhante e gengivas pálidas

Uma mudança drástica na aparência da língua e gengivas é outro sintoma de insolação em cachorros. Normalmente, isso faz com que a língua do seu cão fique vermelha brilhante. Suas gengivas também podem ser vermelhas. Ou, suas gengivas podem parecer opacas ou pálidas. Às vezes, você também pode ver isso acompanhado de saliva espessa e pegajosa.

4. Letargia e desorientação

À medida que a temperatura do seu cão aumenta, eles podem começar a mostrar sinais de letargia, fraqueza e até depressão. Eles podem estar se movendo mais devagar ou não se movimentando. Eles também podem começar a mostrar sinais de desorientação ou tontura. Se o seu cão parecer confuso ou distraído no calor, ele pode estar apresentando sintomas de insolação.

5. Vômitos e Diarréia

Um cão com diarreia no calor também pode ser um sintoma de insolação. Vômitos, especialmente quando há sangue, é um sinal terrível de insolação. Isso mostra que a condição está afetando os órgãos vitais de um cão e eles precisam de ajuda imediatamente.

6. Choque e Coma

À medida que a exaustão pelo calor continua e se move para uma insolação completa, o corpo do seu cão pode entrar em choque e ele pode entrar em coma à medida que o corpo continua a desligar. É por isso que é tão importante monitorar seu cão no cio e obter ajuda assim que ele começar a mostrar sinais de insolação. Você quer fazer tudo o que puder para evitar que chegue a este ponto.

Como você pode prevenir a insolação em cachorros?

Em clima quente ou se seu cão está naturalmente predisposto à hipertermia, há muitas coisas que você pode fazer para manter a insolação afastada e manter seu cão fresco. Veja como prevenir a insolação em cachorros:

1. Fique na sombra

Se o clima estiver quente quando você sair, fique na sombra com seu cão. Isto é especialmente importante se o seu cão tiver fatores de risco como doenças cardíacas, idade avançada, problemas respiratórios, etc. Embora você queira que seu cão se divirta, você também deve protegê-lo.

2. Atenha-se às manhãs e noites

À medida que o clima fica mais quente, continue saindo de manhã e à noite. Isso ajuda a manter seu tempo ao ar livre relegado a quando a temperatura está mais baixa e mantém você e seu cão dentro de casa com o ar condicionado quando as temperaturas atingem o pico.

3. Mantenha a atividade lenta e no mínimo

Se o seu cão tiver fatores de risco para insolação, saiba que eles não conseguem acompanhar outros cachorros e atividades extenuantes podem ser perigosas. Mesmo para um cão sem fatores de risco, ele não consegue acompanhar seu nível de atividade em clima quente porque o sistema de refrigeração embutido não é tão eficiente quanto o seu. Em outras palavras, não leve seu cachorro para correr com você no auge do verão.

4. Mantenha bastante água à mão

Certifique-se sempre de que seu filhote tenha acesso à água, em qualquer tipo de clima. Ter água à mão durante o tempo mais quente é especialmente importante.

5. Não use uma focinheira

Com treinamento e socialização adequados, não deve haver razão para usar uma focinheira em primeiro lugar. Mas, não vivemos em um mundo perfeito e, para alguns cachorros, uma focinheira é necessária, mesmo que seja apenas temporária como ferramenta de treinamento.

No entanto, você não quer colocar uma focinheira ou qualquer outra restrição ao redor da boca do seu cão durante o tempo quente. Respirar e ofegar livremente é uma parte essencial do sistema de resfriamento canino. Portanto, se você restringir as vias aéreas de um cão de alguma forma, estará colocando-o em risco de insolação.

6. Não deixe seu cachorro no carro

Não é preciso dizer, mas, como mostram as notícias a cada verão, é preciso dizer – não deixe seu cachorro no carro! Não importa se você está “correndo na loja” por cinco minutos ou “fazendo uma parada rápida”. Se você não pode deixar o carro ligado com o ar condicionado ligado, não pode deixar seu cachorro no carro. Está muito quente, mesmo se você quebrar as janelas, e deixa seu cão em alto risco de insolação e morte.

A insolação é uma coisa muito assustadora e muito perigosa para o seu cão passar. A melhor coisa que você pode fazer é tomar medidas para evitar que isso aconteça em primeiro lugar e conhecer os sintomas da insolação em cachorros, para que você possa obter a ajuda de que precisam.

Se você pegá-lo rapidamente nos estágios iniciais, poderá tomar medidas para esfriar seu cão antes que ele progrida ainda mais. Se o seu cão apresentar sintomas de insolação mais graves, você deve ir ao veterinário imediatamente.

Veja também:

Tudo o que você precisa saber sobre a manobra de Heimlich para cachorros

8 dicas de segurança de Halloween para cachorros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *