E-commerce: como funciona o comércio eletrônico?

Qual foi a primeira compra que você fez na Internet? Atualmente, o comércio eletrônico faz parte da rotina de muitas pessoas, ao ponto de ser difícil lembrar das primeiras compras on-line.

A estréia das plataformas de comércio eletrônico no Brasil ocorreu nos anos 90, mas foi nos anos 2000, com a expansão da Internet discada, que este negócio ganhou impulso. Hoje, mais de vinte anos depois, o comércio eletrônico continua a encontrar oportunidades de crescimento, e é acompanhado por um aumento da eficiência.

Para lhe dar uma idéia, somente entre 2020 e 2021, 91% dos internautas trabalharão online, de acordo com uma pesquisa do CNDL/SPC Brasil. A propósito, em 2020, o comércio eletrônico movimentou 87,4 bilhões de reais no Brasil, um aumento de 41% em comparação com o ano anterior.

Abaixo, descubra como é o comércio eletrônico e suas principais características, vantagens e como ele funciona tanto para os consumidores quanto para os vendedores.

O que é comércio eletrônico e como ele funciona?

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E-commerce (ou “comercio” em português) é um tipo de comércio em que as transações de compra e venda são realizadas através da Internet. No comércio eletrônico, todo o processo é digital: desde a oferta do produto ou serviço até a conclusão da compra com pagamento.

Em outras palavras, comércio eletrônico é aquele ambiente onde você busca um produto, acessa seus detalhes, escolhe-o, coloca-o no saco e completa a compra, assim como em uma loja física, apenas online.

Neste tipo de negócio, toda a estrutura é digitalizada e a única coisa que existe no mundo físico é o estoque onde o produto está e o processo de entrega para os compradores. Em alguns casos, nem mesmo isso: jogos online são comprados no comércio eletrônico, por exemplo, e baixados diretamente para o videogame ou computador, sem nenhum produto físico a ser entregue.

O comércio eletrônico opera através de plataformas de vendas on-line, que podem ser de propriedade de uma única empresa (como é freqüentemente o caso de grandes empresas de varejo) ou de empresas menores que utilizam uma estrutura de websites ou aplicativos para anunciar seus produtos.

Na segunda, ela reúne anúncios para vários nomes de mercado, uma palavra que é um caso, que é um lugar que significa “mercado” e “lugar que significa mercado”, que significa mercado. Na prática, o mercado funciona como um centro comercial no qual várias lojas diferentes compartilham o mesmo espaço.

Para que serve o comércio eletrônico?

Um comércio eletrônico serve como um ponto de venda onde as lojas anunciam seus produtos em um ambiente totalmente digital e os compradores fazem a compra em casa, sem sair de casa, por exemplo, por computador ou telefone celular.

Pode ou não estar ligado a uma loja física: há lojas que funcionam tão bem quanto lojas online, e há lojas de tijolos e cimento que nasceram exclusivamente.

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O que vender no comércio eletrônico?

Como no comércio físico, os produtos e serviços disponíveis no comércio eletrônico podem cobrir várias categorias, por exemplo

  • Comida e bebida
  • Casa e decoração
  • Construção e ferramentas
  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos
  • Esporte e Lazer;
  • Computadores;
  • Moda e acessórios;
  • Perfumes e cosméticos;
  • Saúde;
  • Telefonia, entre outros.

Como dissemos antes, o produto ou serviço vendido nem sempre tem que ser físico. Existem lojas que vendem produtos digitais, como livros, cursos online, serviços de consultoria, etc.

Quais são as vantagens do comércio eletrônico?

O comércio eletrônico pode beneficiar tanto aqueles que compram quanto aqueles que vendem um produto. As principais vantagens são a redução do público para o comprador e, no caso do vendedor, o alcance e o custo da loja física.

Para o comprador, mais conveniência

Para o comprador, o comércio eletrônico possibilita a escolha de preços entre vários anúncios, ou a comparação de lojas por computador ou pelo comprador, não importa onde ele esteja.

Comprar frequentemente significa ter acesso a produtos de outras regiões do país (ou do mundo), bem como poder navegar pelos anúncios em uma loja online e escolher uma compra no momento em que uma pessoa faz. Em outras palavras: o comércio eletrônico também é conveniente para aqueles que não têm tempo de sair de casa ou do trabalho para fazer uma compra.

Para o vendedor, mais visibilidade

Para aqueles que vendem, a grande vantagem é inserir seu negócio no ambiente digital e alcançar mais pessoas. Por exemplo, se você tem uma loja física, seu negócio pode estar restrito a pessoas que moram ou visitam sua região. Ao vender em um site de comércio eletrônico, você pode alcançar pessoas em outras cidades, estados e até mesmo em outros países que não o seu.

Esta visibilidade é especialmente vantajosa para empresas menores porque, para as empresas online, não é necessário ter uma loja física.

É importante ter em mente que, mesmo que você economize os custos que uma loja física teria, você ainda terá custos com a própria plataforma de comércio eletrônico, embalagens, ações publicitárias em redes sociais, etc.

Quem são as empresas de comércio eletrônico?

Para os compradores, os principais não conhecem o produto e têm que pagar o frete para enviá-lo. Para os vendedores, o transporte também pode ser um obstáculo, assim como a competição com outras lojas no ambiente digital.

Por que você não conhece o produto pessoalmente?

Aqueles que compram um produto em uma loja física geralmente são capazes de tocá-lo, experimentá-lo, ver se é realmente o que eles esperavam, se o material é de alta qualidade, etc. Ao comprar online, você não pode saber se o produto é exatamente como você imagina.

No caso de roupas e calçados, por exemplo, a modelagem nem sempre é como de costume. Comprar móveis pode ser difícil: as pessoas também escolhem objetos antes de tomar esta decisão, porque são mais caros e para entender se o produto é da qualidade que você quer.

A propósito, é por isso que é tão importante para a digital descrever o produto com o máximo de detalhes possível. Quando alguém é um potencial comprador, ler uma descrição, ver imagens daquele produto de vários ângulos e conhecer suas dimensões pode ser crucial na decisão de comprar ou não daquela loja.

Custos de envio

O envio também pode ser um obstáculo e precisa ser levado em conta. Isto porque, ao comprar em uma loja física, o consumidor vê apenas um preço, que é o preço na etiqueta com todos os custos incluídos. On-line, pode ser que o frete seja caro para a sua região, o que às vezes desencoraja uma pessoa de comprar.

Mais competição para os vendedores

Assim como as lojas físicas, as lojas online têm que se preocupar com a concorrência. E, na Internet, a competição vai muito além das lojas em seu bairro ou cidade.

Portanto, para alcançar mais pessoas, não basta anunciar seu produto no comércio eletrônico: você também tem que fazer muito trabalho de divulgação para que as pessoas saibam o que você oferece.

Comércio eletrônico B2B: o que é isso?

Além dos negócios de comércio eletrônico de serviços finais estabelecidos que compram produtos e serviços pessoais, vale lembrar que também existem aqueles que vendem online para outros negócios: isto é chamado de comércio eletrônico B2B (business to business).

Exemplos de comércio eletrônico B2B incluem atacado (como roupas de lojas para fornecedores ou fornecedores de alimentos), e até mesmo consultoria e equipamentos de escritório.

Em outras palavras, o comércio eletrônico B2B é aquela relação entre comprador e fornecedor que existe há muito tempo entre as empresas, mas no ambiente digital.

Com o avanço da digitalização nos mais diversos segmentos, o comércio eletrônico já se tornou um complemento ao comércio físico para indivíduos e empresas. Hoje, dois modelos juntos, e podem ocorrer como vantagens das modalidades ao mesmo tempo.

A propósito, essa prática é bastante comum entre os consumidores: 9 em cada 10 consumidores com acesso à Internet recomendam a rede antes de fazer uma compra em uma loja física, de acordo com dados da SPC Brasil em parceria com o portal “Meu Bolso Feliz”.

E o que acontece em uma compra também acontece, ainda menos frequentemente: em uma em cada 10 lojas físicas antes de chegar a uma compra on-line.

Por exemplo: ao ver a promoção de um produto na Internet, alguém pode estar interessado e optar por vê-lo pessoalmente. É a garantia da pessoa, a partir das melhores ofertas e condições de pagamento, quer a compra seja feita na loja física ou virtual.

Finalmente, para seus vendedores, as vendas online expandem as oportunidades e, dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece, anunciá-lo na loja pode ajudar a capitalizar sobre eles. Para fazer isso, é essencial planejar com antecedência, conhecer seu mercado e estabelecer uma estratégia que proporcione ao cliente uma boa experiência de compra.

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