Descoloração ao redor dos olhos e da boca de um cachorro: o que significa e o que fazer

[ad_1]

raça de cachorro spitz com manchas de lágrimaA descoloração é mais perceptível em cachorros com pelo claro. Também tende a ser comum em cachorros mais velhos. As áreas mais comuns de descoloração ocorrem perto dos olhos de um cão e ao redor de sua boca. Isso se deve às porfirinas presentes nas lágrimas e na saliva, que fazem com que o pelo fique gradualmente marrom com o tempo. As porfirinas ocorrem naturalmente e não são motivo de preocupação. Uma pequena quantidade de descoloração ao redor dos olhos e da boca de um cão é normal.

No entanto, ainda é uma boa ideia levá-lo ao veterinário, especialmente se a coloração parecer anormal ou excessiva. Eles poderão dizer se está dentro da faixa normal ou um sinal de alerta precoce de algo mais sério. Se você notar manchas em outras áreas do corpo, observe isso também. Se o seu cão está constantemente lambendo o mesmo local, isso pode explicar a descoloração e também pode indicar um possível problema de saúde nessa área.

Há uma variedade de problemas de saúde associados à descoloração ou coloração porfirina em certas áreas. Alguns deles são irritantes, mas normais, como alergias sazonais, enquanto outros são mais graves, como doença periodontal ou câncer. Aqui estão algumas razões que podem estar causando descoloração ao redor dos olhos, boca e outras áreas do pelo:

Descoloração ao redor dos olhos

Qualquer coisa que aumente a produção de lágrimas pode aumentar as “manchas lacrimais” ao redor dos olhos do seu cão. Os cachorros não choram como nós; existem algumas razões pelas quais os cachorros choram e geralmente são causadas por algo que impede que seus canais lacrimais absorvam a umidade adequadamente.

Coloração excessiva ou anormal perto dos olhos pode indicar inflamação, como alergias, ou uma infecção causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas, etc. Qualquer dano ou trauma no olho causado pelo cão esfregando a pata nele, correndo por entre árvores ou grama alta, ou qualquer outra situação em que o olho fique irritado com um objeto pode fazer com que ele produza mais lágrimas; assim, mais descoloração aparece ao longo do tempo.

Você quer ficar atento a anormalidades e qualquer coisa que não possa ser explicada pelas causas listadas acima. Se você perceber que o olho do seu cão não parece estar “encaixando direito” na órbita ou está aumentado, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Pode haver outras explicações, mas também são sinais de certos tipos de câncer que afetam o olho. Também é possível que existam outras condições que causam a irritação, como cílios ectópicos ou entrópio, que se referem respectivamente a cílios posicionados de forma anormal ou ao rolar das pálpebras.

Descoloração ao redor da boca

Como a descoloração ao redor da boca é causada pela saliva, as causas comuns incluem qualquer coisa que produza saliva extra ou resulte em mais saliva atingindo a “barba” ou o pelo ao redor da boca do seu cão.

Doenças gengivais, cáries ou outros problemas dentários são causas comuns de descoloração extra. Cães com problemas dentários também têm um nível mais alto de bactérias na boca, então mais saliva é produzida. Alguns problemas dentários também podem causar baba, o que contribui para uma descoloração ainda maior.

Problemas dentários também podem causar dificuldade na mastigação dos alimentos. A saliva é então distribuída de forma desigual na boca, muitas vezes fazendo com que escorra pelas laterais da boca ou goteje. Se o seu cão não conseguir fechar a boca corretamente ou tiver anormalidades que afetem a boca, a saliva sairá em taxas mais altas e se acumulará no pelo próximo, causando mais manchas.

Se você vir algum desses problemas em seu cão, é importante certificar-se de que seu veterinário esteja ciente. Eles podem ajudá-lo com os problemas dentários e garantir que nada mais esteja acontecendo.

Descoloração na pele/pêlo

Ver descoloração em outras áreas da pelagem do seu cão pode indicar algum tipo de inflamação ou infecção. Se o seu cão tem alergia, ele pode lamber as patas ou outras áreas, causando manchas na saliva. A inflamação também pode ser causada por alergias alimentares.

Irritações na pele causadas por quaisquer itens embutidos, como farpas, podem causar inflamação levando à descoloração por lambedura. Articulações doloridas, picadas de pulgas e muito mais também podem fazer com que seu cão lamba ou mastigue outras áreas do pelo, o que pode causar descoloração.

Infecções causadas por bactérias, fungos ou parasitas também podem fazer com que seu cão lamba ou mastigue para obter alívio de áreas doloridas ou com coceira.

Independentemente do que você vê e onde você vê, você vai querer falar com seu veterinário. Eles poderão levar em consideração a saúde de todo o corpo do seu cão e dizer se é algo normal com uma explicação simples, como alergias, ou algo mais sério. De qualquer forma, seu cão receberá a ajuda de que precisa e você ficará tranquilo.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *