16 tipos de linguagem corporal canina a serem conhecidos

[ad_1]

corgi relaxado sorridente

Os cachorros não podem explicar como estão se sentindo com palavras. Portanto, se você quiser ter uma ideia do que está acontecendo, preste atenção à linguagem corporal do cão e tente descobrir o que isso significa para aquele cão individualmente.

Quando se trata de linguagem corporal canina, existem algumas conexões gerais que você pode fazer com certas posições ou ações. Mas é importante lembrar que essas são generalidades e podem variar quando se trata do comportamento individual de um cão.

Você também quer considerar a linguagem corporal como um todo e não quer necessariamente confiar em um sinal em particular.

Aqui estão alguns tipos de linguagem corporal canina que você deve conhecer e onde procurá-los:

Postura

1. Postura corporal suave ou brincalhona

A postura do corpo mole não é tensa e geralmente indica que um cão está se sentindo relaxado e é um dos sinais de que seu cão está feliz. Um cão brincalhão geralmente tem uma postura corporal macia que é mantida solta e também costuma se mexer. Também tende a ser acompanhado por muitos movimentos corporais exagerados e expressões faciais.

2. Postura corporal de medo

Um cachorro que está com medo pode mostrar uma variedade de posturas. Eles podem se inclinar para trás ou se afastar em geral ou especificamente do que quer que esteja causando estresse. Eles podem se agachar no chão ou abaixar o corpo.

Cães medrosos também podem abaixar a cabeça ou rolar de costas ou de lado como sinal de submissão. Eles também podem mostrar outros sinais de medo, como tremer, dobrar o rabo, ter olhos arregalados com pupilas dilatadas e muito mais.

Se um cão é extremamente medroso, ele pode congelar completamente em uma postura tensa ou pode correr freneticamente tentando escapar de onde está. Se abordado, um cão medroso também pode defecar ou urinar.

3. Postura Corporal Agressiva

Uma postura corporal tensa costuma ser combinada com outros sinais agressivos da linguagem corporal. Geralmente, um cão que está na defensiva e adotando uma postura agressiva está tentando parecer o maior possível. Eles ficarão tensos com a cabeça erguida acima dos ombros.

Seu peso estará centralizado ou eles podem se inclinar ligeiramente para a frente para mostrar que estão prontos para se defender. A postura corporal agressiva também é geralmente combinada com outros sinais de linguagem corporal que dizem “recue”. Isso pode incluir rosnado, focinho enrugado, dentes à mostra e olhos duros.

olhos

4. Vendo mais do “branco” de seus olhos

O contato visual com cachorros pode significar muitas coisas. Normalmente, o contato visual focado e mantido pode ser um sinal de agressão ou uma tentativa de afirmar o domínio. É por isso que geralmente não é uma boa ideia manter contato visual direto ao cumprimentar um cachorro estranho.

A parte branca do olho é chamada de esclera. Prestar atenção em quanto desta área você pode ver pode ajudá-lo a determinar a intensidade e o foco do olhar de um cão. Muitas vezes, quando um cão está tenso, seus olhos podem parecer mais redondos do que o normal, o que pode mostrar muito mais o branco ao redor dos olhos. Isso pode ser um sinal de agressão, ansiedade, medo, angústia ou estresse geral.

É importante considerar a raça do cão ao avaliar os olhos de um cão. Cães com olhos naturalmente redondos podem mostrar mais da esclera, mesmo quando em um estado relaxado, do que cachorros com olhos mais amendoados. Pugs, por exemplo, tendem a ter olhos mais redondos e bulbosos. Para esta raça de cachorro, pode ser normal ver mais da esclera. No entanto, você ainda verá mais do que o normal para eles quando estiverem tensos, assustados ou excitados.

5. Pupilas dilatadas ou aparência de “olhos vidrados”

As pupilas dilatadas costumam dar a um cão uma aparência de “olhos vidrados”. Pode ser um sinal de excitação ou de medo. Portanto, um cachorro cujas pupilas estão dilatadas pode estar se sentindo assustado, ameaçado ou estressado.

6.Olhos estreitos

Quando um cão tem olhos semicerrados, ou olhos amendoados, sem nenhum branco aparente, eles geralmente estão em um estado relaxado. Se eles estão confortáveis, relaxados e se sentindo seguros, não há necessidade de ficar em alerta máximo, então eles costumam fechar um pouco os olhos. Por outro lado, olhos semicerrados combinados com piscar ou esfregar muito podem indicar alergias ou outra irritação ocular.

Boca

7.Sorrindo ou Sorrindo

Os cachorros que se sentem felizes e relaxados não tendem a manter a tensão na boca. Eles podem ter a boca aberta, a língua pendurada ou ligeiramente ofegantes. Eles podem até ter uma leve curvatura nos cantos da boca, o que os fará parecer que estão sorrindo ou sorrindo.

Ao olhar para essa linguagem corporal canina, leve em consideração também o clima e a temperatura. Como os cachorros se refrescam ofegando, um cão pode estar ofegante como uma função para se refrescar, em vez de uma indicação de que está relaxado.

A respiração ofegante combinada com baba ou saliva pegajosa podem ser sintomas de insolação e você vai querer que o cão se esfrie o mais rápido possível. Se a insolação estiver em andamento, você precisa ir ao veterinário imediatamente.

8. Boca Fechada e Babando

Um cachorro que mantém a boca fechada pode estar com medo ou tenso. Eles também podem puxar os lábios um pouco para trás nos cantos, mantendo-os fechados, o que lhes dará uma aparência de “lábios longos”.

Ofegar rápido ou fechar a boca depois de ofegar normalmente em resposta a algo podem ser indícios de um cão sentindo aumento do estresse. Quando um cão que não é propenso a babar começa a babar mesmo quando não há comida, é sinal de que algo mais está acontecendo. Existem muitas razões pelas quais os cachorros babam. Nesse caso, o cão pode estar estressado ou ansioso.

9. Mostrando os dentes

Em cachorros, mostrar os dentes geralmente é considerado um movimento agressivo. Em muitos casos, é. No entanto, ver os dentes nem sempre significa agressão, por isso é importante levar em consideração todo o corpo e obter contexto de outras áreas.

Mostrar os dentes como sinal de agressão

Um focinho enrugado deve ser interpretado como um aviso para recuar, ficar longe ou parar o que está fazendo. Um focinho enrugado emparelhado com dentes visíveis é chamado de “enrugamento ofensivo” e é um sinal certo para recuar.

Nesse caso, os lábios geralmente são puxados verticalmente para mostrar de forma proeminente os dentes da frente de um cachorro. Embora nem sempre ocorra, esse tipo de boca geralmente vem com rosnados e outros sinais de linguagem corporal tensa. Por exemplo, você provavelmente também verá uma testa tensa, corpo tenso e olhos mais redondos.

Mostrar os dentes de forma não agressiva

Alguns cachorros mostram os dentes como um sinal de submissão, conhecido como “sorriso submisso” ou “sorriso submisso”. Nesse caso, o cão está mostrando os dentes, mas geralmente é acompanhado de sinais de linguagem corporal amigável e submisso.

Um cão sorridente também costuma ter uma postura corporal suave e olhos semicerrados e relaxados. Eles geralmente também abaixam a cabeça, abaixam as orelhas e abanam o rabo. Eles podem até rolar e mostrar a barriga enquanto abanam o rabo!

10. Bocejar e lamber os lábios

Os cachorros bocejam quando estão relaxados, mas o bocejo também pode ser um sinal precoce de angústia ou aumento do estresse. Isso é particularmente verdadeiro quando um cachorro está bocejando, lambendo os lábios e segurando a boca apertada. Eles também podem emitir um som de lamento. Todos esses sinais indicam aumento do estresse ou desconforto.

ouvidos

11. Orelhas achatadas

O local onde a base da orelha está apontando pode ajudá-lo a descobrir o que um cachorro está tentando dizer, especialmente quando combinado com outros sinais de linguagem corporal canina.

Orelhas achatadas para trás, onde a base da orelha é apontada para trás, podem ser agressivas ou submissas. Você terá que confiar em outros sinais para determinar qual deles. Um dos maiores indicadores é se a postura geral do corpo é tensa ou mole.

Uma postura corporal relaxada com orelhas achatadas geralmente também mostra outros sinais de linguagem corporal relaxados ou submissos. Por outro lado, uma postura corporal tensa com orelhas achatadas geralmente também mostra outra linguagem corporal tensa que sinaliza ansiedade, estresse ou agressão.

12. Orelhas ligeiramente para trás ou para os lados

Quando a base da orelha está ligeiramente para trás ou para os lados, geralmente é um sinal de orelhas relaxadas. Normalmente, isso também indica um cão relaxado.

13. Ouvidos para frente

Se a base das orelhas estiver voltada para a frente, as orelhas de um cachorro ficarão levantadas e apontadas para o que quer que seja do seu interesse. Se eles estão realmente interessados, suas testas também costumam enrugar um pouco.

“Interesse” pode ser vago, então você vai querer olhar para outra linguagem corporal para determinar como as coisas estão indo. Um cachorro pode demonstrar interesse por algo ou alguém e acabar se sentindo relaxado, submisso, ansioso ou agressivo. Os outros sinais de linguagem corporal que eles começam a mostrar podem ajudá-lo a descobrir.

cauda

14. Cauda Relaxada

Um cão que se sente relaxado tende a manter a cauda em uma posição neutra quando está de pé. Ele se estende naturalmente a partir da coluna e é mantido alinhado ou abaixo do nível da coluna.

15. Cauda Excitada

À medida que um cão começa a ficar mais excitado, ele costuma levantar o rabo acima do nível da coluna. E, claro, eles vão começar a abaná-lo e também podem exibir o adorável “mexendo de bunda”.

Uma cauda excitada pode estar balançando vagarosamente de um lado para o outro lentamente, pode estar abanando em uma varredura circular rápida ou pode estar se movendo rapidamente de um lado para o outro em movimentos curtos. Tudo depende de quão animado o cachorro está e que tipo de rabo ele tem!

16. Rabo Medonho

Cães que se sentem com medo, estressados ​​ou ansiosos tendem a enfiar o rabo entre as pernas. Eles podem segurar a cauda contra a barriga sem movê-la ou podem mantê-la dobrada enquanto abanam a ponta rigidamente.

Alguns cachorros também podem usar o movimento de “dobrar e abanar” como um gesto submisso. É importante levar em consideração outros sinais da linguagem corporal para descobrir como o cão está se sentindo e o que ele está tentando transmitir a você.

É importante entender a linguagem corporal canina para uma melhor interação com seu cão e com outros cachorros. Conhecer esses tipos de linguagem corporal canina e o que eles significam pode ajudá-lo a se comunicar melhor com seu próprio cão e até mesmo a entender como interagir, ou não, com outros cachorros. Essa também é uma das dicas para ajudar seu cão tímido a interagir com outros cachorros e pessoas.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *