Gestão de pessoas: o que é, como fazer e qual a função?

A gestão de pessoas é um dos processos de negócios que passou pelas maiores transformações nas últimas décadas. Isto se deve à mudança no perfil dos profissionais e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas para esta prática. O que não mudou é a sua importância para a evolução das organizações.

Neste artigo, vamos explicar o que é a gestão de pessoas. Também discutiremos sua importância, melhores práticas e estratégias, assim como a melhor maneira de implementá-la na empresa. Passe para os próximos tópicos!

O que é gestão de pessoas?

Também conhecida como gestão de recursos humanos, é uma associação de habilidades, metodologias, políticas, técnicas e práticas que são definidas com o propósito de gerenciar comportamentos internos e capacitar o capital humano dentro das empresas.

A gestão de pessoas é realizada através da participação, treinamento, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Muitas vezes é confundido com o setor de Recursos Humanos, entretanto, este departamento lida com as técnicas e mecanismos utilizados pelos profissionais e pela gestão de pessoas, visando a valorização dos funcionários.

Deve ser realizada por gerentes e diretores, pois é uma área que requer habilidades de liderança e visa desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

Como e quando a gestão de pessoas surgiu no Brasil?

A história da gestão de pessoas no Brasil começou por volta de 1930. Este início foi fortemente influenciado pelos conceitos relacionados ao relacionamento com os profissionais que foram criados na época da revolução industrial (final do século 19 e início do século 20).

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, como nos países estrangeiros, as empresas brasileiras começaram a se preocupar com a condição social e o bem-estar de seus funcionários.

Algo que reforçou esta abordagem, nos anos 40, foi a aprovação da primeira Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que ocorreu em 1º de maio de 1943.  A partir daí, a área de recursos humanos implementou muitas políticas importantes, tais como benefícios corporativos.

Foi a partir dos anos 50 que o RH iniciou programas de treinamento para funcionários, cargos e salários, bem como estratégias para agilizar o recrutamento e seleção.

Entretanto, uma das maiores revoluções em RH veio com o advento da transformação digital e o conceito de RH 4.0. Esta fase começou na primeira década dos anos 2000, e continua a um ritmo intenso até hoje.

Através de novas tecnologias, o RH está reformulando processos, práticas internas, políticas e gerenciamento de dados. Seguindo em frente, não há como dissociar o RH das ferramentas digitais. Sim, a era digital está aqui para ficar.

Qual é a diferença entre o RH e a gestão de pessoas?

Não é raro que as pessoas pensem em RH e no processo de gestão de pessoas como a mesma coisa. No entanto, existem diferenças. Na verdade, a gestão de pessoas é a principal prática exercida pelo setor de RH.

Através deste tipo de gestão, o RH aumenta a eficácia e o desenvolvimento do capital humano. Se separarmos os objetivos de RH e gestão de pessoas, parece que é assim:

  • Área de recursos humanos
  • Proporcionar um bom ambiente de trabalho;
  • Selecione e contrate funcionários;
  • Exigir comprometimento no desempenho dos serviços;
  • Assegurar a qualidade dos setores de negócios;
  • Certifique-se de que os padrões sejam aplicados;
  • Tornar a empresa competitiva.
  • Conceito de gestão de pessoas
  • Maximizar o potencial dos funcionários;
  • Mantenha o foco na obtenção de bons resultados;
  • Dê prioridade à retenção de talentos na empresa;
  • Investir na satisfação dos funcionários e aumentar a produtividade interna.

Como fazer isso estrategicamente?

Todos os processos acima são a base de uma excelente gestão de pessoas. Na escalada desta demanda, o topo da pirâmide está nas estratégias utilizadas. É possível alternar entre uma gestão eficiente e estratégica. Algumas características contribuem para esta melhoria. Veja algumas delas agora.

Definir os objetivos esperados com o gerenciamento de pessoas.

Esta inteligência está em ampliar a visão de resultados e fazer uma avaliação mais abrangente e focada. Estabelecer taxas mais desafiadoras e competitivas é uma ótima maneira de motivar a equipe a voar mais alto.

Você precisa pensar sobre o potencial a ser alcançado e como fornecer meios sólidos para que a equipe alcance essas metas mais fortes. A partir daí, acompanhe o desempenho e ajude a criar uma cultura de superação de expectativas.

Avaliar os recursos e competências necessárias

Meios para terminar são essenciais aqui. É possível perder desempenho devido à falta de equipamentos ou habilidades. Neste sentido, uma atitude importante é avaliar o capital intelectual atual da organização e estabelecer novas capacidades compatíveis com o objetivo a ser alcançado.

Descubra o orçamento necessário e o parceiro ideal para desenvolver esta parte e aplicá-lo para melhorar os resultados. Além disso, estabeleça um cronograma próximo ao ideal para esta conquista.

Tornar as necessidades da empresa previsíveis

Falando exclusivamente sobre o tempo, é muito essencial ter uma inteligência preditiva da aplicação. É inútil prever um alto desempenho em um período de tempo impossível.

Lembre-se que as competências e habilidades passam por um período de amadurecimento e que somente após a prática é que a equipe perceberá as realizações do sistema de treinamento. Portanto, é necessário equilibrar o tempo necessário para atender às necessidades da empresa e o tempo ideal para treinar e preparar o pessoal para superar essas expectativas.

Implementar software especialmente desenvolvido para o gerenciamento de pessoas.

Uma bandeira nesta implementação de gestão estratégica de pessoas é adaptar-se à transformação digital e implementar ferramentas tecnológicas especiais nesta demanda. Existem soluções digitais robustas no mercado e esta escolha é essencial para gerar um diferencial para o gerente e para a empresa onde ele trabalha, proporcionando mais valor estratégico.

Esta cultura digital deve ser transmitida ao pessoal, fazendo com que toda a organização tenha a mentalidade de ações de digitalização, procedimentos e rotinas mais mecânicas.

Tudo isso ajuda a otimizar o tempo e os recursos financeiros para ações mais estratégicas de crescimento. É responsabilidade do gerente tomar a liderança em novas tecnologias para que as pessoas sigam essa liderança.

Criar uma cultura de colaboração

Despertar um espírito de colaboração entre líderes e outros profissionais. Faça-os entender que alcançar resultados requer um cenário colaborativo em direção às metas e objetivos comerciais.

Este entendimento é muito importante para reforçar a harmonia e sinergia da equipe. Desta forma, quaisquer problemas que possam surgir interna ou externamente são facilmente superados.

Incentive os líderes a participar ativamente dos projetos e, caso você seja o principal responsável, assuma a responsabilidade de conduzir o fluxo de trabalho com ação e iniciativa.

Avaliar através de feedback constante é o caminho a seguir

O feedback é uma ferramenta valiosa para melhorar o desempenho dos profissionais. Eles também mostram o interesse da empresa em seu progresso, assim como os aproximam da administração.

Para ter um efeito sólido, o feedback deve ser registrado em um histórico de cada funcionário. Isto é importante para que os gerentes avaliem quanto progresso o profissional fez desde a última conversa e se ele ou ela implementou as sugestões oferecidas.

 Qual é a importância da gestão de pessoas nas organizações?

A gestão de pessoas é um dos maiores desafios para o RH de uma empresa e, embora atrair e reter novos talentos ainda seja considerado uma das principais funções deste segmento, o segredo do sucesso das empresas está em ter uma equipe comprometida e motivada: algo que só pode ser alcançado com uma boa gestão de funcionários e colaboradores.

Considerando que o líder de uma equipe deve priorizar tanto a gestão de pessoas quanto os processos e políticas da empresa, cabe aos profissionais de RH fornecer as ferramentas certas para que o líder gerencie sua equipe da melhor maneira possível.

As avaliações de desempenho, satisfação e comprometimento das equipes da empresa não podem ser ignoradas em nenhum momento, pois é com base nesses resultados que o RH poderá elaborar um plano concreto que seja consistente com as necessidades de cada setor da empresa.

Estas análises também fornecem dados para o planejamento de programas de treinamento específicos dentro da corporação, permitindo a melhoria do desempenho individual e coletivo, bem como a identificação de novos talentos dentro da empresa, permitindo a combinação de estratégias para aumentar o nível de desempenho e conhecimento dos funcionários.

De agora em diante, você verá uma lista de 4 práticas essenciais para o bom gerenciamento de pessoas.

1. Faça as contratações certas

Comece procurando os perfis certos com potencial para oferecer alto desempenho. Estas são técnicas de recrutamento e seleção que aumentam a precisão da escolha e fazem com que o gerente escolha os funcionários que a empresa precisa.

Portanto, o setor de RH deve buscar constantemente um processo de seleção mais eficiente para evitar problemas como alta rotatividade e retrabalho, além de contribuir para o orçamento com uma redução significativa no recrutamento.

2. Buscar constantemente a melhoria de desempenho

Há muita conversa sobre cursos de treinamento para treinar e educar a equipe, mas o ideal é estabelecer uma cultura focada na atualização contínua e isto envolverá um programa de treinamento.

Todo esse treinamento deve seguir uma linha estratégica, ou seja, não é suficiente treinar por causa do treinamento, mas é necessário observar as demandas e necessidades do negócio a fim de estabelecer um alinhamento rigoroso entre treinamento e evolução estratégica.

Neste cenário, uma atitude fundamental é medir em relatórios e números precisos o antes e o depois do treinamento, a fim de avaliar a eficácia e identificar os pontos que merecem mais atenção.

3. Conquistando um ambiente organizacional positivo

O desenvolvimento de um alto desempenho depende de uma série de suportes. Entre os mais importantes estão equipamentos, ambiente e conforto. Juntas, estas bases levam a um maior nível de satisfação entre os funcionários e a um aumento na produtividade.

Além disso, é necessário trabalhar com um sistema de remuneração atraente, com benefícios e diferenciais interessantes, como prêmios, viagens, entre outros, para que o pessoal tenha um clima positivo na rotina.

Esta ação também gera um retorno altamente positivo na redução de custos com demandas negativas, tais como rotatividade, presenteeísmo e absenteísmo. Finalmente, o estresse é combatido neste caso, já que o clima leve reduz a tensão do trabalho diário.

4. Colocando em prática a gestão de talentos

As pessoas representam um bem muito valioso no ambiente organizacional. Uma visão mais atualizada dos funcionários implica o desenvolvimento de talentos. Neste sentido, é necessário melhorar as capacidades e despertar habilidades em potenciais líderes ou funcionários de alto desempenho.

A gestão de talentos inclui tudo, desde atrair e reter excelentes funcionários. Por serem pessoas especiais, elas merecem ser tratadas com foco em um sistema de recompensa forte que recompense o que elas entregam por resultados.

Além disso, a imagem e a reputação da empresa aos olhos dos concorrentes e do mercado são muito melhoradas. Esta visibilidade positiva atrai a atenção dos concorrentes e incentiva a difusão espontânea do valor da marca para a sociedade.

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Quais são os 6 pilares da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é complexa, portanto, ter as bases para o seu desenvolvimento e manutenção é de grande importância. Abaixo mostraremos a você quais são os 6 pilares deste processo.

1. treinamento e desenvolvimento

Estas duas palavras se referem ao treinamento de pessoal, mas não são exatamente os mesmos conceitos. Para um bom gerente, é obrigatório entender que um sistema tem diferenças importantes em relação ao outro.

O treinamento, como seu nome sugere, treina o trabalhador para uma atividade específica. Neste caso, ela tende a retornar melhores resultados de uma prática mais forte em uma determinada demanda.

O desenvolvimento, por outro lado, compreende uma série de habilidades e competências que são absorvidas ao longo do curso de treinamento em vários assuntos. Em última análise, espera-se que o perfil do funcionário seja mais amplo e preparado para novas responsabilidades além de seu nível atual.

A promoção do desenvolvimento dos funcionários vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Este processo fortalece e motiva os funcionários. A melhor maneira de investir nisto é através de treinamento.

Um controle adequado dessa demanda ocorre através do que chamamos de gerenciamento de desempenho, ou seja, as respostas que os funcionários deram às novas demandas serão verificadas, de acordo com o perfil do treinamento. É então natural que após o sistema de treinamento os relatórios mostrem uma curva de crescimento na produtividade da empresa.

2. Comunicação

A comunicação é um requisito essencial quando se trata de gestão de pessoas, pois melhora a correta interpretação dos pedidos, planejamento estratégico, interações entre funcionários e atendimento ao cliente.

Neste cenário, é importante que o discurso seja o mesmo e que a linguagem siga um padrão apropriado e esteja alinhada com a cultura, missão, visão e valores corporativos. Desta forma, a organização tende a transmitir o mesmo pensamento e identidade para a sociedade como um todo.

Um canal de comunicação bidirecional é essencial para manter um ambiente de trabalho favorável, assim como permitir a implementação dos outros pilares. Todos devem estar conscientes do objetivo e dos processos internos a fim de poder realizar suas atividades da melhor maneira possível, bem como sentir-se livres para expressar opiniões, apontar problemas e propor soluções.

Outro valor fundamental da comunicação é visto no gerenciamento de conflitos. Neste caso, soluções mais rápidas e eficazes são aplicadas, evitando a perda de produtividade e mantendo a sinergia da equipe.

3. Liderança

A liderança é uma função extremamente importante no ambiente de negócios. Mesmo que o funcionário não tenha exatamente este tipo de cargo, é válido que ele apresente esta competência para enriquecer o nível da equipe de funcionários.

A atração e retenção de talentos ajuda a identificar perfis como este e ajuda a gerenciar as pessoas na empresa de forma mais precisa. Além disso, este perfil tem o potencial de substituir uma ausência importante e manter o nível de excelência de um setor.

Ter um líder é fundamental para a gestão de pessoas, já que esta figura gera motivação na equipe. Mas a liderança vai além disso. Escuta, resolução de conflitos, orientação, flexibilidade e mentoring são habilidades necessárias para gerenciar pessoas e fazer a empresa bem-sucedida.

4. Competência e conhecimento

Os processos formam a rotina de trabalho da empresa. Eles devem ser claros e bem definidos, seguindo um cronograma rigoroso e uma certa hierarquia de trabalho.

Para que os processos sejam gerenciados eficazmente, um bom gerenciamento do fluxo de trabalho é importante. Neste caso, o gerente analisa o progresso do serviço e o compara com o desempenho da equipe.

Processos claros e definidos também são importantes para gerenciar pessoas estrategicamente, uma vez que as atividades dos diferentes setores se relacionam e impactam uns nos outros.

Portanto, é muito importante desenvolver os processos de acordo com as expectativas, definir os objetivos e os responsáveis por cada passo e monitorar a implementação dos mesmos.

5. Trabalho em equipe

Como demonstramos nos pilares anteriores, a empresa é formada por diferentes setores que, embora não trabalhem diretamente uns com os outros, colaboram para um objetivo comum.

O trabalho em equipe tende a favorecer um melhor desempenho. Este pensamento entende que um grupo pode trazer um valor muito mais forte do que a individualidade.

Neste cenário, é importante para o gerente encorajar o comprometimento dos funcionários com as metas e objetivos da empresa. Esta harmonia então produzirá resultados mais expressivos.

6. Motivação

Uma equipe motivada e comprometida com os objetivos da empresa é a receita para uma gestão de pessoas eficaz. A motivação é, portanto, um importante pilar deste tipo de gestão.

Mas como este sentimento pode ser produzido nos funcionários? É importante lembrar que o que motiva um profissional pode não ter o mesmo efeito sobre outro.

Portanto, a melhor estratégia é adotar métodos diferentes e vinculá-los a uma política de experiência do funcionário. Entre esses métodos, podemos mencionar:

  • Benefícios corporativos;
  • Meritocracia;
  • Flexibilidade de horário de trabalho ou flexibilidade de trabalho, etc.

Como implementar a gestão de pessoas em sua empresa?

Depois de entender que eles vão além da simples execução de processos e que o RH está diretamente relacionado à gestão de pessoas, vamos dar algumas dicas sobre como tornar este processo mais eficiente.

Invista em análise de dados

A análise de dados é muito importante no processo de gerenciamento de pessoas, uma vez que é necessário medir os dados para quantificar sua eficácia. Portanto, é importante trabalhar em dois aspectos da análise de dados.

O primeiro é a coleta de indicadores, que são capazes de fornecer resultados sobre o próprio trabalho de RH e sobre aspectos gerais, como produtividade e satisfação dos funcionários.

A outra forma de ação é uma tendência mais recente e visa cruzar dados sobre o comportamento e desempenho das pessoas, permitindo que padrões sejam rastreados e decisões mais assertivas a serem tomadas. Esta prática é conhecida como People Analytics.

Analisando o comportamento humano

Outra maneira de tornar o gerenciamento de pessoas eficiente é mapeando e analisando o comportamento humano. Para isso, a melhor opção é investir no mapeamento comportamental baseado na metodologia DISC com precisão garantida.

Este teste permite a coleta de mais de 50 dados comportamentais para cada funcionário ou candidato e também serve como base para a análise de pessoas. Os benefícios da avaliação do comportamento humano são inúmeros e geram um grande valor para o RH e, consequentemente, para a empresa.

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Entendendo o negócio

Como você pode ter uma palavra a dizer nas decisões comerciais e ser ouvido se você não conhece os negócios da empresa em profundidade? Como você pode gerenciar pessoas em diferentes áreas sem conhecer os objetivos e metas dos diferentes setores?

É por isso que é importante buscar o conhecimento interno. Conversar com líderes, funcionários e alta gerência são algumas opções. Além disso, o conhecimento de fontes externas também é bem-vindo para otimizar a gestão de pessoas e manter a empresa no caminho certo.

Buscar constantemente melhorar o desempenho

Com base na análise comportamental e no gerenciamento de competências dos funcionários, o RH pode criar uma cultura de desenvolvimento de desempenho.

Esta prática funciona como uma “pista” personalizada para otimizar o progresso dos membros da equipe interna. Dependendo das características pessoais e profissionais de cada funcionário, o RH pode utilizar estratégias tais como

  1. Mentoring ou coaching;
  2. Programa de desenvolvimento de liderança;
  3. Treinamento para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Não podemos esquecer a importância dos indicadores de desempenho (KPIs) que irão indicar o nível de desempenho alcançado por cada profissional.

Atingir um clima organizacional positivo

Desde o início da pandemia, tem-se falado muito sobre a saúde mental, emocional e ergonômica dos profissionais. Esta questão é de grande importância, pois afeta diretamente o desempenho dos funcionários e também da empresa. Mesmo com parte da equipe no escritório em casa, é possível melhorar o clima organizacional:

  • Invista em eventos relaxados, tais como happy hours ou pausas durante o dia de trabalho;
  • Estimular a comunicação entre as equipes através de canais internos de interação; Valorizar e desenvolver as
  • habilidades “soft skills” dos funcionários;
  •  Elogie os bons serviços realizados;

Colocando em prática a gestão de talentos

Outra estratégia relacionada à gestão de pessoas é a gestão de talentos. Não faz sentido ter funcionários de alto desempenho se o seu potencial não for devidamente explorado.

Para evitar isso, os gerentes podem criar um plano de carreira baseado no perfil dos profissionais. Desta forma, eles serão designados para funções e cargos que sejam compatíveis com suas habilidades e competências.

5 dicas para melhorar as práticas de gestão de pessoas nas empresas

Finalmente, quanto mais suave e melhor for a gestão de pessoas, mais positivos serão os resultados. Portanto, também é importante adotar boas práticas para realizar este processo. Confira as melhores dicas para isso.

1. otimizar o diálogo

O diálogo dentro de qualquer empresa é uma ferramenta importante, capaz de manter todos os funcionários informados e alinhados. Infelizmente, porém, alguns gerentes e empregadores ainda não prestam atenção suficiente a isso.

Muitos conflitos surgem simplesmente por causa de uma falta de comunicação. Para melhorar a comunicação, é importante que todos estejam envolvidos no assunto, especialmente seus líderes, pois a comunicação é vista como crucial para alcançar grandes resultados.

O diálogo, seja presencial ou através de canais de comunicação como quadros de avisos, intranet, e-mails corporativos, software ou aplicativos, é essencial neste processo.

2. melhorar o processo de atração de talentos

A atração de talentos é fundamental para qualquer organização que queira se destacar. Para atrair pessoas talentosas, é necessário otimizar o processo de recrutamento e seleção, tornando-o mais ágil, mais simples, mais eficiente e menos dispendioso.

As melhores maneiras de melhorar este processo são:

  • estabelecer uma presença nas mídias sociais;
  • criar uma página de emprego
  • Use os funcionários como embaixadores da marca;
  • respeitar todos os candidatos a emprego.

3. Recompense as conquistas dos profissionais

Quando um profissional é recompensado por suas conquistas, ele cria um senso de meritocracia, fazendo com que os funcionários vejam que eles podem ser recompensados por fazerem mais.

Quando os funcionários entendem esta mensagem, eles começam a produzir mais e melhor, e automaticamente, melhores resultados se seguem.

4. Mantenha a equipe treinada

Quando um funcionário é treinado, ele pode realizar suas tarefas diárias com mais agilidade e eficiência.

Além disso, eles podem servir melhor os clientes da empresa e resolver problemas que surgem ao longo do dia. Mas antes de iniciar qualquer treinamento, é necessário saber qual processo de treinamento o funcionário ou equipe precisa.

Para fazer isso, é recomendado investigar os conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser melhorados.

5. Use a tecnologia a seu favor

O processo de gestão de pessoas tem um grande aliado na tecnologia. Atualmente, através do uso de software, é possível facilitar todo o processo de RH, automatizando uma série de processos burocráticos.

Desta forma, é possível ter mais tempo para lidar com as atividades estratégicas da empresa, tais como atrair e reter talentos, equipes de treinamento, bem como ter acesso a outros dados relevantes em tempo real.

Conclusão

É fácil ver que estas são excelentes práticas de gerenciamento de pessoas. Quando aplicada, a produtividade dos funcionários e da empresa aumentará, tornando-a mais forte, mais próspera e mais saudável, gerando mais e mais lucro.

Portanto, é necessário aplicar esta gestão nas empresas. Absorver as demandas estratégicas irá aumentar muito o desempenho e a produtividade da equipe de funcionários.

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