[ad_1]
![cachorro husky lambendo a pata](https://cdn.greenfieldpuppies.com/wp-content/uploads/2020/12/husky-puppy-licking-their-paw-600x600.jpg)
Cachorros lambendo as patas podem ser um comportamento perfeitamente normal. No entanto, também pode apontar para alguns problemas, dependendo das circunstâncias. Por que os cachorros lambem as patas? Aqui estão algumas razões pelas quais os cachorros lambem as patas para ajudá-lo a determinar quando é normal e quando pode indicar um problema:
1. Eles podem ter parasitas
Os pés do seu cão são o ponto mais próximo do chão, na maioria das vezes. Portanto, é um ponto de acesso comum para parasitas e é por isso que suas patas são um dos locais para procurar carrapatos em seu cão.
Esses parasitas podem incluir ancilostomídeos, pulgas, sarna ou uma variedade de outros invasores estrangeiros. Se você perceber que seu cão começa a lamber ou mastigar as patas mais do que o normal, pode ser hora de inspecioná-los quanto a inflamações, infecções ou parasitas visíveis.
Um veterinário pode diagnosticar profissionalmente o problema e recomendar um tratamento adequado à condição. Isso deve aliviar a coceira e acabar com o hábito.
2. Seu cão pode se machucar
Se você perceber que seu cão começa a lamber uma pata específica de repente, você deve dar uma olhada neles e determinar se não há uma lesão.
Uma laceração, unha danificada ou objeto estranho alojado podem ser lesões comuns nas patas e muitas vezes fazem com que o cão lamba as patas. Este é um instinto para limpar a ferida e também é um comportamento autocalmante que pode proporcionar algum alívio.
Certifique-se também de verificar crescimentos, como tumores ou verrugas. Inspecione todo o pé de cima para baixo e entre cada dedo e a almofada da pata. Às vezes, pode ser algo muito pequeno escondido em um lugar inócuo que está causando o desconforto.
Observe que muitos desses ferimentos podem ser corrigidos por primeiros socorros comuns com itens simples de um kit de primeiros socorros para cachorros. No entanto, alguns deles, como tumores, lesões graves ou tumores, podem exigir intervenção veterinária.
Pode ser uma boa ideia visitar o veterinário, mesmo para pequenas lacerações, para garantir que nada mais esteja acontecendo como uma infecção ou tétano, o que é incomum em cachorros, mas ainda pode ocorrer.
3. Eles podem ter pele seca
A pele seca é algo que todos nós já experimentamos. Sabemos como pode ser irritante; muitas vezes coçando-o até a morte antes de desejar e aplicar alguma loção. Seu cão pode ter um problema semelhante. Sua tentativa de hidratar é lamber, o que muitas vezes pode agravar o problema.
Pele seca ou coceira nas patas podem ser uma reação a produtos químicos usados em seu quintal, como fertilizantes, que geralmente são perigosos para o seu cão ingerir. Outra causa pode ser plantas que estão presentes em seu quintal ou onde quer que seu cão frequente ao ar livre, como parques e trilhas para cachorros.
Um método simples para evitar a coceira da pele seca é certificar-se de limpar as patas com água morna sempre que entrarem em casa. No entanto, é aconselhável consultar o seu veterinário se isso persistir.
A dermatite tem muitas causas, como bactérias, alergias ou dieta. Um profissional deve ser capaz de identificar o que está causando isso e sugerir opções de tratamento. Dependendo da causa e do seu cão, isso pode significar medicação.
4. Seu cão pode ter alergia alimentar
O que eles comem também pode afetar suas patas, o que pode fazer com que eles comecem a lamber a área afetada. Assim como em humanos, alergias ou sensibilidades alimentares também são comuns em cachorros. Um veterinário pode recomendar uma determinada dieta ou eliminar sistematicamente os alimentos para que possam identificar o que está causando a reação alérgica.
5. Eles podem estar com dor
Às vezes, a dor se manifesta como lambedura compulsiva da pata. Como lamber as patas é um comportamento autocalmante, é um dos sinais de que seu cão está com dor. Muitas condições podem fazer com que seu cão lamba as patas, mesmo que não tenha nada a ver com as próprias patas.
A dor de condições, como artrite ou doença gengival, pode fazer com que eles comecem a lamber as patas porque não sabem mais o que fazer. Portanto, se você vir seu cão lambendo as patas excessivamente, é melhor consultar um veterinário para obter um diagnóstico e um plano de tratamento adequados.
6. Não descarte a saúde mental
Se você determinou que não é um motivo físico, lamber excessivamente as patas pode indicar um problema comportamental. Pode ser algo benigno, como tédio, ou algo mais sério, como ansiedade. A lambida excessiva é um dos sinais de que seu cão está entediado, mas também pode ser uma reação autocalmante à ansiedade de separação.
É relativamente simples aliviar o tédio. Tudo o que você precisa fazer é mais atividades com seu cão. Isso pode incluir corridas, caminhadas, jogos, brinquedos e muito mais. Brinquedos de quebra-cabeça e coisas seguras para mastigar são ótimas opções para redirecionar o foco das patas para o que você der.
Se eles não estão entediados, a próxima culpa é a ansiedade. Você se ausentou por longos períodos de tempo e tem uma raça que não se dá bem sozinha? Você tem o hábito de ser agressivo ou barulhento com eles quando fazem algo errado? Talvez você more em uma área barulhenta e perceba que a lambida da pata acontece quando, de repente, ocorrem ruídos altos? Talvez eles comecem a lamber quando há uma tempestade?
Se o seu cão começar a falar com as patas sempre que uma dessas situações ocorrer, há uma boa chance de que ele esteja nervoso. Um especialista em comportamento animal poderá aconselhar profissionalmente o que fazer para aliviar a ansiedade do seu cão.
Então, por que os cachorros lambem as patas? Como você pode ver, há muitas razões pelas quais seu cachorro pode estar lambendo as patas. Alguns são físicos, enquanto outros são mentais. Alguns são soluções rápidas, como um espinho ou um corte. Outros são mais graves, como alergias, ansiedade ou artrite. Caso o problema persista, o melhor é consultar um profissional para avaliar adequadamente a situação.
[ad_2]
Source link