Confira os Benefícios Flexíveis e suas principais vantagens para o RH

É um fato que em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que se limitam a oferecer benefícios tradicionais aos funcionários podem ter dificuldades para desenvolver talentos. No entanto, se você quiser fazer mais, os benefícios podem apresentar uma ótima opção.

“Mas o que é isso?”, você pode perguntar. Antes de tudo, você deve saber que estes são benefícios corporativos projetados para a realidade de cada funcionário e não para a corporação como um todo.

E se você chegou tão longe, você provavelmente já sabe que esta é uma das tendências de RH dos últimos anos. Portanto, siga o texto da empresa para uma explicação do que ela é e as principais vantagens de adotar uma política de benefícios aprimorada em sua empresa.

Você pode gostar

Gestão de pessoas: o que é, como fazer e qual a função?

O que são benefícios flexíveis?

índice

Imagine-se nesta situação: embora você trabalhe oito horas por dia, você é uma pessoa em forma e também gosta de praticar o seguinte diariamente, além de prestar atenção à sua vida social.

Com sua agenda, você tem dificuldade de encontrar tempo para ir ao mercado, selecionar produtos e prepará-los para cozinhar, o que faz de você um usuário frequente dos aplicativos de entrega.

Por outro lado, seu colega de trabalho precisa ter seu dia de trabalho pronto e, em seu tempo livre, suas atividades são reduzidas a seguir as melhores estreias da série streaming. Depois de criar este cenário em sua cabeça, responda: você e seu colega usariam seus benefícios corporativos da mesma maneira?

Não é provável, certo? E é por isso que existem benefícios baseados na distribuição que são uma maneira de personalizar o equilíbrio dos benefícios para a necessidade específica de cada funcionário.

Com eles, você poderia reivindicar um maior equilíbrio em seu vale-refeição e gympass, pois faria mais sentido para sua realidade. Por outro lado, seu colega de trabalho provavelmente optaria por um maior equilíbrio em sua alimentação e até mesmo por um plano de saúde mais caro que cubra seus dependentes.

E o caso desta personalização ainda é suficiente para que você tome consciência das diferenças entre benefícios não-flexíveis e tradicionais.

Benefícios Flexiveis x “tradicionais”: principais diferenças

Os benefícios tradicionais podem ser operacionalizados como aqueles que são fornecidos por lei ou são opcionais, mas que algumas organizações apoiam. Exemplos de benefícios tradicionais são vales refeição, vales alimentação, seguro de vida, planos de saúde e odontológicos, além de vales transporte, que é o único benefício obrigatório oferecido pelas empresas.

Ainda segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), as empresas devem dar seus colaboradores, o FGTS e o terceiro salário. Entretanto, apesar de oferecer todos os benefícios obrigatórios e os mais convencionais já serem um diferencial, as empresas modernas já estão com o pensamento de que elas não podem se limitar ao comum.

Há até mesmo todos os funcionários de empresas que tiveram este pacote que uma vez ofereceu a todos, independentemente do seu conteúdo.

Mas desde que o RH se tornou mais ativo no planejamento estratégico das organizações, uma solução de benefícios surgiu como uma ferramenta para construir mais talento e engajamento dos funcionários.

E um grande, se óbvio, motivo para não considerar a oferta de um cartão beneflex aos seus funcionários é: porque o seu concorrente oferece um. E há poucas coisas piores do que os funcionários de sua organização olhando para os benefícios, salário ou condições de trabalho oferecidos por seus concorrentes, certo?

Quais são os benefícios de uma política de benefícios flexível?

Se os cartões de líder flexíveis também são chamados de benefícios, eles estão cada vez mais nas mãos dos funcionários, líderes e empresas do sistema de RH, são cada vez mais comuns a consciência das vantagens do sistema.

Tudo em um só lugar

Como o RH é um setor cada vez mais ligado à parte estratégica da empresa, os profissionais já têm tempo para lidar com a gestão de cada benefício oferecido em diferentes plataformas. Os benefícios têm a solução, e com eles você tem a conveniência de lançar todos os seus benefícios através de uma única plataforma.

Além da agilidade, isto também impede o profissional de cometer um dos maiores medos do RH: a introdução dos valores que os funcionários devem receber.

Funcionários mais felizes

Pode parecer óbvio, mas um estudo da Universidade de Warwick mostrou o que muitos gerentes já sabiam: funcionários felizes são 12% mais produtivos, enquanto funcionários infelizes são 10% menos produtivos. Com isto em mente, renovar a sua política de benefícios pode ser uma ótima maneira de aumentar o moral da sua equipe.

E o que quer que você sinta sobre onde quer trabalhar, pergunte-se isto: você não pode escolher como e qual deve ser seu equilíbrio de benefícios? Isso também não lhe daria mais motivação para alcançar bons resultados?

Plataformas simplificadas

Uma das maiores vantagens dos técnicos de RH é que eles suportam aplicações simplificadas e dashboards para o gerenciamento de benefícios. Assim, com apenas alguns cliques, é possível recarregar os benefícios para todos os funcionários de uma só maneira.

Além disso, os aplicativos ainda permitem que notificações push sejam enviadas, o que pode ajudar na comunicação. Eles também são inteligentes, pois podem acessar seu extrato, balanço e resumo de despesas para o mês em uma aplicação segura e fácil de usar.

Reduzindo as taxas de rotatividade

A alta rotatividade de pessoal tem sido uma grande dor de cabeça para os profissionais de RH. Para enfrentar este problema, uma das melhores soluções tem sido compensar os benefícios que sua empresa oferece.

Vale lembrar que, de acordo com uma pesquisa da Glassdoor, 80% dos funcionários provavelmente oferecerão mais benefícios ao invés de aumentá-los. Portanto, considere que esta pode ser uma das melhores estratégias para melhorar a sua estratégia de talentos.

Reembolso de despesas no cartão de benefícios? É possível!

Se você já teve que viajar para outro local para um curso ou uma reunião em outra filial, você já deve saber que essas viagens envolvem gás ou transporte, hotel e comida.

Portanto, com um benfeitor, uma das grandes vantagens é que você pode permitir que o funcionário utilize apenas o benfeitor para reduzir todos os custos. E caso você tenha que reembolsar o valor que o funcionário teve que tirar do seu próprio bolso, não há problema, pois é possível compensar as despesas no cartão de benefício.

Ampla gama de ofertas

E aquele medo de comer em um restaurante e depois descobrir que eles não aceitam seu cartão de RV ou VA? Você pode esquecer isso! Com cartões beneflex – que têm bandeiras universais como Mastercard e Visa – você não precisa mais se preocupar com isso.

Assim, a empresa aumenta a gama de estabelecimentos onde os funcionários podem consumir os benefícios, além de garantir maiores possibilidades de uso do cartão – sem mencionar que eles podem até mesmo ser usados em outras partes do mundo!

Impulsionar a imagem do empregador

Como revela outra pesquisa da Glassdoor, 63% dos que procuram emprego avaliam os benefícios antes de decidir onde trabalhar. E, é claro, as empresas que oferecem os benefícios mais atraentes estão sempre entre as mais desejáveis, certo?

Então pense no impacto que trabalhar com um cartão beneflex, que é quase como um cartão de crédito, pode ter na imagem da sua organização. Além de serem cada vez mais comuns, eles também são cada vez mais desejados por profissionais que buscam mais personalização em termos de benefícios corporativos.

Como aceitar um cartão beneflex?

O primeiro passo é entender as necessidades de seus funcionários. Para isso, há poucas alternativas melhores do que uma pesquisa eNPS.

Com isso, você entenderá melhor as particularidades de seus funcionários, para que você possa entender como o redesenho do seu pacote de benefícios pode ser – ou não – uma alternativa para aumentar a satisfação, que pode ser o talento e a produtividade de sua empresa.

Uma vez que você tenha feito isso, você estará pronto para avaliar as melhores opções de cartão beneflex do mercado.

Sobre Eva Benefícios

Se nós falamos sobre cartões de benefícios, não podemos parar de falar sobre Eva Benefícios. O Eva é uma tecnologia de RH que surgiu com a proposta de facilitar a vida do RH, eliminando a burocracia e simplificando a gestão de benefícios.

A ausência de emissão, remessa, anuidade ou taxas mensais é um dos principais diferenciais do Eva. A aplicação para funcionários também permite a transferência de saldos entre categorias e até mesmo entre funcionários da mesma empresa.

Portanto, não perca seu tempo. Entre em contato com a Eva Benefícios se você precisar de ajuda para tornar seus benefícios corporativos mais flexíveis.

Mais notícias e conteúdos? Navegue pelo site do Sertão Alerta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *