O que é o relatório mensal de receitas do MEI?

“Virei MEI, e agora?”. É saber exatamente o que fazer logo após formalizar o seu negócio, afinal são muitas empresas não jurídicas e financeiras comuns de uma empresa. Uma de nossas responsabilidades é justamente o preenchimento do Relatório Mensal de Receitas Brutas do MEI (microempreendedor individual).

O nome é um pouco auto explicativo: o relatório é um documento que deve ser preenchido mensalmente com toda a movimentação financeira pelo seu negócio ao longo de um mês. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o faturamento que a empresa teve ao longo de um ano.

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Apesar de não precisar ser entregue a nenhum órgão útil do governo, ter esse balanço organizado também é útil para preencher a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), que é uma espécie de “imposto” da empresa. Ele também poderá ajudar em uma eventual prestação de contas.

A seguir, você descobre como ele é preenchido relatório e por que é tão importante.

Como fazer o relatório mensal de receitas do MEI?

O processo é simples e pode ser feito manualmente ou digitalmente, seguindo este exemplo de relatório. Você deve informar seu CNPJ, sua razão social e o mês de apuração das informações.

Logo abaixo, existem três categorias: comércio, indústria e prestação de serviço. Você irá complementar de acordo com a área de atuação específica do seu negócio, podendo o restante em branco.

Depois disso, é hora de partir para os números: informe a receita bruta recebida ao longo do mês sem a emissão de nota fiscal. Depois, a repetição do processo, mas incluindo os valores com a emissão de nota fiscal. Ao final, você deve somar as duas receitas para saber qual é a apuração bruta total do mês.

Feito isso, basta assinar e preencher os dados. O relatório deve ser feito sempre até o dia 20 de cada mês, com base nas transações que foram feitas no mês anterior. Simples, não é?

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Onde enviar o relatório mensal de receitas do MEI?

Apesar de ter uma data de entrega específica, o relatório mensal não precisa ser enviado a nenhum órgão. No entanto, você deve guardá-lo no período mínimo de cinco anos, junto com suas notas fiscais e outros documentos que comprovam as transações realizadas pela sua empresa.

Esse processo dá mais segurança a você e a empresa. Caso você seja convidado a iniciar qualquer tipo de conta que tenha informações organizadas ou seja processado, pode agilizar.

Além disso, o relatório também ao preenchimento da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), já que ela é a soma de todos os relatórios preenchidos ao longo de um ano.

 

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