8 fatos sobre o Shar-Pei

[ad_1]

filhotes de shar pei em uma cesta

Shar-Pei são conhecidos por seus rostos enrugados. Esses cachorros tendem a ser altamente inteligentes. Eles também tendem a se relacionar intimamente com suas famílias e são leais e dedicados a eles, embora também tenham uma natureza independente. Aqui estão mais alguns fatos sobre Shar-Peis:

1. Eles são uma raça de cachorro velho

O Shar-Pei é considerado uma raça canina antiga e é identificada como uma raça basal. Uma raça basal é qualquer raça de cachorro que existiu antes do surgimento das raças modernas de cachorros do século 19 e é considerada como tendo um grande impacto no desenvolvimento das raças modernas. Embora sejam uma raça de cachorros mais velha, o American Kennel Club não os reconheceu até 1992.

Eles vêm da China, especificamente da província de Guangdong. Como esta área era um centro popular de comércio durante a Dinastia Han, que governou de 206 aC a 220 dC, não está claro se o Shar-Pei foi originalmente criado lá ou se foi trazido para a China de outro lugar.

Eles foram originalmente usados ​​como cachorros de guarda para afastar javalis e como cachorros de caça. Infelizmente, eles também foram usados ​​para brigas de cachorros em um ponto em que se tornou um “esporte” popular na história.

2. Eles têm uma língua preto-azulada

Assim como o Chow Chow é conhecido por suas línguas negras, o Shar-Pei também tem uma língua escura, que se acredita ser o resultado de um potencial cruzamento de séculos atrás ou até mais recentemente.

A língua Shar-Pei tende a assumir uma tonalidade mais arroxeada, pois fica na faixa preto-azulada. Embora o Shar-Pei seja frequentemente semelhante na cor da pelagem a um Chow Chow, sem toda a penugem, o AKC atualmente reconhece mais de 16 cores de pelagem sólidas.

3. O Plural de Shar-Pei é Tecnicamente Shar-Pei

Como seu nome tem origem chinesa, tecnicamente não possui uma forma plural diferente. Isso significa que a forma singular e plural de Shar-Pei é Shar-Pei, mas muitas pessoas o pluralizam para Shar-Pei coloquialmente. Essa mudança de nome plural está ganhando popularidade nos Estados Unidos.

4. Shar-Peis crescem em suas rugas

Outro dos fatos sobre Shar-Pei é que eles crescem em suas rugas. Quando filhote, o Shar-Pei geralmente se parece com uma bola de rugas suaves. Eles tendem a crescer em suas rugas. Embora alguns Shar-Peis possam ser mais enrugados quando adultos do que quando filhotes, eles geralmente tendem a ser menos enrugados quando adultos.

Depois de crescidos, eles tendem a ter muitas rugas no rosto. Eles também costumam ter algumas rugas nos ombros e também na base da cauda. Semelhante aos Bulldogs, você precisará incluir o cuidado com as rugas na rotina de higiene do seu cão.

Felizmente, a pelagem do Shar-Pei é relativamente fácil de manter. Eles exigem apenas escovação semanal e banho uma vez por mês ou mais. Mas você precisará adicionar algum tempo para enxugar e limpar suas rugas faciais.

As rugas dos ombros e da cauda geralmente não são muito profundas. Mas, dependendo do seu Shar-Pei, pode ser necessário enxugar e limpar essas rugas também. Isso pode ajudar a prevenir a pele irritada e outros problemas de pele.

5. Eles são Guardiões Naturais

O Shar-Pei é uma das raças de cachorros mais independentes. Eles também ainda têm seus instintos guardiões e protetores e podem ser bastante protetores de suas famílias. Isso também significa que eles são naturalmente desconfiados e cautelosos com estranhos.

Esse histórico de guardião, combinado com sua natureza independente e teimosa, torna a socialização e o treinamento precoce e contínuo particularmente importantes para um Shar-Pei. Aulas de treinamento de filhotes também são recomendadas.

6. As rugas foram desenvolvidas intencionalmente para proteção

Shar-Pei foram originalmente criados especificamente como cachorros de guarda que foram construídos para proteger e fazer isso de forma agressiva, se necessário. A antiga realeza chinesa criou linhagens de Shar-Pei para protegê-los e suas famílias e também para proteger seus palácios.

Como o objetivo era guardar e proteger, a raça foi desenvolvida para ter pele solta e rugas em áreas que podem ser vulneráveis ​​durante uma luta. Isso significava que suas rugas agiam um pouco como uma armadura corporal; se outro cão ou animal tentasse morder um Shar-Pei, era provável que eles ficassem com algumas rugas ou pele e não danificassem os órgãos internos. A pele solta que se dobra em rugas também permitia que um Shar-Pei manobrasse e se contorcesse sem danos sérios.

7. Guinness Book certa vez os nomeou a raça mais rara

Assim como muitas outras raças, o Shar-Pei também quase foi extinto durante a Segunda Guerra Mundial. Além das questões de guerra, o governo chinês também impôs um grande imposto sobre todos os cachorros na década de 1940, incluindo o Shar-Pei, apesar de ser uma raça tradicional de cachorros chineses.

Este pesado imposto sobre cachorros, juntamente com a turbulência política e a guerra, quase eliminou o Shar-Pei. Na verdade, havia apenas cerca de 60 cachorros restantes no final dos anos 1970. Em 1978, o Guinness Book of Records nomeou o Shar-Pei a raça de cachorro mais rara do mundo.

8. A revista Life ajudou a salvar Shar-Peis da extinção

À medida que esta raça se tornava cada vez mais rara, um criador de Hong Kong chamado Matgo Law fez um apelo sincero ao mundo para ajudar a salvar esta amada raça. Hong Kong era uma colônia britânica na época e havia a preocupação de a China assumir o controle do país e impor as mesmas condições e restrições estritas que quase dizimaram a raça.

Pouco depois de terem sido nomeados a raça mais rara do mundo pelo Guinness Book e pelos esforços de Law, a Life Magazine apresentou um Shar-Pei na capa da edição de janeiro de 1979. O artigo de destaque incluía o apelo de Matgo Law para salvar o Cão de Combate Chinês, como o Shar-Pei era chamado na época.

A capa da revista popular alcançou muitas pessoas nos Estados Unidos. O interesse pela raça cresceu e a popularidade da raça também. Como resultado, vários filhotes de Shar-Pei foram importados para os Estados Unidos, e isso ajudou a trazer a raça de volta à beira da extinção.

O Shar-Pei pode ser uma ótima opção para proprietários ativos e famílias que têm alguma experiência com cachorros e pode dar a eles o exercício, o estímulo mental e a companhia de que precisam para serem felizes e saudáveis.

Estes são apenas alguns fatos sobre Shar-Pei. Se você acha que esta pode ser a raça de cachorro certa para você, saiba mais sobre eles e confira os filhotes de Shar-Pei disponíveis! Você pode acabar encontrando seu próximo melhor amigo!

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *