5 dicas de como montar equipe de vendas forte e de alta performance

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Desenvolver e gerenciar uma equipe forte de vendedores não são tarefas fáceis. Na verdade, este é considerado um dos maiores desafios de gestores comerciais.

No entanto, quando a empresa consegue montar uma força de vendas competente, é possível gerar mais valor para o clienteaumentar o encorajamento e se destacar entre os concorrentes.

Mas, afinal, o que é força de venda?

Continue a leitura deste artigo para descobrir a resposta para essa pergunta e verificar 5 dicas essenciais de como montar força de vendas e mantendo seus resultados comerciais em 5 passos:

  1. Recrute vendedores com diferentes perfis
  2. Alinhe os vendedores à missão, à visão e aos valores da empresa
  3. Promova treinamentos sobre a solução oferecida e sobre os métodos de abordagem
  4. Não sobrecarregue seus vendedores
  5. Mensurar e monitorar o desempenho de seus vendedores

O que é força de venda?

Indo direto ao ponto, podemos definir o que é força de venda como um conjunto de vendedores profundamente comprometidos com as soluções que eles oferecem. Esses profissionais são altamente capacitados para atender às demandas dos clientes e influenciar, de maneira positiva, a percepção que tais clientes têm da marca.

A força de vendas é composta por profissionais proativos e motivados a alcançar as metas pré-estabelecidas. Além disso, a força de vendas compartilha da mesma missão, visão e valores da empresa que ela representa, tendo a garantia do sucesso do cliente como prioridade.

5 dicas de como montar equipe de vendas

Para que você possa contar com um tempo de vendedores de alta performance e capazes de alcançar resultados cada vez mais fortes, existem algumas dicas que você pode colocar em prática na sua equipe de vendas.

Veja a seguir 5 dicas essenciais de como montar força de vendas.

1. Recrute vendedores com perfis diferentes

Para montar equipe de vendas forte o suficiente, é importante contar com vendedores de perfis diferentes. Apesar dessa ideia parecer contradizer a ideia de unidade, altamente valorizada no trabalho em equipe, essa pluralidade de perfis profissionais no mesmo tempo pode ser extremamente abrangente.

Busque recrutar profissionais menos e mais experientes, que já trabalharam com múltiplos tipos de solução, que estão acostumados a abordagens diferentes, de diversos segmentos etc.

A intenção é fazer com que esses perfis se complementem e, assim, você terá à sua disposição diferentes expertises, que podem ser necessários para fazer funcionar o seu planejamento estratégico de vendas.

2. Alinhe os vendedores à missão, à visão e aos valores da empresa

Não há como montar equipe de vendas forte se os membros desse tempo comercial não estiverem devidamente habilitados à missão, à visão e aos valores da empresa.

Ao promover esse apoio, os profissionais ficaram mais engajados e comprometidos em entregar resultados cada vez melhores, fortalecendo a relação entre eles e a empresa.

3. Promova treinamentos sobre a solução oferecida e sobre os métodos de abordagem

A criação e gestão da força de vendas passa também pela promoção de treinamentos efetivos sobre o produto ou serviço oferecido, bem como os métodos de abordagem ao cliente e os argumentos de venda.

Ao receber um treinamento adequado, o profissional passa a compreender melhor e acreditar mais na solução que ele precisa vender. Isso faz toda a diferença na execução do processo de vendas, pois transmite maior confiança e confiança para o cliente.

Além disso, o vendedor se sente mais preparado para lidar com as possíveis objeções dos clientes e, assim, convencê-los a fechar negócio.

4. Não sobrecarregue seus vendedores

Também faz parte da gestão eficiente da força de vendas, evitando sobrecarregar os vendedores.

Dificilmente você vai conseguir montar equipe de vendas de alta performance se os profissionais estiverem sempre muito atarefados e com metas praticamente impossíveis de serem alcançadas.

Sendo assim, conheça os limites de seus colaboradores e seja razoável na distribuição de tarefas e na definição de metas e objetivos.

5. Mensure e monitore o desempenho de seus vendedores

Mensurar e acompanhar constantemente o desempenho dos seus vendedores é essencial para uma gestão eficiente da força de vendas.

Você só vai poder montar uma equipe de vendas fortalecida se conseguir quantificar os resultados dos esforços para, então, transmitir as configurações desejadas em busca de números mais complicados.

Tendo isso em vista, faça uso de indicadores de desempenho (KPIs) e os coloque em dashboards para que todos tenham acesso a performances individuais e coletivas. Além disso, faça reuniões periódicas para fornecer feedback e fazer os devidos verificados.

DICA EXTRA: Alinhe os objetivos de seus vendedores com os da empresa

Comprar um carro novo, pagar uma viagem internacional para o filho, cursar um MBA?

Quais são os objetivos pessoais de seus vendedoresaquilo que realmente os motiva?

Alinhe esses sonhos com metas de vendas e os correspondentes bônus e comissões que vão financiar essas conquistas dos vendedores! Dessa forma, a cada venda fechada, seus compradores sentem que estão fazendo algo importante para a vida deles.

O Agente desenvolveu uma ferramenta especialmente para facilitar esse processo em sua equipe, confira neste vídeo:

Bom, ficou claro o que é e como montar força de vendas? Então que tal colocar em prática as dicas que citamos aqui?

Faça isso e veja os resultados do seu tempo comercial melhorar significativamente.

* Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Cofundador e CMO do agenteuma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas.

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