As despesas operacionais de uma empresa devem ser bem gerenciadas. Afinal, sem essa prática, o negócio não tem recursos econômicos para manter os recursos econômicos que permanecem a todo o instante. Para ter sucesso nesse processo, muitas organizações utilizam o centro de custo.
Neste artigo, abordaremos a definição desse conceito. Falaremos também sobre a sua importância, como implementá-lo e as vantagens que oferece para as empresas!
O que é centro de custo e qual a sua importância?
O centro de custo é uma estratégia de divisão interna das despesas organizacionais. Sendo assim, em vez de todos os custos serem assumidos em uma área única, como “contas a pagar”, cada um deles tem autonomia para gerenciar suas despesas e estratégias financeiras.
desenvolver da equipe de custos de trabalho.
Para as empresas, os centros de custos facilitam muito o acompanhamento das despesas, o controle das finanças e o gerenciamento estratégico de investimentos. Outra vantagem é a possibilidade de utilização dos indicadores de desempenho (KPIs) para identificar desperdícios no orçamento interno.
Podemos dividir os centros de custo em duas categorias:
- De produção (ou direto): impacta diretamente na geração de receita do negócio, pois está comercializada com as despesas de fabricação e comercialização de produtos e serviços;
- Não produz (ou indiretos): As vendas não são veiculadas na produção, nossas vendas que geram vendas.
Qual é a diferença entre centro de custo e departamento?
O centro de custo não é um departamento, mas uma ou várias unidades dentro dele. Por exemplo, o setor de recursos humanos pode dividir como áreas internas em centros de custo para gerenciar:
- Os programas de treinamentos;
- A política de cargas e;
- A gestão dos benefícios.
O resultado desse fracionamento é uma melhor gestão do orçamento e da estruturação de estratégias eficientes de investimento para cada área.
Por outro lado, existem que definem um centro de custo responsável pela administração de todos os outros pólos internos de despesas. Nesse caso, o centro de custo assume uma função de departamento.
Como funciona esse recurso?
dos centros além disso, eles têm o foco no gerenciamento das despesas, as suas atividades vão além. Por meio deles, a empresa:
- Realiza pesquisas orçamentárias;
- Entender se existe capital para o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- Identificar a melhor estratégia de alocação de recursos financeiros;
- Observe se o negócio gera lucratividade.
Como implementar um centro de custo na sua empresa?
Para ter um ou vários centros de custo, a empresa precisa adotar algumas estratégias essenciais para a implantação deles. Dessa forma, esses polos cumprem o seu objetivo.
A seguir, elencamos algumas ações importantes para essa implementação.
Divida o escopo
A primeira atitude dos gestores deve ser dividir o escopo da empresa entre departamentos-chave, como o de vendas, de produção e administrativo. Após isso, é possível dividir os centros de custos por serviços. Por exemplo, se na área de vendas já existe um centro de custo, um outro pode ser criado para o atendimento ao cliente.
Listar todas as despesas
Cada centro de custo precisa ter uma lista com as principais despesas da área que gerencia. Essa listagem inclui:
- Custos fixos: aqueles gastos que aparecem em todo o mês, como contas de consumo e salário dos colaboradores;
- Custos variáveis: como despesas que são geradas em virtude de resultados de especificações de fornecedores que tiveram um bom resultado de vendas.
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Utilizar medições
Os centros de custos devem ter medições ou indicadores de desempenho para acompanhamento das despesas, bem como a geração de relatórios com esses resultados. Dessa forma, os gerentes entendem como está o volume de gastos de cada polo.
Integrar os centros de custo
É importante que todos os centros de custódia se unam a uma área específica. Seria um setor responsável por todos eles. Com isso, todos os empresários têm uma visão geral de despesas como todas as empresas.
5 vantagens de aplicar esse conceito
São muitos os benefícios que os centros de custos suportam para as empresas, apontamos os principais entre eles:
1. Análise financeira
Visto que a empresa de análise é fortaleza em vários centros de custo, os gestores conseguem realizar uma financeira completa mais eficiente. Desse modo, é possível reduzir o orçamento interno.
2. Compartilhamento de informações
Os centros de customização do compartilhamento de dados entre os setores importantes e a empresa. O resultado disso é a possibilidade de realizar comparações de despesas entre os pólos. Além disso, os gestores divulgam com transparência e exatidão os dados gerais de gastos internos.
3. Distribuição de responsabilidades
grande do tamanho da empresa, é um desafio gerenciar todos os custos internos por meio de um único setor. Com os centros custos, essa pesada responsabilidade é na empresa.
Quando isso acontece, cada polo visualiza seus próprios gastos, assim como, uma maior conscientização sobre as despesas. Em contrapartida, o gerenciamento feito por um setor único pode impedir os outros departamentos formados a realidade dos seus custos.
4. Alcance de metas
Diante da compreensão clara das despesas operacionais, à medida que as áreas de custos podem ser definidas para serem definidas como suas necessidades e o seu orçamento. Sendo ao pensar em um projeto ou investimento, o setor analisá-lo o quanto o capital está sendo consumido, pelos custos.
5. Redução das despesas
Os centros de custos ajudam os setores a entender como e onde reduzir as despesas. Isso é importante porque as atividades são importantes em cada área que não podem perder investimentos financeiros e outras que permitem uma redução no capital investido.
Por exemplo, talvez o setor precise investir mais em tecnologias para otimizar as demandas internas. Esse recurso pode vir do corte de gastos com materiais de escritório que não são essenciais para a realização dos serviços da área.