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A conta PJ do Nubank nasceu com a missão de facilitar o cotidiano dos brasileiros. Nós sabemos como uma maquininha de cartão pode fazer a diferença na hora de fechar um negócio e foi pensando nisso que nasceu o NuTap, uma maquininha 100% digital que funciona diretamente no celular dos clientes da nossa conta PJ.
Ao ser habilitado, o NuTap transforma o seu celular em uma ferramenta capaz de receber pagamentos no débito, crédito e Pix. tudo de forma gratuito, sem taxa de adesão ou mensalidade. O NuTap também te acompanha em todas as etapas da negociação, desde o momento da cobrança, até no pós-venda, facilitando os processos de cancelamento e estorno.
As vendas feitas com o NuTap caem direito no saldo da sua conta PJ do Nubank em até um dia útil. Se dentro deste período você não receber o valor, pode ser que a transação tenha sido contestada. A seguir, você descobre o que é contestação e como resolver este problema.
Pode ser que essa palavra seja nova no seu portão. Também conhecido como contestação de uma transação, o estorno acontece quando o consumidor não concorda ou não reconhece uma compra que está na sua fatura e abre um processo junto a operadora do cartão para pedir a devolução do valor.
Esse recurso é comum e costuma ser acionado em diferentes situações, como nos casos de fraudes ou quando uma compra é cobrada mais de uma vez, mas também pode ocorrer caso algum termo da venda seja descumprido.
Quando isso acontece, o vendedor é avisado para apresentar contraprovas sobre essa contestação. Neste momento, ele deve entregar os documentos e comprovantes necessários que ajudem a identificar que o trabalho foi mesmo realizado ou o produto entregue em boas condições.
Essa análise é importante pois, a partir dela, fica decidido quem deve pagar pelo produto ou serviço. Durante o processo, o valor é descontado do vendedor, que pode recebê-lo de volta caso ganhe a disputa.
Como é o processo de chargeback do NuTap?
Se uma venda realizada com o seu NuTap for contestada, não há motivos para se assustar. A primeira coisa a fazer é organizar todos os comprovantes que te ajudarão a defender que o seu produto ou serviço foi entregue dentro dos critérios estabelecidos antes da venda.
Informações como o nome do comprador, o item ou serviço comprado, a estimativa de entrega e a confirmação de entrega são alguns exemplos de informações comprobatórias. O ideal é manter um arquivo dessas informações por, em média, 120 dias. Esse costuma ser o prazo máximo para que um consumidor realize uma contestação.
Também vale ressaltar que, após ser notificado sobre a contestação, você terá até quatro dias corridos para organizar os documentos que sustentam a sua defesa. Eles devem ser enviados no formato PDF ou JPEG, pelo próprio aplicativo da conta PJ. Basta abrir a tela de vendas e clicar na venda com o status “Disputa aberta”.
Após a entrega dos documentos, nós encaminharemos tudo ao emissor do cartão, que irá analisar e definir quem ganhou a disputa. Essa definição pode levar cerca de 100 dias. Se o seu negócio ganhar, o valor retorna ao saldo da sua conta. Caso contrário, o dinheiro voltará ao bolso do consumidor.
Como evitar um chargeback?
Apesar de ser um processo comum, que auxilia no combate a fraudes, o chargeback deve ser evitado. Alguns cuidados importantes podem ser tomados para evitar contestações e perdas financeiras.
O primeiro deles é deixar o seu e-mail na conta PJ do Nubank sempre atualizado. É por meio dele que nós entraremos em contato caso um pedido de contestação seja aberto ou se alguma movimentação atípica for identificada.
Também é importante cuidar muito bem das informações do seu negócio e dos seus clientes. Armazenar e catalogar os comprovantes de venda pode agilizar sua resposta à contestação. Com essas informações organizadas, fica mais fácil verificar que a venda ou prestação de serviço foi legítima e que não houve um problema que justifique a devolução do dinheiro.
Com o NuTap, todos os comprovantes ficam centralizados no campo “Minhas vendas”, basta selecionar a transição que você precisa e extrair o arquivo.
Outro modo de garantir um pós-venda tranquilo é fazer um acompanhamento da entrega do produto ou serviço. Você pode enviar um pedido de avaliação do seu produto ou serviço, questionando o cliente sobre a experiência de compra. Dessa forma, é mais fácil identificar se algo saiu do padrão, além de fortalecer a relação de confiança com os consumidores.
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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com um conta PJqueremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. saiba mais.
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