Como fazer uma cobrança pelo NuTap?









A conta PJ do Nubank nasceu para estar ao lado dos empreendedores brasileiros, ajudando e facilitando o dia a dia com soluções práticas e inovadoras. Sabemos que ter uma maquininha por perto pode fazer toda a diferença na hora de fechar negócios com clientes e executar pagamentos. Foi pensando nisso que desenvolvemos o NuTap, uma maquininha no app do Nubank.

O NuTap é uma ferramenta 100% digital, que funciona dentro do aplicativo da conta PJ. Sabe essa história de perder uma compra simplesmente porque deixou a maquininha em outro lugar? Pode esquecer! Com o NuTap, você não precisa de uma maquininha física para realizar transações no cartão: com poucos toques, o seu próprio celular se torna uma maquininha, capaz de receber pagamentos no crédito e no débito, além do Pix gratuito.

Com taxas até 30% menores em comparação com outros modelos do mercado, a maquininha do Nubank também sai na frente por ser uma ferramenta gratuita, sem taxa de adesão ou mensalidade. Simples, barato e inteligente: esse é o NuTap.

Abaixo, você descobre como fazer uma cobrança usando o seu NuTap.

O NuTap é uma maquininha digital que realiza transações por aproximação (também chamadas de sem contato), graças à tecnologia NFC.

NFC é a sigla de Comunicação de campo próximo, que em português significa “Comunicação por campo de proximidade”. Essa é a tecnologia que permite os pagamentos por aproximação. Com ela, é possível trocar informações entre dispositivos mesmo que eles não estejam conectados por um fio. Basta apenas que eles sejam compatíveis e que um esteja próximo do outro para comunicação acontecer.

No caso do NuTap, é exatamente isso que acontece. Para que o pagamento funcione, tanto o seu celular quanto o cartão do seu cliente precisam ter uma tecnologia NFC habilitada. Depois, é só aproximar o cartão da parte traseira do seu dispositivo para que a tecnologia se encarregue da cobrança.

Vale lembrar que essa mesma lógica vale para pagamentos feitos com carteiras digitais, como Apple Pay, Google Play e Samsung Pay, que costumam ser usadas em celulares e smartwatches.

Nesse primeiro momento, apenas celulares Android com a tecnologia NFC estão aptos a ter um NuTap. Se o seu celular não segue essa especificação, não se preocupe: nós vamos ampliar esse mercado para que cada vez mais pessoas possam desfrutar dos benefícios de uma maquininha digital.

Agora que você já sabe como funciona a tecnologia por trás dos pagamentos por aproximação, não tem segredo: basta abrir a tela do seu aplicativo PJ e começar a usar o NuTap.

O botão “Cobrar com NuTap” vai aparecer na tela inicial da sua conta logo após a instalação do NuTap. Não sabe como instalar nossa maquininha no seu telefone? É só conferir os detalhes neste post.

Para fazer a sua primeira cobrança, siga o passo a passo:

  1. Clique no botão “Cobrar com NuTap” e escolha o valor de pagamento. Por enquanto, só serão permitidas cobranças acima de R$ 2 e abaixo de R$ 199,99;
  1. Escolha a forma de pagamento – pode ser cartão de débito, crédito à vista ou com parcelamento, desde que o valor mínimo de cada parcela seja de R$ 5;
  1. Depois, você será direcionado para a tela de pagamento. Neste momento, é só pedir ao cliente que aproxime o cartão atrás do seu celular. Se o seu cliente tiver uma carteira digital no smartphone ou no smartwatch, também pode usá-la na hora do pagamento, posicionando o dispositivo da mesma maneira;
  1. E pronto! A sua primeira cobrança terá sido feita com sucesso. Você também pode enviar um comprovante de pagamento para o celular de seu cliente ao final da operação.

Prático, não é? Vale ressaltar que, neste primeiro momento, apenas as bandeiras Visa e Mastercard são aceitas como forma de pagamento, mas essa limitação é temporária: em breve, outras bandeiras de cartão serão incluídas em nosso sistema.

Por enquanto, não é necessário que seu cliente digite uma senha para autorizar uma transação. Isso acontece porque os valores de cobrança permitidos pelo NuTap estão dentro do limite de segurança determinado para transações sem senha. Também é importante lembrar o seu cliente de deixar a função sem contato do cartão ou dispositivo ativado. Sem ela, a transação não poderá ser realizada.

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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