O que você precisa saber sobre inchaço em cachorros

[ad_1]

husky siberiano parecendo cansado no veterinárioAssim como há muitas condições e problemas de saúde a serem observados em você, também há problemas de saúde a serem observados em seu cão. Seu cão não pode dizer verbalmente quando não está se sentindo bem ou explicar o que está acontecendo, então você deve prestar atenção ao comportamento dele em busca de pistas. O inchaço, que pode levar à torção gástrica ou dilatação-vólvulo gástrico (GDV), é uma dessas condições e pode ser fatal se não for tratado. Ainda não sabemos muito sobre o inchaço, mas a educação e saber o que procurar podem ser sua melhor defesa. Aqui está o que você precisa saber sobre o inchaço em cachorros:

O que é inchaço em cachorros?

Inchaço refere-se ao inchaço que ocorre no estômago do seu cão quando o excesso de gás, espuma ou líquido se acumula. Assim como nos humanos, o inchaço por si só é desconfortável, mas não é necessariamente perigoso. O perigo vem com a torção gástrica que às vezes pode seguir o inchaço. A torção gástrica, ou dilatação-vólvulo gástrico (GDV), é quando o estômago do seu cão torce ou vira e é potencialmente isolado do resto do trato digestivo.

À medida que os processos digestivos no estômago continuam, gases, fluidos e muito mais continuam a se acumular e a aumentar o estômago porque não podem fluir pelo restante do trato digestivo. À medida que o estômago continua a inchar e aumentar, ele pressiona os órgãos, vasos sanguíneos e tecidos circundantes, incluindo o diafragma, o que causa dificuldade para respirar. Se não for tratada, a Torção Gástrica pode se tornar fatal rapidamente, às vezes em apenas 30 minutos.

Quão comum é o inchaço em cachorros?

O inchaço é mais comum em raças de cachorros grandes e gigantes, especialmente aqueles com peito estreito ou barril. Algumas das raças de cachorros que tendem a ter maior risco de inchaço são Dogue Alemão, Bloodhound, Wolfhound Irlandês, Setter Gordon, Pastor Alemão, Doberman Pinscher, Setter Irlandês, Akita, Boxer e Poodle Standard. Em geral, raças de cachorros grandes e gigantes têm maior risco de inchaço.

Cães com parentes que sofreram de inchaço correm maior risco. Comer muito rápido e comer uma única refeição grande por dia também pode aumentar o risco de inchaço. Cães que comem muito rápido têm um risco 15% maior de inchaço do que cachorros que demoram. Comer uma única refeição grande em um dia puxa o estômago para baixo e pode esticar o ligamento responsável por manter o estômago no lugar. Com o tempo, isso aumenta o risco de inchaço para esse cão.

Em geral, os cachorros mais velhos correm maior risco de inchaço do que os mais jovens, especialmente aqueles que pertencem às categorias de raças grandes e gigantes. Fatores adicionais que podem aumentar o risco de inchaço incluem estresse e temperamento medroso, nervoso e agressivo, o que só aumenta ainda mais o estresse e a ansiedade. Além disso, se um cão teve GDV anteriormente, eles correm um alto risco de contrair novamente.

Quais são os sintomas de inchaço em cachorros?

Assim como o inchaço em humanos, o inchaço em cachorros às vezes pode resolver por conta própria se o cão for capaz de arrotar ou vomitar. Se houver muito gás comprimindo as extremidades do estômago ou ele torcer, o corpo do cão não consegue aliviar o inchaço por conta própria, o que se torna uma situação perigosa se não for tratado. É importante saber o que procurar, para que você possa obter ajuda para o seu cão o mais rápido possível. Aqui estão alguns sintomas de inchaço em cachorros:

estômago inchado

Um dos maiores e mais óbvios sinais de inchaço é um inchaço ou estômago inchado. O abdômen do seu cão ficará visivelmente distendido e provavelmente também difícil de tocar. Cães com inchaço também mostrarão sinais visíveis de desconforto e dor de estômago.

baba excessiva

Cães com inchaço geralmente começam a babar excessivamente. A baba é um sintoma comum para muitas condições de saúde e também uma expressão de muitos humores, portanto, babar por si só pode não ser uma indicação de inchaço. No entanto, você ainda quer tomar nota disso, especialmente se o seu cão não costuma babar. Os cachorros com inchaço sentirão náuseas, mas não podem arrotar ou vomitar para aliviar a pressão; portanto, muitas vezes acabam babando. Além disso, os cachorros que sofrem de torção gástrica geralmente não conseguem engolir, o que leva a uma baba ainda maior.

Problemas respiratórios

A falta de ar pode ser um sintoma de muitas coisas e também é um sinal de inchaço. Quando ocorre a Torção Gástrica ou GDV, o estômago aumentado exerce muita pressão sobre os órgãos, vasos sanguíneos e tecidos circundantes, o que pode causar problemas respiratórios. A falta de ar costuma estar associada a um ritmo cardíaco anormal. Cães com inchaço também podem mostrar sinais de inquietação enquanto tentam aliviar a pressão. À medida que a respiração elaborada continua, eles também podem ter fraquezas repentinas e colapso.

Se você observar algum desses sinais, especialmente mais de um, é importante levar seu cão ao veterinário o mais rápido possível para obter ajuda. Se o estômago deles estiver torcido, você terá apenas uma pequena janela de tempo para ajudá-los. A torção gástrica tende a ser fatal se não for tratada por 1-2 horas e, em alguns casos, torna-se fatal em apenas 30 minutos.

O que causa inchaço em cachorros?

Alguns cachorros já terão um risco aumentado de inchaço e torção gástrica. Se eles são uma raça de cachorro grande ou gigante, especialmente aqueles com peito em forma de barril, eles correm um risco maior. Parentes que experimentaram inchaço também aumentam o risco disso. Embora ainda haja muito que não sabemos sobre o que causa o inchaço, uma coisa é amplamente aceita – comer e engolir água muito rapidamente pode causar inchaço.

Quando seu cão está engolindo comida ou água rapidamente, ele também está engolindo muito ar ao mesmo tempo. A ingestão de grandes quantidades de ar pode causar inchaço. Alimentos que causam gases em seu cão também podem causar inchaço nas condições certas. O exercício rigoroso logo após comer é outra causa potencial. Cães que tiveram problemas com torção gástrica anteriormente nunca devem ser autorizados a se exercitar diretamente depois de comer ou beber muito, pois correm um risco muito maior de que isso aconteça novamente.

Você pode prevenir o inchaço em cachorros?

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir o inchaço. Como comer ou beber muito rápido ou comer apenas uma grande refeição por dia pode aumentar o risco de inchaço, monitorar a ingestão de comida e água do seu cão pode ajudar, além de configurar a estação de alimentação certa para o seu cão.

Use tigelas de alimentação lenta

Usar tigelas projetadas especificamente para desacelerar seu cão enquanto come e bebe pode fazer uma grande diferença. Estas tigelas são construídas com obstáculos que o seu cão tem de contornar, o que o obriga a comer e beber mais devagar e reduz a quantidade de ar que ingere.

Além disso, em vez de alimentar seu cão com uma refeição grande por dia, espalhe-o em refeições menores e use uma tigela de alimentação lenta. Isso ajudará a proteger o estômago e os ligamentos do seu cão ao longo do tempo para ajudar a gerenciar o risco de torção gástrica à medida que envelhecem.

Monitorar a ingestão de água

Você também pode monitorar a ingestão de água do seu cão em dias quentes ou após o exercício. Eles são mais propensos a engolir água quando estão quentes. Usar uma tigela de água projetada para retardá-los é uma grande ajuda.

Você também pode retirar a tigela de água e deixá-los beber em incrementos mais curtos. Isso pode ajudar a mantê-los hidratados e resfriá-los, além de evitar que engulam grandes quantidades de ar.

Evite alimentos indutores de gás

Limitar as sobras da mesa e garantir que seu cão não entre em coisas que não deveria, como o lixo, pode ajudar a reduzir o consumo de alimentos que induzem gases. Embora estes possam parecer um deleite para o seu cão e possam ser saborosos ao descer, podem acabar com muito desconforto e dor mais tarde, ou pior se ocorrer Torção Gástrica.

Como você trata o inchaço em cachorros?

Se você acha que seu cão tem inchaço, o melhor tratamento é levá-lo ao veterinário. O veterinário irá examiná-los e tirar radiografias de seu abdômen.

Usando um tubo para liberar a pressão

Se for apenas inchaço e o estômago não mostrar nenhum sinal de torção ou reviravolta, o veterinário pode usar um tubo para ajudar a liberar a pressão no estômago, o que resolverá o problema. O estômago do seu cão não ficará mais inchado e ele se sentirá muito melhor.

Cirurgia para destorcer o estômago

Por outro lado, se ocorreu torção gástrica, seu cão precisará de cirurgia. Eles receberão fluidos intravenosos imediatamente para ajudar a estabilizá-los e provavelmente estarão em choque, então também precisarão ser tratados para isso. Em seguida, o veterinário fará uma cirurgia para destorcer o estômago e colocá-lo de volta em seu devido lugar.

Gastropexia para prevenir problemas futuros

Existe também uma cirurgia que liga o estômago à parede abdominal. Isso é chamado de gastropexia e impede que o estômago vire novamente. É altamente recomendado para cachorros que tiveram GDV porque correm alto risco de contrair novamente e uma Gastropexia pode garantir que isso não aconteça.

Pode parecer difícil levar seu cachorro para casa e ir ao veterinário toda vez que ele não estiver se sentindo bem. Mas, se você conhece o comportamento normal do seu cão, pode saber quando algo não está certo. Quando se trata de seu melhor amigo peludo, é melhor ter cuidado e descobrir que não é nada do que ignorá-lo e potencialmente perdê-lo.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *