
É importante ficar de olho na saúde do seu cão e ir ao veterinário para exames regulares. Assim como os humanos às vezes podem ficar doentes ou desenvolver doenças, o seu cachorro também pode. Exames de saúde regulares no veterinário podem ajudar, assim como o conhecimento sobre o que procurar. Aqui está o que você precisa saber sobre a doença de Cushing em cachorros:
O que é a doença de Cushing em cachorros?
índice
A doença de Cushing em cachorros também é conhecida como síndrome de Cushing, hipercortisolismo e hiperadrenocorticismo. A doença de Cushing é um distúrbio de desequilíbrio hormonal em que o corpo produz muito cortisol. Ocorre em humanos e também pode ocorrer em seu cão.
O cortisol é o hormônio mais conhecido por seu papel na resposta do corpo ao estresse. Também afeta o metabolismo e a capacidade do corpo de regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode afetar a capacidade do corpo de controlar o peso e levar a coisas como resistência ao isolamento e diabetes. Também pode fazer com que o sistema imunológico seja suprimido e tornar mais difícil para o seu cão combater infecções.
O que causa a doença de Cushing em cachorros?
Cães de meia-idade e mais velhos tendem a ser mais propensos à doença de Cushing do que cachorros mais jovens. Existem alguns tipos de doença de Cushing. Os sintomas são semelhantes em todos os tipos e são causados por um desequilíbrio do hormônio cortisol. No entanto, a origem do desequilíbrio difere entre os tipos. Os dois tipos mais comuns são causados por tumores em áreas específicas e o outro pode ser causado pelo uso prolongado de esteroides.
3 tipos de síndrome de Cushing
O Dependente Pituitário e o Dependente Adrenal são os dois principais tipos de Síndrome de Cushing. A síndrome de Cushing iatrogênica é menos comum, mas pode ocorrer.
Síndrome de Cushing dependente da hipófise
A doença de Cushing dependente da hipófise é a forma mais comum. Dos animais que têm a doença de Cushing, 80-90% deles têm esta forma. Esta forma de Síndrome de Cushing ocorre quando o desequilíbrio do cortisol se origina na glândula pituitária no cérebro. Esta glândula do tamanho de uma ervilha está localizada na base do cérebro. A Síndrome de Cushing dependente da hipófise é causada por um tumor que se forma nessa área.
Síndrome de Cushing dependente adrenal
A Doença de Cushing Dependente Adrenal é menos comum que a Dependente Hipofisária, mas mais comum que a Iatrogênica. Dos cachorros diagnosticados com a doença de Cushing, cerca de 15-20% terão esta forma. Esta forma de Síndrome de Cushing ocorre quando o desequilíbrio do cortisol se origina nas glândulas supra-renais. As glândulas supra-renais são um dos tipos de glândulas localizadas na parte superior dos rins. A Síndrome de Cushing Dependente Adrenal é causada por um tumor que se forma nesta área.
Síndrome de Cushing iatrogênica
A síndrome de Cushing iatrogênica é muito menos comum do que qualquer um dos outros dois tipos. Pode ser um efeito colateral do uso prolongado de esteroides. Quando os cachorros precisam tomar esteróides por um período prolongado, eles podem desenvolver um desequilíbrio de cortisol. A Síndrome de Cushing iatrogênica é um desequilíbrio de cortisol que se origina do uso prolongado de esteroides.
Quais são os sintomas da doença de Cushing em cachorros?
A doença de Cushing pode ser difícil para os veterinários diagnosticarem porque os sintomas comuns são semelhantes a várias outras condições. O veterinário precisará realizar uma variedade de testes para descartar outras condições de saúde que podem ser a fonte dos sintomas do seu cão antes que eles possam dar um diagnóstico de doença de Cushing. Como existem semelhanças com outras condições, os sintomas podem ser difíceis para o dono de um cão detectar no início. Estes são alguns dos sintomas que podem ser a doença de Cushing em cachorros:
Alterações no Apetite e na Sede
A doença de Cushing pode causar alterações nos níveis de apetite e sede de um cão. Você pode notar que seu cão parece mais sedento e faminto do que o normal. Às vezes, os cachorros têm um dia de folga de vez em quando, mas se o apetite e a sede persistirem, pode ser hora de ir ao veterinário para um check-up.
Aumento de acidentes
Você também pode notar um aumento no número de acidentes que seu cão sofre. À medida que os cachorros envelhecem, eles podem precisar sair com mais frequência e podem começar a sofrer acidentes. Um aumento na sede aumenta a ingestão geral de água e também aumenta a frequência com que seu cão precisa fazer xixi.
Mesmo que seu cão seja domesticado e raramente sofra um acidente dentro de casa, ele pode começar a ter acidentes dentro de casa com mais frequência se estiver apresentando sintomas da doença de Cushing. Este tipo de incontinência pode ser devido à idade avançada ou pode ser um sintoma de várias condições de saúde. De qualquer forma, você vai querer marcar uma consulta com seu veterinário.
Letargia e ganho de peso
A doença de Cushing também pode causar um aumento acentuado da letargia e uma diminuição da atividade. Seu cão pode estar inativo e parecer muito cansado. Isso geralmente também resulta em ganho de peso e seu cão pode desenvolver uma barriga inchada.
Problemas de pele e cabelo
Problemas de pele e cabelo são sintomas comuns da doença de Cushing e muitas outras condições de saúde. Se o seu cão está mostrando sinais de afinamento da pele ou está tendo infecções de pele, pode ser um sinal de doença de Cushing ou outro problema de saúde. Além disso, o cabelo do seu cão pode demorar a crescer ou pode começar a perder cabelo.
Quais são os tratamentos para a doença de Cushing em cachorros?
Existem alguns tipos de tratamento para a doença de Cushing. O que é melhor dependerá do tipo de doença de Cushing, quão invasivo é o tumor, outras condições de saúde e muito mais.
cirurgia
Alguns cachorros, dependendo do seu caso específico, podem ser operados para curar o problema. Se um cão tem doença de Cushing dependente adrenal, o tumor pode ser removido com cirurgia. Se o tumor se espalhou ou há outros problemas de saúde que possam interferir, a cirurgia pode não ser uma opção viável.
Medicamento
Se a cirurgia não fizer sentido ou se o cão tiver doença de Cushing dependente da hipófise, eles podem tomar remédios para ajudar a controlar e regular os níveis de cortisol. Eles precisarão tomar este medicamento pelo resto da vida, fazer exames regulares e exames de sangue regulares para monitoramento. No entanto, os cachorros geralmente podem viver uma vida normal, ativa e feliz com medicamentos para tratar sua condição.
Reduzir ou interromper esteróides
Se o seu cão desenvolveu a síndrome de Cushing iatrogênica, seu veterinário pode ajudar a controlá-lo reduzindo ou interrompendo gradualmente o uso de esteroides. No entanto, interromper o uso de esteróides a longo prazo que foi usado para tratar uma condição específica pode fazer com que essa condição retorne.
Nesse caso, você e seu veterinário terão que avaliar os sintomas e riscos de cada condição para determinar qual é mais perigoso para o seu cão. Pode fazer sentido continuar o uso de esteroides para tratar a condição original enquanto se tenta algum tipo de tratamento para a Síndrome de Cushing.
É assustador quando seu cão não está se sentindo bem. Eles não podem explicar verbalmente o que está acontecendo e não saber como ajudar é estressante para vocês dois. Você deve levar seu cão ao veterinário sempre que ele apresentar comportamentos ou sintomas estranhos, mas saber o que procurar pode proporcionar um pouco de tranquilidade.