O que fazer quando seu cão tem ansiedade de separação

[ad_1]

cachorro spaniel deitado e parecendo um pouco triste

Quando seu cão tem ansiedade de separação, muitas vezes pode se tornar perturbador e destrutivo quando deixado sozinho. Isso pode criar uma situação estressante para vocês dois. Seu cachorro está estressado, você fica estressado quando sai e volta para casa, e isso pode causar muitos outros problemas. Aqui está o que fazer quando seu cão tem ansiedade de separação:

Como você sabe que seu cão tem ansiedade de separação?

Primeiro, você precisa determinar se seu cão tem ansiedade de separação. Tende a ser mais comum em cachorros adotados do que em filhotes criados com uma família porque mudanças de propriedade, abandono ou mudanças de residência podem causar ansiedade de separação. No entanto, filhotes que não são socializados o suficiente ou foram criados sem treinamento e limites adequados também desenvolvem sintomas de ansiedade de separação.

Sinais comuns de ansiedade de separação incluem ir ao banheiro dentro de casa, latir ou uivar, mastigar ou cavar, andar de um lado para o outro e tentar escapar quando são deixados sozinhos. Todos esses são sintomas de angústia; eles também podem ser sinais de treinamento ou socialização deficiente. Se o seu cão nunca foi ensinado a se comportar dentro de casa e os limites nunca foram estabelecidos, eles podem estar agindo mal porque simplesmente não sabem o que fazer ou porque sabem que agir mal vai chamar sua atenção.

Se o seu cão é bem-comportado e não exibe esses comportamentos quando você está por perto, é provável que ele tenha ansiedade de separação. O sinal revelador é que eles só exibem esses comportamentos quando você está se preparando para sair e quando não está por perto. Em uma situação familiar, um cão às vezes pode se tornar extremamente apegado a uma pessoa e terá ansiedade de separação quando essa pessoa não estiver por perto, mesmo que esteja cercado por outros membros da família.

O que você pode fazer quando seu cão tem ansiedade de separação?

Quando seu cão tem ansiedade de separação, ele tem medo de ficar sozinho. Se o seu cão é extremamente apegado a uma pessoa, ele teme ficar sem essa pessoa.

contra-condicionamento

O primeiro passo para ajudar seu cão a superar a ansiedade de separação é começar a criar experiências positivas de estar sozinho, para que ele pare de associar o tempo sozinho com medo ou ansiedade. Isso é chamado de contracondicionamento e é mais fácil falar do que fazer. Assim como o treinamento, alguns cachorros aprendem a associação mais rapidamente do que outros. Cães com ansiedade de separação leve serão mais receptivos ao contracondicionamento. Cães de resgate com passados ​​traumáticos ou cachorros que vivem com ansiedade de separação por vários anos levarão mais tempo e precisarão de uma abordagem mais complexa para superar a resposta arraigada.

A comida pode ser um bom começo para o contracondicionamento. Encha um brinquedo KONG com guloseimas ou comida ou compre um brinquedo de quebra-cabeça que você pode encher com comida e dar ao seu cão toda vez que sair de casa. Isso dará ao cão algo divertido e gratificante para fazer e os manterá ocupados por 20 a 30 minutos. Você deve garantir que a única vez em que seu cão receba esses brinquedos especiais seja quando você estiver fora. Portanto, quando chegar em casa, remova-os. Cães com ansiedade de separação leve começarão a associar essa experiência positiva e comida de alto valor com sua saída e não desencadearão mais uma resposta de medo ou ansiedade. Isso pode não funcionar para cachorros altamente ansiosos, pois eles geralmente não comem quando suas pessoas favoritas não estão por perto.

Contracondicionamento e Dessensibilização

Para cachorros com ansiedade de separação moderada ou grave, você provavelmente precisará da ajuda de um profissional treinado e experiente – geralmente é um Behaviorista Animal Aplicado Certificado ou um veterinário behaviorista certificado. Essa abordagem requer contracondicionamento, bem como dessensibilização, o que pode ser difícil de realizar com sucesso.

Em geral, você começa com o contracondicionamento do comportamento associado aos sinais pré-partida, que são as coisas que você faz antes de sair que seu cão associou à sua saída. Uma vez que seu cão não exiba mais uma resposta de ansiedade para eles, você trabalha para aumentar gradualmente o tempo que seu cão fica sozinho. Você começa com partidas muito curtas, onde você retorna antes que seu cão comece a ficar chateado. Em seguida, aumente lentamente a quantidade de tempo que seu cão fica sozinho. É muito importante que seu cão não tenha uma reação de ansiedade total durante essas sessões; caso contrário, seu cão pode ficar ainda mais assustado. Isso significa muitas recompensas positivas e paciência; isso também significa que seu cão não pode ser deixado sozinho fora das sessões de dessensibilização.

O treinamento na caixa pode ser útil durante esse processo, mas apenas se não causar mais ansiedade em seu cão. Eles precisam ver sua caixa como um espaço seguro. Se treinar ou ficar em uma caixa causa uma resposta de ansiedade em seu cão, não pode ser usado para sessões de contracondicionamento ou dessensibilização. Como esse processo se concentra em acostumar o cão gradualmente a ficar sozinho, pode ser lento e demorado. Dá muito trabalho, mas vale a pena garantir que seu filhote se sinta seguro mesmo quando você não estiver por perto.

A ansiedade da separação não é divertida para ninguém, mas há esperança. Se você está trazendo um filhote para sua família, o melhor a fazer é implementar aulas de treinamento e obediência e muita socialização ao longo da vida. Isso garante que seu filhote se torne um cão maduro e confiante, que adora estar com você e também se sente confortável com algum tempo sozinho.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *