Nova CNH: tudo o que você precisa saber sobre o documento

[ad_1]








Começou a ser emitido, no dia 1º de junho de 2022, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças no formato do documento tradicional verdinho foram determinadas pela Lei nº 886 em dezembro de 2021, e são válidos para todo o território nacional.

Só na última década, o número de carteiras de habilitação válidas no Brasil cresceu 38%, atingindo 74,3 milhões em 2020.

Mas, o que mudou nesse novo modelo do documento? É preciso solicitar uma nova via?

Veja, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre a nova CNH.

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua com a mesma estrutura de antes: mesmo tamanho, local da foto, dos dados pessoais etc. Confira a seguir quais são elas.

Foto: Diário Oficial da União (DOU)

nome social

Nos últimos anos, alguns estados brasileiros já permitem o uso do nome social em documentos diferentes de identidade, como RG e CNH. Agora, pessoas transexuais em todo Brasil podem ter seu nome social na nova carteira de habilitação.

Filiação afetiva

Agora é possível solicitar que no campo “filiação” internacionalmente o nome dos pais, independente de fatores genéticos. Em outras palavras, a filiação afetiva é o reconhecimento da paternidade ou maternidade a partir da afetividade e da convivência. Antes, só era possível inserir o nome de pais e mães biológicos.

A cor do documento

O tom da cor verde predominante no documento ficou mais claro. Ele também ganhou toneladas de amarelo em referência a bandeira do Brasil.

Informações em inglês e espanhol

Segundo o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o formato da nova CNH vai ao encontro de requisitos internacionais de identificação definidos pela Convenção de Viena. Entre as novidades, as informações também estarão disponíveis em inglês e espanhol. Além disso, o documento terá um código internacional. Essas mudanças irão facilitar o uso da habilitação fora do Brasil.

Novos elementos gráficos

Além de novos elementos gráficos que previnem a fraude do documento, a nova CNH mostra a categoria do veículo que a pessoa pode dirigir com seu respectivo desenho. Exemplo: quem tem habilitação categoria B terá a marcação na frente do desenho de um carro. Quem tem habilitação categoria D terá uma marcação junto ao desenho de um ônibus, e assim por diante.

Sim. Em sua nova versão, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui elementos visuais que dificultam falsificações, como tinta fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta entre outros interruptores indicados na imagem abaixo:

Foto: Diário Oficial da União (DOU)

Não é preciso solicitar uma nova CNH se a sua habilitação estiver válida. A nova versão do documento será disponibilizada de acordo com as novas emissões feitas a partir de 1º de junho de 2022. Ou seja, se você renovar a sua CNH, emitir uma segunda via, adicionar uma categoria ou substituir a Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva, por exemplo, receberá em novo formato.

Leia mais sobre documentos oficiais:

CNH, Carteira de trabalho e outros serviços: veja o que passou a ser digital durante a pandemia

Como tirar a segunda via do CPF, título de eleitor, RG e outros documentos?

Como reconhecer firma online?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história aqui.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *