Cuidar do seu cão no pós-operatório pode ser difícil. Os cachorros geralmente ainda têm muita energia, mas não são capazes de equilibrar isso com sua necessidade de cura. Veja como cuidar do seu cão após a cirurgia para ajudar com uma recuperação rápida:
1. Siga as instruções do veterinário
A primeira coisa a prestar atenção são as instruções fornecidas pelo veterinário. Isso geralmente inclui coisas como garantir que as suturas permaneçam secas, manter a área limpa e desencorajar muita atividade.
Eles também podem incluir necessidades específicas de alimentação ou horários de medicação. Para garantir que seu filhote permaneça saudável, você precisará seguir seus conselhos. Se algo acontecer durante o processo de cicatrização, sempre chame o veterinário antes de tentar algo diferente.
Veja também:
Como cuidar das patas do seu cachorro
Quantas vezes você deve passear com seu cachorro?
2. Use um cone para evitar mordidas
Se o seu cão não consegue parar de lamber ou morder suas feridas, visite uma loja de animais para comprar um cone protetor. Colocar o cone no pescoço do seu cão impedirá que ele alcance suas feridas, impedindo-o de reabri-las e correr o risco de infecção. Para os casos em que são as patas em vez das mandíbulas que causam o dano, pergunte ao seu veterinário sobre outras alternativas para proteger os locais pós-operatórios.
3. Mova tudo para o chão
Escadas, sofás e camas podem ser um desafio ao cuidar de seu filhote pós-operatório. Um salto pode significar um ponto estourado ou uma ferida aberta – portanto, mover todas as coisas favoritas do seu cachorro para o nível do chão é uma boa ideia.
Se eles não pararem de pular, considere colocá-los em quarentena, confortavelmente, em um quarto sem superfícies altas por alguns dias. Se você realmente quiser fazer o dia deles, acampe no chão em seu quarto ou sala de estar para que eles possam passar mais tempo com você durante a recuperação.
4. Dê a medicação de forma criativa
Depois de voltar para casa da farmácia, a maioria dos filhotes vai correr ao som de um frasco de comprimidos chacoalhando. Existem maneiras criativas e dicas para dar medicação ao seu cão para garantir que ele receba a medicação a tempo e sem fazer muito barulho. Afinal, mantê-los calmos – e parados – é de extrema importância para a cura.
Os cachorros não gostam de ser forçados a fazer coisas, então o processo de fechar o focinho e esfregar o pescoço não é fácil. Em vez disso, tente colocar a pílula em um lanche inteligentemente projetado ou entre a tigela de ração. Quando estiver disfarçado, seu filhote não se importará nem um pouco.
Com tempo suficiente e amor suficiente, seu filhote deve ficar bem, especialmente com essas dicas de como cuidar de seu cão após a cirurgia. Lembre-se de levá-los para suas consultas de acompanhamento e se notar algo fora do comum.