Saiba o que é marca e porque ela é importante!

Em termos objetivos, simples o conceito de marca da empresa otimizar a imagem organização. O consequente brilho ou visibilidade da empresa, também chama a atenção de parceiros de negócios e investidores. Dessa forma, o negócio se posiciona como referência no mercado em que atua, gerando concorrência e lucratividade.

As empresas devem elaborar como suas estratégias com base nos objetivos internos. No entanto, é necessário pensar também na construção de uma imagem positiva sobre a organização enquanto local de trabalho. Quando do conceito de marca muito sobrea, o que os outros acham a organização importa – e.

Neste artigo, explicaremos o que é a marca empregadora. Falaremos também sobre as melhores estratégias e por que as empresas precisam se preocupar com esse conceito. Acompanhe os próximos passos!

O que é marca?

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Marcador de marca (empregador) é um conceito que abrange técnicas e ferramentas que visam gerar uma percepção positiva sobre a organização. Aplicando as estratégias, a organização certa se torna um local desejado e disputado para se trabalhar.

Em termos objetivos, simples o conceito de marca da empresa otimizar a imagem organização. O consequente brilho ou visibilidade da empresa, também chama a atenção de parceiros de negócios e investidores. Dessa forma, o negócio se posiciona como referência no mercado em que atua, gerando concorrência e lucratividade.

O que as empresas com uma marca empregadora forte?

O livro “Isso é marca empregadora?!”, escrito por Suzie Clavery, destaca que ter uma forte marca empregadora é essencial para o sucesso e a sobrevivência da empresa no mercado em que atua. Como isso se dá na prática? Que benefícios a marca oferece para a organização? Vejamos alguns deles.

Atração e talento de talentos

Não artigo “O que é marca empregadora?”, a empresa TalentLyft revelou dados interessantes de uma pesquisa. Segundo esses números:

  • 83% dos líderes das empresas disseram que a marca empregadora é essencial para talentos;
  • 75 dos profissionais divulgados que conferem a candidatura da empresa antes de ser a uma vaga;
  • 83 dos profissionais confessaram que deixariam de trabalhar em uma empresa para melhor empresa.

Diante desses números, fica uma marca que reconhece que é importante para melhorar a evidência de talentos.

Melhor clima organizacional

As estratégias do conceito de marca empregadora ajudam na melhoria da experiência do colaborador. Sendo assim, os funcionários trabalham com mais satisfação e felicidade. O resultado é um ambiente interno agradável e que potencializa a criatividade e a produtividade dos tempos.

Aumento no engajamento e motivação

Quando se trabalha em uma empresa desejada por outros profissionais, a tendência é que os colaboradores fazem o seu melhor nas atividades. Esse ato de “vestir a camisa” da organização gera um efeito dominó em todos os funcionários. Dessa forma, os gestores percebem a capacidade da motivação.

Redução de custos com faturamento

Um alto índice de faturamento ou rotatividade trazida para a empresa. Muitas vezes, é a insatisfação com o emprego que faz os profissionais se desligarem da organização. Para evitar os custos financeiros vindos com o volume de negócios, o negócio deve implantar o conceito de marca empregadora.

Uma das estratégias desse conceito é o uso de políticas de benefícios e de meritocracia. Ambas fazem os colaboradores se sentirem valorizados, estimulando o desejo de permanecerem na empresa.

Estratégias para aumentar sua marca empregadora

Como verifica, o conceito de marca da empresa beneficia vários processos e metas. Para ter sucesso na implantação, é necessário planejamento e adoção de estratégias efetivas. Quais são elas? Veremos em seguida.

Tenha claro seus objetivos e estratégias

O primeiro passo é definido qual será o titular da marca empregadora. Essa implantação visa, por exemplo, melhorar a utilização e por exemplo de candidatos do processo seletivo? Criar uma nova cultura interna? A experiência dos colaboradores?

Após essa definição, os gestores focam nas estratégias para efetivação da marca empregadora. Nessa etapa, se escolhe o tempo, o líder, as ferramentas que farão parte desse projeto.

Analise o quadro atual

Outra ação importante é realizar um raio-x do ambiente interno. Por meio de uma pesquisa de opinião, os colaboradores podem ser questionados sobre o que pensam de trabalhar na empresa. Entre os aspectos a serem informados são:

  • Remuneração;
  • Benefícios;
  • Plano de carreira;
  • Treinamentos;
  • Liderança etc

Crie uma cultura forte na empresa

A cultura organizacional recomendações como contexto, valores e comportamentos inseridos no interno da empresa. Quando a cultura é forte, a marca o empregador consegue refletir-la para o mundo corporativo.

A melhor maneira de criar uma cultura internacional relevante é por entender como a empresa quer lidar com colaboradores, parceiros de negócios, investidores, concorrentes e profissionais do mundo empresarial. Além disso, é importante descobrir os valores internos mais.

Reaconheça colaboradores e seus bons trabalhos

A marca empregada bem sucedida tem o foco nos colaboradores da empresa. Afinal, eles podem se tornar grandes divulgadores dos benefícios de se trabalhar na organização. Como ter uma equipe com esse engajamento?

Uma das maneiras é por meio de uma política de meritocracia. Isso envolve que reconhecer e premiar os profissionais internos têm o melhor desempenho. Entre formas de reconhecimento-se incluir: promoções, troféus, outros salários ou benefícios.

Use o marketing digital a seu favor

O marketing digital uma grande empresa do negócio como redes sociais é grande estratégia para divulgar uma marca a grande negócio. Para isso, a empresa pode postar vídeos, imagens e artigos que mostrem a cultura interna. Além disso, é possível criar tags específicas para que os contatos das redes sociais interajam ou encontrem facilmente como mídias do negócio.

Outra inspiração são as histórias, casos de sucesso histórias. Esses recursos podem falar sobre colaboradores, clientes ou parceiros das empresas que enfrentam e superam desafios.

Quando esses obstáculos são semelhantes aos que os profissionais do mundo corporativo enfrentam, as chances de engajamento com essas coisas são enormes. Vale lembrar também da importância de utilizar o funil de marketing.

Seria um gráfico que demonstra como etapas da jornada dos que se relacionam virtualmente com a empresa. Dessa forma, o negócio pode criar estratégias para cada fase e engajar o número de profissionais com as maiores mídias sociais corporativas.

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Como rever uma marca negativa?

Reverter esse cenário não acontece da noite para o dia, mas é possível, sim, melhorar essa imagem. Separamos quatro etapas para te ajudar a reverter uma marca registrada negativa:

Conheça seus pontos positivos e negativos

Ambiente de trabalho tem pontos positivos e negativos. Antes de tentar mudar está apenas sua localização, tente entender o que por trás disso.

As estimativas da empresa no Glassdoor e uma pesquisa de clima são dois instrumentos que podem. Com uma lista de pontos a melhorar, é hora de começar um trabalho ativo para aumentar a satisfação do tempo.

Se sua marca, primeiro tome negativo é resultado da cultura para mudar sua cultura. Você de engajamento da liderança para promover a cultura que deseja entregar aos funcionários e candidatos.

Desenvolva uma comunicação

Conhecendo seus pontos positivos, comece determinando sobre quais novas mensagens você deseja passar como é o seu ambiente de trabalho.

Desenvolva uma comunicação para destacar seus pontos fortes e combater suas fraquezas. Crie uma lista de perguntas e respostas imediatas para publicar em seu site de carreiras e compartilhar com funcionários, recrutadores e candidatos. Teste sua nova abordagem com o tempo para refinar sua mensagem.

Faça uma parceria com as áreas de RH e comunicação para externalizar as mensagens que você deseja enviar sobre sua empresa. Explique como o estabelecimento de sua empresa como um bom local para trabalhar pode melhorar toda a organização. Esses profissionais podem ajudar a criar como mensagens certas para alcançar seu público-alvo através dos canais mais adequados.

Busque e magníficos

Possuir referências de funcionários é uma das maneiras de criar uma marca empregadora forte. Se os funcionários da empresa estão indicando outras pessoas de sua empresa, estão fornecendo informações positivas sobre seu local de trabalho. Crie um programa interno para bonificar esses recursos.

Crie uma presença online

Além do site de carreiras da sua empresa, reserve um tempo para estabelecer uma presença online nos sites que seu público-alvo está acessando, como Glassdoor, Instagram e Facebook. Desenvolva páginas de perfil que contem a história de como é trabalhar na sua empresa.

Use vídeos, fotos e textos para mostrar o tempo, como lideranças, seu ambiente de trabalho e valores. A dica é manter essas páginas sempre atualizadas.

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