As patas do seu cão amortecem e protegem os pés enquanto se movem. É importante cuidar deles para que seu filhote possa se movimentar sem problemas e sem dor. Aqui está um pequeno guia sobre como cuidar das patas do seu cachorro:
1. Pedicure para cachorros
índice
Uma das maneiras mais comuns de cuidar das patas do seu cachorro é fazer pedicure mensalmente com retoques semanais. Cortes regulares de unhas são importantes para evitar problemas.
As unhas devem apenas tocar o chão quando o seu cão anda. Se as unhas estão batendo alto no chão, isso significa que elas são muito longas e é hora de aparar. Se você é novo em aparar as unhas de um cão, seu veterinário ou tosador profissional pode lhe dar algumas dicas sobre como fazê-lo com segurança.
Como aparar as unhas do seu cão
Saber cortar as unhas do seu cão é importante para evitar lesões. Principalmente, você quer ter certeza de não cortar a unha, bem na frente dela. O rápido é uma seção sensível dentro da unha que contém vasos sanguíneos e nervos, então você não quer cortá-la.
Se você fizer isso, será doloroso para o seu cão e causará sangramento. O rápido tende a crescer mais à medida que a unha cresce, por isso faz sentido manter as unhas do seu cão curtas. Inspecionar e aparar as unhas do seu cão regularmente e usar uma lixa de unha para suavizar as arestas manterá as unhas curtas e as unhas do seu cachorro saudáveis.
2. Aparar os pelos da pata
Como parte do processo de pedicure do filhote, você também deseja aparar os pelos da pata entre as almofadas. Esta pele pode ficar emaranhada, o que pode tornar doloroso para o seu cachorro andar. O pelo indisciplinado da pata também é propenso a pegar mais sujeira, lama e outras substâncias que causam emaranhados ou apenas dificultam a limpeza das patas do seu filhote.
Use um pente para escovar suavemente os pelos das patas e depois corte-os para ficar nivelado com as almofadas das patas. Isso evitará o emaranhado e também ajudará a reduzir a quantidade de coisas que ficam presas nas patas do seu filhote.
3. Limpe entre as almofadas das patas
Como você está dando ao seu cachorro sua “pedicure” semanal, certifique-se de limpar entre as almofadas das patas. Mesmo quando a pele aqui é mantida limpa e aparada, muitos objetos e outras coisas podem ficar presos nessa área.
Também é uma boa ideia verificar as patas do seu cachorro quando elas chegam do lado de fora. Você pode até manter toalhetes para cachorros à mão para limpar facilmente as patas sujas, arenosas ou salgadas.
A limpeza entre as almofadas das patas garante que essa área permaneça limpa e saudável e também mantenha o piso limpo. Enquanto você verifica as patas do seu filhote ou está abraçado no sofá, você também pode massagear as almofadas das patas. Isso não apenas acostuma seu filhote a você manusear as patas para mais do que aparar e limpar as unhas, mas também estimula a circulação na área e pode ser relaxante.
Veja também:
Quantas vezes você deve passear com seu cachorro?
Quantas vezes alimentar um cachorro
4. Hidrate as almofadas das patas
Assim como nossa pele pode ficar seca e rachada, as almofadas das patas do seu cão também podem. Essas áreas são suscetíveis a mudanças climáticas e terrenos acidentados. É uma boa ideia hidratar as almofadas das patas regularmente com um bálsamo para as patas feito para cachorros, especialmente durante o inverno. Você pode até fazer um bálsamo para as patas DIY.
Enquanto estiver verificando, massageando ou hidratando as almofadas das patas do seu filhote, procure também por cortes, arranhões ou áreas irritadas.
Danos nessa área podem ser dolorosos para o seu filhote e podem ser facilmente infectados, então você deve monitorar as patas e almofadas das patas regularmente para qualquer coisa que precise de atenção.
5. Acelerar
Outra maneira de cuidar das patas do seu filhote é protegê-las com equipamentos, como botas de cachorro* (Link de afiliado da Amazon). Um par robusto de botas para cachorros pode proteger as patas do seu cão do asfalto quente durante o verão, do gelo e do sal durante o inverno e do terreno acidentado durante uma aventura.
Pode levar algum tempo para o seu cão se acostumar a usá-las, mas começar com botas desde filhote ajudará seu cão a se acostumar com elas desde cedo.
Com essas dicas, cuidar das patas do seu cachorro pode se tornar um processo fácil que também é um momento relaxante e de união para você e seu cão.
*Greenfield Puppies é um participante do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio para os sites ganharem taxas de publicidade por meio de publicidade e links para amazon.com. Greenfield Puppies podem ganhar uma comissão por compras feitas através de links de afiliados da Amazon em nosso site.