Como criar site de vendas: passo a passo completo

Você é novo na internet e ainda não aprendeu a criar um site de venda grátis? Então você veio ao lugar certo para começar a colocar esses planos em prática.

Para muitos empreendedores, o comércio online não é apenas uma realidade hoje. A indústria teve um crescimento impressionante ano após ano, e os números continuarão a subir em 2022.

Por exemplo, o faturamento no primeiro trimestre deste ano aumentou 12,59% em relação ao mesmo período de 2021, segundo o site brasileiro de comércio eletrônico. Você sabe quanto o primeiro trimestre de 2021 aumentou em relação a 2020? De 57,4%!

Grandes lojas físicas estão começando a investir em negócios digitais, mas você não precisa ser um grande franqueado para explorar o mundo das lojas virtuais. Porque já existem ferramentas eficazes que podem ajudá-lo a configurar seu próprio varejo online sem esforço.

Bom, ao contrário do que muita gente pensa, construir um site não é tão complicado assim.

Afinal, algumas plataformas ajudam até quem não tem conhecimento nenhum de design ou códigos de programação, já que algumas configurações pré-montadas estão disponíveis para o site e suas modificações.

Você está se perguntando como criar um site de venda grátis e qual a importância de ter uma loja virtual hoje em dia? Então não deixe de ler todo o nosso conteúdo para descobrir tudo o que há para saber sobre o tema.

Escolha o produto

A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de criar um site de vendas que vai bombar é ter bem definido quais produtos vão ser vendidos pela sua loja. Claro que vender produtos que estão em alta demanda é a resposta mais procurada no mercado, porém você também deve ficar atento a outros fatores para uma boa gestão de vendas.

A primeira é escolher uma categoria que você goste e conheça. Isso facilitará a seleção e negociação com os fornecedores, além de facilitar a promoção do produto. Afinal, você sabe exatamente do que está falando.

Além disso, para evitar competir com uma infinidade de marcas conhecidas, encontre um nicho mais isolado e inovador para colocar em foco no negócio. Nesse contexto, ao invés de vender maiôs e biquínis, por exemplo, você poderia focar em maiôs e biquínis esportivos que utilizam tecidos resistentes à química do cloro e com estampas inovadoras personalizadas. Dessa forma, você reduz o número de concorrentes diretos.

Escolha público

A próxima etapa do nosso guia sobre como criar um site de vendas é definir quem serão seus clientes. Para isso, você deve ter um papel. Isso significa que você criará uma persona semi-fictícia para representar seu consumidor ideal.

Obter informações sobre quem são seus clientes permitirá que você oriente sua estratégia para atingir esse público. Alguns elementos podem beneficiar sua criação a partir desse conhecimento, como ter os preços bem definidos e até mesmo as promoções que serão lançadas com o passar do tempo.

Defina uma plataforma

Sua escolha de plataforma é uma decisão crítica que pode ter um efeito cascata em vários aspectos técnicos e funcionais do seu site, incluindo seu nome de domínio. Normalmente, um nome de domínio apresenta o nome da sua empresa, seguido por uma extensão “com” e um código de país como: (br, us, uk, entre outros).

No entanto, as plataformas gratuitas vêm com uma ressalva, elas prefixiam o nome da sua marca, resultando em um tipo de domínio desajeitado (“suamarca”.wordpress.com.br) que pode comprometer o profissionalismo do seu site.

As plataformas gratuitas também têm outras limitações, como capacidade reduzida durante o pico de visitas de usuários, falta de segurança garantida e funcionalidade limitada.

Imagine este cenário: você lança um produto em seu site, promove-o nas mídias sociais e, de repente, recebe um número esmagador de visitantes, causando o travamento da plataforma.

Tais situações são indesejáveis, deixando os clientes inseguros e atrapalhando as vendas. Portanto, deve ser hospedado em um portal de vendas seguro que garanta o gerenciamento contínuo de clientes e vendas.

Procure um nicho certo

Para criar um site abrangente, é importante incluir detalhes importantes sobre sua empresa, como sua história, informações sobre produtos ou serviços, realizações notáveis ​​e informações de contato.

Esses são os fundamentos, mas é crucial encontrar um equilíbrio e não sobrecarregar os visitantes com informações ou imagens excessivas que possam causar confusão. Informações adicionais podem ser incluídas, mas devem ser feitas com discrição.

Limite seus investimentos ao essencial, estude o engajamento de seu público-alvo com seu conteúdo e identifique a curiosidade deles para obter mais detalhes. Certifique-se sempre de manter sua clientela bem informada e atualizada sobre as estatísticas de como está desempenho diário do seu site.

Conteúdo produzido pela equipe Voz da Notícia

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