Calendário do IR 2022: datas de declaração e restituição

[ad_1]








O calendário do IR 2022 já está disponível: no dia 24 de fevereiro, a Receita Federal divulgou todos os dados mais importantes da declaração do Imposto de renda em 2022referente aos rendimentos e despesas de 2021.

Veja abaixo, até quando você deve entregar sua declaração, quando serão feitas as restituições e o calendário do IR 2022 completo.

Neste ano, os lotes de restituição do Imposto de Renda serão pagos entre 31 de maio e 30 de setembro de 2022. No total, serão 5 lotes, pagos conforme o calendário abaixo:

loteDados
31 de maio
30 de junho
29 de julho
31 de agosto
30 de setembro

Normalmente, uma semana antes do pagamento de cada lote de restituição, a Receita Federal disponibiliza a consulta a esses lotes – assim, cada contribuinte consegue saber se receberá naquele dado ou não.

Lembrando que a ordem de pagamento da restituição é definida de acordo com os dados em que a declaração é entregue — quanto antes ela é entregue, antes que o contribuinte receba o pagamento. Até o final do prazo, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações.

Neste ano, a grande novidade é que diversos pagamentos poderão ser feitos via Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central.

Se você tem restituição a receber, por exemplo, poderá informar sua chave Pix para receber o valor. No entanto, essa opção só está disponível para chaves cadastradas com CPF, sendo que o número do documento precisa ser igual ao informado na declaração. Essa é uma medida da Receita Federal para aumentar a segurança no processo de restituição.

Se você não tem uma chave Pix cadastrada, continue podendo receber por conta. Basta informar os dados da sua conta ao final do processo.

Saiba como receber a restituição na conta do Nubank

O Pix também pode ser usado para quitar o DARF, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Esse documento é disponibilizado para contribuintes com imposto a pagar.

Todas as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda devem entregar uma declaração, por meio do programa gerador, entre às 8h da manhã de 07 de março até às 23h59 do dia 31 de maio de 2022.

Quem perder o prazo da declaração pode ter pendências no CPF e ter que pagar multa — ela começa em R$ 165,74 se não há imposto a ser pago, aumentando conforme passa o tempo, e pode ser de até 20% do imposto devido.

Nos dois últimos anos, o prazo para entrega da declaração foi formalizado, de forma atípica, por conta da pandemia do Covid-19. Isso não deve acontecer em 2022 e o tempo para declarar não será tão grande — por isso, fique de olho no calendário para não deixar o prazo passar.

Escolas, instituições financeiras, empresas empregadoras e todas as instituições que precisam enviar os informes de rendimentos às pessoas devem fazê-lo até o dia 28 de fevereiro de 2022.

Esse é o principal documento usado na declaração do Imposto de Renda.

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2022, por onde todo o preenchimento é feito e enviado, já está disponível para download.

Não é possível usar o mesmo programa do IRPF 2021 para fazer a declaração deste ano — todos os contribuintes devem fazer o download da nova versão.

Onde baixar o programa do IR 2022?

Não site da receita federal. É só escolher o sistema operacional de seu computador.

Você também pode declarar o IR online, dentro do Portal e-CAC, ou ainda pelo celular ou tablet. Basta escolher o programa Meu Imposto de Renda na loja de aplicativos do seu dispositivo.

Uma das novidades da declaração do IR 2022 é que todos os programas serão integrados. Isso significa que você pode começar o processo de declaração pelo aplicativo do celular e finalizar no computador, por exemplo. O contrário também é possível.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *