[ad_1]
O Presidente reuniu-se com o Presidente da Comissão Europeia antes do fórum empresarial União Europeia-América Latina
ou presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta 2ª feira (17 de julho de 2023) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes da abertura do European Union-Latin American Business Forum, em Bruxelas, na Bélgica. Em discurso, o PT diz que o Brasil fará sua parte na busca pelo clima.
“Recorremos ao governo para colocar o Brasil no centro da disputa internacional pela liderança. Temos uma intensa atividade econômica no Brasil nestes dias, queremos compartilhar essa intensidade de atividade econômica com nossos parceiros da União Europeia”, Lula disse.
Assista ao discurso completo (6min36s):
Leia todo o discurso (12min50s):
“Bom, para o Brasil é extremamente produtivo esse retorno à União Europeia. Nosso país está há seis anos privado de qualquer atividade política internacional, menosprezando a importância do que isso significa relações diplomáticas, relações exteriores, comércio exterior, e voltamos ao governo para colocar o Brasil no centro da disputa de protagonismo internacional.
“Temos uma intensa atividade econômica no Brasil nestes dias, queremos compartilhar essa intensidade de atividade econômica com nossos parceiros da União Europeia. Queremos compartilhá-lo com nossos parceiros do Mercosul, América Latina e Caribe. E mais importante ainda: queremos aprofundar com a União Européia a discussão sobre essa questão não só do desenvolvimento industrial e do crescimento econômico, mas queremos discutir a fundo essa questão climática.
“Todos sabem que o Brasil é um país que tem forte tendência na produção de energia renovável. Hoje temos praticamente 87% de nossa energia elétrica renovável. Temos 50% da matriz energética renovável contra 15% do resto do mundo. A transição energética e a transição climática, presidente, passam a ser prioridade em nosso governo. Essa é a questão que eu sei que interessa à União Européia, interessa muito ao Brasil.
“Neste ano, apresentaremos agora, em agosto, um programa para o desenvolvimento do Brasil, um grande programa de transição energética será incluído nesse programa. Este é o programa para o qual queremos convidar a União Europeia a participar. Participar porque possivelmente será um programa de transição energética mais profundo neste momento em um país em desenvolvimento.
“O Brasil, todos sabem, vai cumprir sua parte na questão climática. Temos o compromisso de desmatamento zero na Amazônia até 2030. É um compromisso assumido antes, durante e depois de uma campanha política.
“É um compromisso, eu diria, pela fé, não só minha, mas do povo brasileiro. Queremos neste debate fazer com que a União Européia entenda que há 50 milhões de habitantes na Amazônia sul-americana que precisam de condições dignas e dignas de sobrevivência.
“Por isso vamos fazer um grande encontro na cidade de Belém, nos dias 8 e 9 de agosto, envolvendo todos os países amazônicos, e convidamos os dois congoleses, e convidamos a Indonésia, para que as pessoas possam discutir como o mundo a preservação das florestas que o mundo tanto precisa. É para mim que me orgulho de estar aqui hoje e poder debater um pouco sobre o Brasil e a América Latina.”
[ad_2]