Lula embarca pra a Bélgica, onde debaterá o acordo Mercosul-UE


Sai Presidente de Brasília para Recife às 22h30 e depois para Bruxelas às 14h15; Geraldo Alckmin assumirá como interino

ou presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para Bruxelas, na Bélgica, para a viagem de regresso às 23h30 deste sábado (15 de julho de 2023). Nenhum país europeu, nem PT participa no 3º Encontro da Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caraíbas) – UE (União Europeia).

O acordo entre Mercosul e União Europeia deve estar no centro do evento em Bruxelas. Contraproposta acordada foi aprovada pelo Brasil e enviada aos demais países do bloco sul-americano, que agora devem analisar tecnicamente os termos propostos, em caráter de urgência power360.

Lula sairá de Brasília às 22h30 com destino a Recife (PE). A viagem à Bélgica começa, de facto, às 2h15 segundos após a agenda oficial do presidente. Quando o chefe de estado sai do país, ou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume ou cobra temporariamente.

Esta será a 10ª viagem internacional do petista em 2023 e o 15º país a ser visitado, completando 37 dias fora do Brasil no ano, quando voltam para a 4ª feira (19 de julho) pela manhã.

Na Bélgica, as conversas devem ser entre técnicos de ambos os lados. Publicamente, Lula deve fortalecer sua posição para criticar a carta complementar enviada pela Europa por não haver definição sobre a contraproposta que será emitida pelo Mercosul.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *