[ad_1]
Zhuque-2, da empresa privada LandSpace, é considerado menos poluente, mais barato e mais seguro, além de ser reutilizável
A China lançou nesta 4ª feira (12 de julho de 2023) ou o 1º fogo de metano-líquido de oxigênio do mundo, considerado a próxima geração de veículos espaciais. O vazio do transportador Zhuque-2, de uma empresa privada LandSpace, teve início às 9h de Pequim (21h da 3ª feira de Brasília), no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, noroeste da China. De acordo com a agência de mídia estatal xinhuaou voo ocorreu de acordo com ou planejado.
Esta foi a 2ª tentativa de lançamento da aeronave. A 1ª, disputada em dezembro do ano passado, falhou. O feito coloca a China na vanguarda do cenário global de viagens espaciais. Por ser movido a metano, o Zhuque-2 é considerado menos poluente, mais barato e mais seguro, além de ser reutilizável.
As empresas espaciais chinesas entraram na corrida espacial em 2014, quando o governo do país autorizou investimentos privados no setor. Além da LandSpace, a Beijing Tianbing Technology também deu um grande passo para deixar o país asiático na liderança da exploração espacial. Lançou, em abril, a 1ª fogueira movida a querosene-oxigênio.
[ad_2]