Diferenças entre líder e chefe: veja quais são e como liderar

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No mercado de hoje, é cada vez mais comum ouvir o ditado de que, para motivar e influenciar colaboradores, o ideal é ser um bom líder e não um bom chefe. Pode parecer um tanto confuso à primeira vista, mas a afirmação faz todo o sentido, tendo em vista que para inspirar funcionários é preciso incentivá-los, e não abusar do poder de comando para “ordenar” tarefas e cobrar resultados.

Mas, como identificar a diferença entre líder e chefe? Nem sempre é tão fácil distinguir as diferenças entre ser um líder e um chefe quando se está em uma carga de gestão, por isso uma reflexão é fundamental para entender para qual lado a sua atuação é mais tendenciosa. Para te ajudar com a identificação, neste artigo vamos falar sobre as características para se tornar um líder excepcional.

Quando o chefe não é líder?

Liderar talvez seja uma das coisas mais difíceis, porque nem todos possuem tal habilidade. O chefe não é um líder principalmente quando não estimula o crescimento de sua equipe. Um bom líder é aquele que sempre está delegando novas responsabilidades e incentivando seus funcionários a serem criativos e inovadores.

Não saber ouvir é outra característica que mostra quando um chefe não é um líder. Em comparação, estar aberto a ouvir e ter em mente que mesmo possuindo uma posição superior, não detém todo conhecimento e sempre pode aprender com a sua equipe é uma das atitudes que ensinam a habilidade de liderança.

Quais são as diferenças entre líder e chefe?

A resposta para as três perguntas expostas a seguir compõe uma boa base para que um gestor entenda se sua atuação está no caminho certo:

  1. Eu simplesmente falo com meus colaboradores ou, de fato, os escuto e compartilho ideias com eles?
  2. Eu simplesmente delego tarefas e cobro resultados da minha equipe ou tento motivá-los para atingirmos objetivos em comum?
  3. Meus funcionários têm medo de mim ou se sentem valorizados por mim, tanto no sentido profissional quanto no pessoal?

A diferença entre líder e chefe fica bastante clara com as perguntas citadas, não é mesmo? E para esclarecer ainda mais como sugestão e as diferenças de um líder de verdade, há algumas características que não podem deixar de ser citadas.

Características do chefe

  • O chefe grita ordens, portando-se como alguém superior, com quem seus empregados não possuem abertura;
  • O chefe ordena a execução de trabalhos;
  • O chefe já “sabe de tudo”, e não escuta e não percebe o talento que a equipa tem a oferecer.

Características do líder

  • O líder trabalha junto com os funcionários em busca de um objetivo em comum;
  • O líder se preocupa em saber se a equipe tem todas as ferramentas para executar aquela função e oferece suporte para tal;
  • O líder está sempre aberto para novas informações e aprendizados que podem obter com todos a sua volta.

Essas são as principais características que nos mostram a diferença entre líder e chefe, e como essas duas formas de administrar uma equipe podem afetar seus desempenhos e seus resultados.

Principais características da gestão horizontal e vertical

A chefia e a liderança tomam como base estilos de gestão. As ações do indivíduo tendem a inclinar para vertical ou horizontal, ou seja, dando liberdade e envolvendo a equipe na tomada de decisão, ou centralizando e mantendo o autoritarismo para com os subordinados. Entenda abaixo os tipos de gestão:

Gestão Vertical

predominantemente usado pelos chefes, o conceito de gestão vertical diz respeito àquela estrutura tradicional de uma empresa. Não apenas cadeias de comando, ordens e restrições, o autoritarismo e a falta da figura do líder são os maiores indícios de sua aplicação. Veja a seguir outros pontos de identificação da gestão vertical utilizados pela chefia:

  • Uma organização hierárquica verticalizada, com cadeias de comando superior, média e inferior;
  • Os chefes administram as informações, enquanto a equipe cumpre as ordens protegidas, permanecendo em monitoramento constante;
  • A comunicação nesse tipo de ambiente tem como característica ser um pouco lenta, pois deve-se obedecer todas as cadeias de comando;
  • Uma vantagem é que esse tipo de estrutura tem facilidade em delegar afazeres e coordenar obrigações para sua equipe, com essa forma de organização estrutural, cada funcionário tem suas obrigações bem protegidas;
  • A ameaça se apresenta quando o líder não é preparado o suficiente, pois há uma dependência muito grande por parte da equipe à figura do líder.

Gestão Horizontal

A desconstrução do modelo vertical se tornou necessária com a modernização das organizações. A nova liderança trouxe consigo a horizontalidade das empresas que há muito tempo eram dominadas pela centralização. Utilizado pelos líderes, o modelo horizontal possui um conceito mais informal, pois opera de forma mais autônoma. Veja as características predominantes da gestão horizontal:

  • A cadeia de comando apresenta-se mais flexível, onde as partes da equipe têm autonomia para tomar suas próprias decisões;
  • Nesse modelo de gestão os funcionários são incentivados e capacitados a tomarem decisões e terem mais responsabilidades, buscando a gestão para questões muito importantes;
  • O ambiente em equipe torna-se mais agradável e colaborativo, ficando mais suscetível a criarem em conjunto as soluções necessárias para cada problema;
  • A comunicação neste tipo de gestão apresenta-se de maneira mais fluida e natural, pois as cadeias de comando não são engessadas.

Como ser um líder inspirador e humano?

A liderança inspiradora tem tomado conta das organizações. Esse modelo de gestão é responsável por impactar e receber as equipes. Pára tornar-se um líder inspirador, é necessário abrir a mão da chefia e trabalhar em equipe. Veja a seguir alguns pontos importantes a serem acompanhados:

1. Apresentar empatia pela equipe de trabalho

Um líder inspirador é aquele que sabe ouvir e entender cada membro de sua equipe, tendo consciência de que ela possui diferentes pessoas com formas distintas de se comunicar. Para isso, ele precisa conseguir se comunicar com cada uma delas em suas distintas formas, sendo gentil e colocando-se sempre no lugar do outro.

2. Permitir as contribuições da equipe

Aquele que exerce liderança e deseja tornar-se um líder inspirador, deve ter a capacidade de inspirar os membros de sua equipe a serem criativos e inovadores, dando a oportunidade de todos contribuírem com suas ideias. Um líder inspirador está sempre incentivando sua equipe a sair de sua zona de conforto, para que tenha maior participação nas ideias como um todo.

3. Exercer a descentralização do poder

Nenhum modelo antigo de gestão empresarial, o chefe era o detentor do poder que ordenava, atribuía as funções e tomava todas as decisões. A descentralização se dá quando esse poder, antes focado em uma só pessoa, passa a ser dividido com outras partes da equipe. O líder deve confiar nos membros do seu tempo, e dar o suporte necessário para que eles venham a agir com autonomia.

4. Mantenha uma boa comunicação com os orgulhosos

Uma boa comunicação é a base para que um ambiente de trabalho se torne agradável e colaborativo. Um líder inspirador deve dedicar parte do seu tempo para conhecer os membros de sua equipe, demonstrando um interesse genuíno, entendendo que cada pessoa possui histórias, ambições e sonhos diferentes, para então ganhar a confiança de seus liderados, ajudando cada um a alinhar seus objetivos com os da empresa. Outra habilidade importante é ser um motivador. Uma equipe constantemente motivada procura se desafiar mais, obtendo assim os melhores resultados.

5. Identificar e desenvolver outros líderes

Como citado acima, um líder inspirador é aquele que conhece bem sua equipe e está sempre motivando e incentivando os colaboradores a assumirem novas funções. Sendo assim, ele está em constante busca por líderes potenciais. Essa é uma das características e habilidades que um líder deve possuir: reconhecer quem dentro de sua equipe possui o potencial para exercer tal função e, ajudar a desenvolver tais habilidades, sendo sempre um exemplo de como conseguiu tal função.

6. Reconhecer e recompensar a equipe

Todo líder que deseja ter um ambiente de trabalho positivo, e que procura cooperatividade e engaja por parte de seus funcionários, deve reconhecer e recompensar sua equipe. Essa estratégia traz grandes benefícios para a forma com que sua equipe irá se comportar. Não somente a remuneração tem importância, mas o sentimento de ser reconhecido por seu bom desempenho fará com que sua produtividade aumente. Alguém motivado e engajado realiza seu trabalho com muito mais zelo e eficiência, o que refletirá não somente no trabalho individual, mas no desenvolvimento de toda a equipe.

7. Ser o exemplo do que deseja ver

Desde crianças somos moldados por meio dos exemplos que temos ao longo de nossas vidas e no meio empresarial não é diferente. Um líder deve ser um exemplo a ser seguido. Todos os valores e a cultura da empresa devem ser defendidos por ele não somente em palavras, mas em ações. Sua conduta, ética, empatia, comprometimento e humildade devem encorajar a sua equipe a se comportar igualmente.

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