[ad_1]
O que é a gripe canina?
A gripe canina, ou influenza canina, consiste em duas cepas. O primeiro é chamado H3N8 e o segundo é H3N2; sendo este último o mais perigoso. O H3N8 se originou em 1984 e passou por uma adaptação significativa ao passar de cavalos para cachorros. Relatórios da Coréia do Norte e do Canadá afirmam que o H3N2 é uma cepa totalmente nova que provavelmente evoluiu da gripe aviária e é altamente infecciosa para cachorros e gatos.
Quais são os sintomas da gripe canina?
A gripe canina geralmente aparece como mais do que apenas seu filhote olhando para o clima. Eles costumam apresentar sintomas como tosse e letargia, que são fáceis de identificar em casa.
Eles geralmente expelem muco e perdem o interesse pela comida. A perda de apetite é geralmente o maior sinal de coação que os donos percebem e é um dos sintomas que você nunca deve ignorar em seu cão. Um sintoma um pouco mais difícil de detectar é a febre canina, que pode ser confirmada no veterinário.
O que devo fazer se meu cachorro apresentar sinais de gripe canina?
Se você suspeitar que seu cachorro pode estar com gripe canina, leve-o imediatamente ao veterinário. Se você precisar esperar até de manhã, comece a tomar líquidos com seu filhote. Certifique-se de que ele esteja confortável, mas depois isole-o. Certifique-se de que todos os seus outros animais de estimação estejam a uma distância segura dele ou de qualquer coisa que ele toque. Você pode sentar com ele, é claro, já que a gripe canina não é transmissível aos humanos.
Certifique-se de que seu filhote descanse bastante até que ele veja o veterinário. Após uma visita ao veterinário, faça tudo conforme as instruções – inclusive dando-lhe antibióticos para infecções oportunistas. Se tudo correr bem, seu cão deve estar se sentindo muito melhor em cerca de duas semanas.
Como posso proteger meu cachorro da gripe canina?
A gripe canina é incrivelmente infecciosa; tanto que quase todos os cachorros expostos vão contrair a gripe canina. Por isso é tão importante manter a vacinação em dia contra a gripe canina. Ter imunidade à gripe canina reduzirá muito as chances de um cão contraí-la. Se não forem vacinados, no entanto, a maioria dos cachorros desenvolverá sintomas externos, enquanto outros permanecerão portadores. Como o vírus pode sobreviver por dois dias nas superfícies e nas mãos por 24 horas, a transmissão é difícil de controlar.
Evitar canis e espaços públicos aumentará as chances de seu cão permanecer livre da gripe canina. Se isso for impossível, no entanto, certifique-se de frequentar locais com rigorosos regimentos de limpeza. Os desinfetantes são eficazes contra a gripe canina, portanto, desde que todos observem suas rotinas de limpeza e lavagem das mãos, seu filhote deve permanecer saudável.
[ad_2]
Source link