A hidroterapia canina pode beneficiar cachorros com uma ampla gama de condições médicas. Mas o que é hidroterapia e como exatamente ela ajuda os cachorros? Aqui está o que você precisa saber sobre os benefícios da hidroterapia canina:
Como funciona a hidroterapia para cachorros?
índice
Em grego, a palavra “hidroterapia” significa “cura pela água”. É usado principalmente para ajudar os humanos, mas até cachorros que não gostam de nadar podem se beneficiar dele.
Flutuar na água acalma e fortalece o corpo, proporcionando resistência sem pressão nas articulações. Pode ajudar cachorros mais velhos com dores nas articulações e também cachorros pós-operatórios. A hidroterapia reduz o estresse em seus corpos, permitindo que eles se movam mais livremente enquanto desenvolvem força e flexibilidade.
Como é a hidroterapia canina?
As esteiras de hidroterapia canina são feitas de plástico ou vidro estanques. Os cachorros ficam na água na altura das pernas e caminham ou correm.
A hidroterapia para cachorros pode incluir banheiras de hidromassagem, esteiras subaquáticas ou piscinas para cachorros. Sempre que um terapeuta estiver trabalhando com seu cão, será um evento bastante prático em um ambiente controlado. Então você não precisa se preocupar com seu filhote flutuando!
Quais são os benefícios da hidroterapia canina?
Existem muitos benefícios da hidroterapia canina e várias maneiras de beneficiar seu cão.
1. Exercício e relaxamento de baixo impacto
Caminhar nesta esteira submersa beneficia os cachorros, permitindo maior flexibilidade articular e movimento em um ambiente de baixo impacto. Especialmente porque suas articulações não são estressadas pela força da gravidade. Essa técnica também pode reduzir a inflamação e melhorar a circulação.
Outros benefícios da hidroterapia incluem diminuição da dor, relaxamento da tensão muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso e redução do edema. A hidroterapia também melhora o humor com as endorfinas liberadas pelo exercício.
2. Força Muscular e Aptidão Cardiovascular
Aumentar a força muscular, reduzir a probabilidade de complicações secundárias, aumentar a qualidade de vida e melhorar o condicionamento cardiovascular são resultados positivos.
Passar um tempo na água pode aumentar a drenagem linfática e ajudar o sistema imunológico a funcionar melhor. Também pode melhorar a digestão de um cão e ajudar seu corpo a se livrar rapidamente das toxinas.
3. Equilíbrio e Flexibilidade
A hidroterapia pode melhorar o equilíbrio, a coordenação e os níveis de energia de um cão, melhorando o bem-estar. A hidroterapia canina pode ajudar seu cão a retornar a um nível anterior de condicionamento físico e retardar a progressão de doenças degenerativas. Também pode servir como uma ótima ocasião para você e seu filhote se relacionarem!
Se o seu cão tem algum problema de ouvido ou é propenso a infecções de ouvido, você precisará tomar cuidado extra para proteger seus ouvidos. Se a água entrar em seus ouvidos durante uma sessão de hidroterapia, pode piorar a condição do ouvido, o que pode prejudicar sua capacidade de equilíbrio.
Quais condições de saúde se beneficiam do tratamento de hidroterapia canina?
Existem muitas condições de saúde canina que são ajudadas pela hidroterapia. Entre eles estão displasia de quadril ou cotovelo, lesões do ligamento cruzado, osteoartrite, CDRM (radiculomielopatia degenerativa crônica), condições ortopédicas e recuperação de trauma. A hidroterapia canina é uma das ótimas maneiras de ajudar um cão artrítico.
Por ter tantos benefícios físicos, psicológicos e sociais, a hidroterapia canina é recomendada para filhotes que sofrem. Ele oferece uma maneira holística de ajudar seu cão a se recuperar de uma lesão e voltar a se sentir como antes. Também ajuda a manter a moral e a função física durante o tratamento de uma doença degenerativa. Todas essas coisas o tornam uma das grandes atividades para cachorros idosos.