Ao procurar por soluções que facilitem o controle de contas a pagar, duas opções bem conhecidas são DD, Débito Direto Autorizado, e DA, Débito Automático. Mas eles não são sistemas seguros quando são semelhantes: os dois sistemas são muito semelhantes e a compreensão disto é essencial para saber como usar cada um deles.
Basicamente, o DDA permite em um só lugar que os recibos de cobrança sejam pagos, e o Débito Automático para executar as funções de pagamento registradas das diferentes contas (e cada sistema é único para contas de pagamento).
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.
Abaixo, veja automaticamente como o DDA e o débito funcionam e quais são as diferenças entre eles.
O que é a DDA, a Autorização de Débito Direto?
Criado em 2009, o DDA é um sistema que permite o acesso eletrônico (aplicativo, internet, telefone, caixa eletrônico ou outros canais da instituição financeira) aos boletos de cobrança emitidos em nome de uma pessoa (pessoa física ou jurídica).
Com isso, cada vez que um novo boleto for distribuído, a instituição financeira será notificada pela entidade e poderá autorizar o pagamento da conta com o saldo da conta – daí o nome Débito Direto Autorizado.
Quais contas podem ser incluídas no PDD?
Basicamente, contas como as de um condomínio, uma escola, uma universidade, um plano de saúde, entre outros, podem ser incluídas no DDA.
Contas de serviços públicos, como água e eletricidade, e cobrança de impostos, como o IPTU (imposto de propriedade), não podem ser incluídas no DDA porque não são recibos de cobrança.
Você pode gostar:
O que é investimento? Como começar a investir?
Como Começar Investir em Dólar? [GUIA ATUAL]
Como funciona o DDA?
Para usar o DDA, uma pessoa tem que se registrar como “sacado eletrônico” (o nome formal do pagador) em uma instituição financeira onde ela tem uma conta e que oferece o serviço de Débito Direto Autorizado aos seus clientes (o Nubank ainda não oferece este serviço).
Então, essa empresa emitirá as taxas em seu nome, você poderá visualizá-las através do aplicativo, internet banking, caixas eletrônicos e outros canais da instituição financeira onde você registrou o DDA.
Também é possível visualizar os encargos que não estão em seu nome, mas são de sua responsabilidade (como a conta da faculdade de seus filhos ou a conta do seguro de saúde de seus pais).
Para fazer isso, para quem a cobrança foi feita no caso particular da pessoa (como a criança, a universidade) você precisa autorizar o DDA em nome da pessoa que vai pagar a conta.
O que é débito direto?
O débito direto é um serviço oferecido pelos bancos e outros financiadores para liquidar automaticamente contas recorrentes usando o saldo da conta do cliente. Isto significa que o titular da conta não tem que pagar a conta manualmente a cada mês.
As contas podem ser pagas por débito direto?
Em geral, o débito direto pode ser usado para pagar contas de serviços públicos e impostos. Os exemplos mais comuns são eletricidade, água, gás, telefone, internet e IPTU.
Como funciona o débito direto?
O débito direto funciona como um meio automático de pagamento de contas freqüentes. Ao invés de pagar a conta manualmente, a pessoa ou autorização de débito automático e a instituição financeira fazem o pagamento automático a cada mês usando o saldo na conta.
Para usar débito automático, você precisa ser cliente de uma instituição financeira que oferece este serviço (como o Nubank) e ter uma conta mensal que permita esta forma de pagamento, como água, eletricidade e gás.
Então, você só tem que registrar a conta no débito automático e certificar-se de que você tem o suficiente para retirar a conta na data de vencimento.
Qual é a diferença entre DDA e débito direto?
Resumidamente, o local de débito direto ou DDA, o pagamento automático permite que você veja em um pagamento, registrado o local de débito feito das faturas, o pagamento automático das faturas. Além disso, cada sistema funciona para diferentes tipos de contas.
Para facilitar a visualização dessas diferenças, consulte a tabela a seguir:
O que faz | Contas permitidas | Como funciona | |
DDA (Débito Direto Autorizado) | Visualizar no app, internet banking e outros canais eletrônicos todos os boletos de cobrança que Permite uma pessoa tem para pagar. | Boletos de cobrança, como condomínio, escola, faculdade e plano de saúde. | Ao se cadastrar no DDA, a pessoa consegue visualizar os boletos a pagar e, se quiser, autorizar o pagamento usando o saldo da conta. |
Débito automático | Realiza o pagamento automático de contas a pagar o saldo da conta. | Contas de serviços públicos e alguns tributos, como água, luz, telefone, internet e IPTU. | Ao cadastrar uma conta em débito automático, o pagamento é realizado automaticamente com o saldo da conta no dia do vencimento. |
Continue navegando pelo site do Sertão Alerta Portal para mais conteúdos e noticias de qualidade!