Conheça os modelos de organograma empresarial

O termo organograma empresarial pode nos lembrar de processos complexos e burocráticos de uma organização. Porém, a finalidade dessa ferramenta é justamente evitar que as demandas da empresa de fixação e burocráticas. Por isso, negócios não abrem mão de ter muitos para chamar de seu.

Mas o que é organograma empresarial? são os benefícios de implantá-lo na empresa? E os principais tipos, quais são? Neste artigo, respondemos a esses questionamentos. Avance para os próximos resultados!

O que é um organograma empresarial?

índice

Se formos procurar em um dicionário significado para organograma empresarial, o que é algo assim: estrutura gráfica da hierarquia que representa as diferentes elementos que encontrar uma empresa. Ficou difícil? Vamos explicar.

Trocando em miúdos, o organograma empresarial é a maneira como a empresa organiza seus departamentos, áreas, cargas, tempos e hierarquia interna. Em vista dessa finalidade, esse termo também é conhecido como estrutura organizacional – talvez essa você já tenha escutado.

Entre os objetivos do organograma, podemos apontar uma das principais equipes: garantir que a empresa e realizar suas funções empresariais da melhor maneira possível. Em outras palavras, é fazer com que o negócio funcione a “todo o vapor” rumo ao alcance de metas e objetivos internos.

Como em toda estrutura, o organograma empresarial tem seus pilares sustentadores. São eles:

  • Hierarquia – nível de divisão de cargas mais altos e mais baixos em uma equipe, bem como os que têm o mesmo hierárquico;
  • Linhas de comunicação – ligações que interligam cargas, funções e departamentos;
  • Unidades de trabalho – caixinhas que o nome de um funcionário, apresentar e setor.

Vantagens de construir um organograma para sua empresa

De acordo com o livro “Comportamento Organizacional – A dinâmica do sucesso das organizações”escrito por Idalberto Chiavenato, uma estrutura organizacional capaz de transformar o comportamento e a mentalidade existente dentro de uma empresa.

O que esse autor quer dizer? Dito de outra maneira, ele revela que o modo como as equipes lidam com seus serviços é impactado pela forma como a empresa organiza seus processos. Vemos aí uma importante relação de interdependência.

Para ficar ainda mais claro, a seguir, vamos mostrar os impactos positivos e os benefícios que um organograma empresarial eficiente oferece para os negócios.

Esclarecer a estrutura da empresa para todos

Qual é a trajetória de minha carreira dentro da empresa? Esse pode parecer o questionamento de um colaborador desorientado – e é mesmo. Só que não na própria vida profissional, mas no caminho que deve percorrer dentro da organização.

Na verdade, esse questionamento não deveria existir, pois a empresa precisa ter uma estrutura organizacional bem definida. E, como visto, é para isso que serve o organograma empresarial.

Uma vez planejado no negócio, os colaboradores sabem exatamente como é a progressão das carreiras internas. Além disso, entendem quem é o seu superior, funcionário do mesmo nível e até as cargas inferiores ao seu.

Não é o caso aqui de quem é melhor do que outro – que isso fique bem claro. Ao contrário, o organograma empresarial visa dar um norte para as equipes internas. Sem esse “horizonte”, os profissionais podem facilmente perder a motivação e trocar de emprego.

Melhoria na comunicação interna

Outra vantagem do organograma empresarial é otimizar uma comunicação interna. Como isso acontece? Pense em um colaborador que precisa de uma autorização para iniciar um projeto importante para o setor ou de um treinamento para cumprir bem os seus serviços. A quem ele deve retornar?

Ao superior dele – talvez tenha aqui. Essa resposta está correta. Mas e se ele não quem é o seu gerente ou gerente? Por mais estranho que essa situação possa parecer, acontece especialmente em empresas com um grande quadro de funcionários.

O perigo disso é o colaborador não encontra a orientação necessária e prejudica a qualidade de seus serviços. Por outro lado, o organograma indica quem é a liderança de cada setor interno. Dessa forma, se otimiza a comunicação entre colaborador e líder, visando as demandas com alta eficiência.

Identificação de lacunas

Gap é uma palavra da língua inglesa que significa: lacuna, distanciamento e distanciamento. Dentro da estrutura de uma empresa, uma lacuna seria a ausência de uma função, setor ou carga importante para o sucesso do negócio. Por exemplo, imagine um RH sem recrutadores – isso é um gap.

Porém, existem lacunas que não eram tão evidentes para os gestores como o exemplo que citamos. Para facilitar essa identificação, a empresa precisa de um organograma empresarial. Por meio dessa visualização gráfica, aspecto fica fácil para indicar lacunas em qualquer um do negócio e suprir essa necessidade de precisão.

Conheça os modelos

A seguir, elencamos os principais modelos de organograma empresarial e como são utilizados.

Radial

O organograma radial ou circular é usado para apresentar as funções de cada membro de uma equipe e demonstrar a proximidade entre as áreas. Dentro do círculo, os gestores são inseridos no centro e os colaboradores em torno deles. Para facilitar ainda mais a visualização, as cargas têm núcleos diferentes.

Funcional

O organograma funcional é o mais comum. Nessa estrutura, todos os profissionais, funções e setores são inseridos em caixas que ficam organizadas por linhas. Nas mais altas estão os líderes e nas mais baixas os subordinados. Sendo assim, fica fácil perceber a posição dos colaboradores na empresa.

Linear

Esse tipo de organograma mostra a relação entre as atividades e processos com os colaboradores. Por isso, o linear é bem utilizado em projetos de setores como um Kanban: com e, tarefas e seus responsáveis ​​responsáveis.

Horizontal

A estrutura do organograma horizontal é bem parecida com o vertical. No entanto, a diferença está na representação das embalagens. No caso horizontal, as cargas mais importantes ficam à esquerda e as cargas à direita.

Matricial

O organograma matricial, normalmente, é utilizado que possui uma estrutura estrutural projetada para projetos. Como é o caso de engenharias, consultorias e consultorias. Nesse modelo, são apresentados grupos de trabalhadores vez de unidades setoriais, flexibilidade em estrutura.

Conclusão

Sabemos que as empresas são como organismos vivos. Afinal, sem uma organização e cooperação interna, não é possível por muito tempo. Conforme neste artigo, o organograma explicativo é a chave para a perpetuação das atividades de um negócio.

Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo site do Sertão Alerta portal para mais conteúdos e notícias como esta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *