Como funciona o Compliance no Nubank?

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O Nubank nasceu, em 2013, com a missão de devolver o controle das pessoas sobre seu dinheiro e desburocratizar os serviços financeiros. Desenvolver produtos e serviços fáceis de usar e estimular a inovação em todos os nossos tempos sempre fez parte do nosso cotidiano.

Mas a gente sabe: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Como continuar inovando todos os dias e desafiar o status quo de maneira sustentável? É aí que entra o papel da área de Conformidade.

Compliance pode ser definido como um conjunto de práticas e procedimentos que tem como objetivo garantir que a empresa e seus colaboradores sigam as leis, regulamentações e normas internacionais.

Abaixo, entenda melhor como funciona essa atuação dentro do Nubank e de que maneira o Compliance trabalha para proteger a empresa de riscos de conduta e regulatórios.

Compliance vem do verbo “cumprir” que, em tradução direta do inglês, significa cumprir e agir em conformidade com um conjunto de regras.

No mundo corporativo, o Compliance é responsável por uma série de atividades que as empresas implementam para estar em conformidade com regulamentos internos, normas, determinações dos órgãos reguladores e leis que têm a ver com seu ramo de atuação.

No Nubank, todas as áreas são responsáveis ​​por mapear os possíveis riscos do negócio e desenvolver soluções para evitar que eles se concretizem. Por isso, seguimos com um esquema de linhas de defesa, que funciona assim:

  • primeira linha de defesa: aqui estão as áreas donas dos riscos relacionados aos seus negócios. Do Marketing à Engenharia, todas as vezes o Nubank precisa avaliar os riscos das iniciativas de adesão na empresa;
  • Segunda linha de defesa: é composto pelos tempos de Risco, Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, responsáveis ​​por auxiliar a primeira linha a gerenciar seus riscos e construir políticas, procedimentos e treinamentos relacionados à defesa do Nubank;
  • Terceira linha de defesa: é composta pelo time de Auditoria Interna, responsável por auditar os processos do Nubank de maneira contínua.

O Compliance é responsável por proteger o Nubank de riscos de conduta e regulatórios, mantendo a agilidade em toda a empresa para que as equipes possam inovar constantemente e o Nubank possa crescer de maneira sustentável.

Por aqui, o Compliance se divide em 3 vezes: Ética, Compliance Regulatório e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Entenda a atuação de cada um deles:

Ética

O tempo de Ética é guardião das diretrizes de conduta do Nubank e de sua ética. A principal responsabilidade deste tempo é garantir que o Nubank seja uma empresa ética, segura e transparente para seus clientes, funcionários, investidores e fornecedores.

Entre as responsabilidades deste tempo estão:

  • Construção de Códigos e Políticas Internas com diretrizes de conduta e integridade;
  • Treinamento, monitoramento e teste de diretrizes;
  • Gerenciamento do Canal de Denúncias Anônimas do Nubank para mitigar as proteções a essas diretrizes.

Compliance Regulatório

O time de Compliance Regulatório é quem monitora a compliance do Nubank em relação aos órgãos reguladores e autorreguladores. Esse trabalho envolve:

  • Rastrear a implementação de novas regulações;
  • Atuar de forma a prevenir e detectar práticas incompatíveis que podem resultar em descumprimento de normas;
  • Testar as principais normas, políticas e procedimentos cuidados, para identificar oportunidades complementares a demais áreas de segunda e terceira linhas de defesa;
  • Aplicar treinamentos, fazendo o controle de revisão e aprovação de políticas e procedimentos de temas regulatórios;
  • Avaliar novos produtos e funcionalidades;
  • Coordenar inspeções e consultas de reguladores;
  • Monitorar a correção de não conformidades, ajudando nossos produtos a serem adequados para os nossos clientes e mitigando o risco regulatório de débitos para o Nubank.

Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Conhecido como tempo de AML (Anti-Money Laundering), essa equipe agrega valor ao Nubank por meio da implementação de um programa global de prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo, garantindo que a companhia e seus principais stakeholders se comprometam a aderir e cumprir com o programa e questões regulatórias.

Janine Heineman, Diretora de Conformidade:

Tem sido uma experiência incrível trabalhar no Nubank e ter tido o privilégio de guiar o crescimento da função de Compliance aqui. Em quase 4 anos, pudemos construir uma cultura de fazer a coisa certa, trazendo conscientização de Compliance para os Nubankers e, ao mesmo tempo, confiantes para viabilizar inovações das áreas de negócios e seus diversos projetos, liderança com o conceito de “targeted friction” .

Buscamos um “Compliance Humanizado”, que é parceiro das áreas, aprende com os erros e demonstra razoabilidade. Nosso Compliance equilibra a necessidade de cumprir com requerimentos regulatórios e políticas internas com uma abordagem baseada em risco, utilizando dados para a tomada de decisões e tecnologia para escalar os processos.

Marcos Junior, analista de Compliance:

Trabalhar no Compliance do Nubank é saber que todos os dias eu posso, de alguma forma, contribuir um pouco para que os Nubankers consigam se sentir seguros e à vontade em um ambiente saudável, podendo contar conosco caso precisem de ajuda em relação a uma situação desconfortável de violação às nossas diretrizes do Código de Conduta. Construímos uma empresa mais forte e que, a partir de um ambiente de trabalho leve, pode focar nos seus clientes.

O bacana do nosso tempo é que ele é formado por pessoas com diferentes formações e experiências. A ideia de construir um tempo multidisciplinar nos ajuda a levar o Compliance para lugares que não foram imaginados antes e transmitir mensagens de formas diferentes e que abraçaram lugares que antes eram difíceis de se alcançar.

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