Confira as regras da restituição do IR 2022

[ad_1]








Começa no dia 7 de março, e vai até 31 de maio o período de declaração do Imposto de Renda 2022. Uma das dúvidas que surgem logo no início é em relação à restituição do IR: quem tem direito? Como funciona? Quando você recebe? Qual o calendário? Veja, a seguir, as regras da restituição do IR 2022.

A restituição do imposto de renda é, basicamente, a devolução de parte do imposto pago pelo contribuinte. Ele tem direito a ela quando, no acerto de contas com a Receita Federal – isto é, no momento da declaração – é identificado que pagou mais impostos do que deveria.

Esse valor que o contribuinte recebe de restituição é exatamente a diferença que ele pagou a mais. No caso da restituição do imposto de renda 2022, ela é referente ao ano de 2021 e todos os impostos sobre a renda pagos durante o ano passado.

Não são todas as pessoas que têm direito à restituição do IR: aqueles que não pagaram imposto a mais no ano anterior não a receber. Por outro lado, existem aqueles que pagaram menos impostos do que deveriam e, por isso, devem pagar mais impostos no momento da declaração do IR.

Veja mais aqui.

Neste ano, as restituições do imposto de renda serão pagas em cinco lotes diferentes, entre os meses de maio e setembro:

lotedados de pagamento
31/05/2022
30/06/2022
29/07/2022
31/08/2022
30/09/2022

Não dá pra saber exatamente. O que a Receita Federal diz é que, quanto antes o contribuinte entregar sua declaração, antes deve receber sua restituição.

Uma semana antes de liberar os valores de cada lote, a Receita abre a consulta em seu local para que as pessoas verifiquem se vão receber aquela leva. Essa é a única forma de saber em qual lote você está.

Saiba mais sobre a restituição do IR.

Neste ano, a grande novidade é que diversos pagamentos poderão ser feitos via Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central.

Se você tem restituição a receber, por exemplo, poderá informar sua chave Pix para receber o valor. No entanto, essa opção só está disponível para chaves cadastradas com CPF, sendo que o número do documento precisa ser igual ao informado na declaração. Essa é uma medida da Receita Federal para aumentar a segurança no processo de restituição.

Se você não tem uma chave Pix cadastrada, continue podendo receber por conta. Basta informar os dados da sua conta ao final do processo.

Saiba como receber a restituição na conta do Nubank

O Pix também pode ser usado para quitar o DARF, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Esse documento é disponibilizado para contribuintes com imposto a pagar.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história aqui.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *