Vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda?

[ad_1]









Em 2022, a entrega da declaração do Imposto de Renda será feita entre os dias 7 de março e 31 de maio. Já a restituição deve ser paga pela Receita Federal entre os meses de maio e setembro. Uma dúvida comum é se é possível (e se vale a pena) antecipar a restituição do IR.

Como consultar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?

Antecipar a restituição, no entanto, nem sempre é uma boa. Abaixo, veja se essa opção vale a pena para você.

A restituição do IR é uma parte do imposto que você pagou sendo devolvida.

Ou seja, se no acerto de contas com a Receita for identificado que você recebeuu mais imposto do que deveria ao longo do ano, essa parte “extra” da contribuição é devolvida para você. Logo, o valor que cada contribuinte pode receber pode variar.

Quem tem muitas deduções a fazer (dependentes, despesas, gastos com educação, aposentadoria privada médica e etc) também pode ter uma restituição maior, exatamente por conta dos descontos no imposto que acumulam com essas despesas.

A restituição é paga em lotes paralelos; isso significa que a cada mês um lote de contribuintes receberá parte do imposto de volta.

Mas vale dizer que nem todos os contribuintes têm direito à restituição. Somente aqueles que conseguem deduzir gastos, que toleram mais do que o necessário e que não caiu na malha fina terão valores a receber.

Antecipar a restituição do IR nada mais é que pedir um empréstimo ao seu banco no valor da sua restituição: a instituição antecipar esse valor e, ao receber da Receita, você paga de volta com juros.

Essa pode ser uma boa opção para quem precisa do dinheiro antecipado, mas é preciso cuidado para não se enrolar com os juros.

Em outras palavras: você não está exatamente antecipando sua restituição, mas sim, tomando um empréstimo. Como o banco sabe que você vai receber no futuro, ele libera aquele valor antes, mas cobra de volta com juros.

A resposta mais simples é: depende da sua situação financeira. Antecipar a restituição do Imposto de Renda pode valer a pena se você estiver precisando do dinheiro e se as condições de pagamento forem mais vantajosas que outras opções.

Por exemplo, se você já tem dívidas caras, como rotativo do cartão de crédito, cheque especial, ou empréstimos com juros muito mais altos, o dinheiro da restituição pode te ajudar a arcar com esses compromissos – com opção de juros mais baixos.

A antecipação também pode ser vantajosa em situações de emergência (uma conta prestes a vencer, por exemplo) e de investimento no próprio negócio (estrutura, produtos e etc).

Mas o ideal mesmo é pesquisar diferentes opções de empréstimo e optar por aquela que cabe no seu bolso. é importante nunca esquecer que a antecipação é um empréstimo. Ou seja, você vai ter que devolver com juros – antes de contratar, garanta que ele é realmente a melhor alternativa.

Veja algumas dicas para se organizar para pagar um empréstimo pessoal:

Como se planeja pagar um empréstimo pessoal

Quando vale a pena pedir um empréstimo?

Taxa de juros: empréstimo vale a pena? Saiba como calcular


Leia também informações sobre o IR 2022:

Quem recebe do INSS precisa declarar o IR 2022?

Como usar o aplicativo Meu Imposto de Renda?

Como acompanhar o andamento da sua declaração do IR?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? saiba mais sobre nossos produtos e nossa história.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *