Transformando uma jogada de 21 segundos em um livro de 264 páginas

[ad_1]

Tyler Bridges procurou por 4 anos para escrever um trabalho sobre o “maior final da história do futebol universitário”

*Por Tyler Bridges

Tyler Bridges, NF ’12, para escrever sobre o final mais ruim da história do esporte universitário

Era dezembro de 2016, e minha filha é Luciana e estávamos sentados em uma jacuzzi ao ar livre depois de um dia esquiando no Lago Tahoe. Um rosto na jacuzzi mencionou que ele havia treinado na Universidade da Califórnia em Berkeley. Quando soube que havia me treinado em Stanford, não resistiu em me provocar sobre jogar em Stanford-Cal em 1982. Quando o time de Stanford estava no lugar errado na hora errada, trazendo o final mais estrondoso para a história do futebol americano universitário. Depois, mostrei o vídeo para Luciana. Não foi a primeira vez que nos ouvi chorando enquanto estava lá. Pensei: tenho que escrever um livro sobre esse jogo!

Por que a reação? Isso me conectou com memórias calorosas da minha juventude. Cresci em Palo Alto assistindo aos jogos de futebol de Stanford com meu pai e minha irmã. E por 4 anos em Stanford, toquei trombone na banda marcial, o que realmente não funcionou. Ainda me lembra onde eu estava quando ouvi aquele jogo famoso, que havia formado 5 meses antes.

Mais como escrever um livro sobre um jogo que durou 21 segundos? Um conjunto inicial de entrevistas me disse que havia muitas ótimas histórias de fundo para definir o que aconteceu naquele dia. No centro da história estava John Elway, de Stanford, considerado um dos dois maiores zagueiros de todos os tempos Uma intensa rivalidade entre duas potências acadêmicas separadas por apenas 40 mil proporcionaram o cenário perfeito.

A investigação durou 4 anos, ou seja, o mesmo tempo em que ele trabalhou diariamente arrecadando dinheiro da política da Louisiana. Fiz cópias de 1.500 artigos de 9 dias diferentes na Baía de São Francisco e entrevistei 375 pessoas jogadores, treinadores, árbitros, tocedores, locutores e repórteres. O resultado foi o meu livro “Cinco Laterais e um Trombone” (“5 Laterais e 1 Trombone”, em português).

Durante todo o tempo, meu guia esteve nas dependências do programa de TV “Columbo”, dois anos 1970, onde o assassinato acontecia sempre no início. Você, então, compareceu para ver como o peculiar detetive resolveu o mistério. Imagine que os leitores saberiam que eu estava ganhando ou jogando, mas gostariam de virar a página para saber o que acontece a seguir se você tiver 5.000 grandes detalhes e histórias que o colocariam em campo e sem roupas. A reação de dois leitores me diz que eles fizeram a abordagem correta.


Texto traduzido por Isadora Albernaz. Leia o original em Inglês.


QUALQUER Power360 Possui parceria com duas divisões da Fundação Nieman de Harvard: o Nieman Journalism Lab e o Nieman Reports. O acordo consiste em traduzir para o português os textos que o Nieman Journalism Lab ou o Nieman Reports publicaram e publicar este material não Power360. Para ter acesso a todas as traduções já publicadas, clique aqui.



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *