Já reparou que o planeta terra é repleto de diversidade? Vemos isso nos animais, nas plantas e até nos pequenos insetos. O mesmo padrão se repete com os seres humanos. Embora façamos parte de uma mesma raça: a humana, somos diferentes na aparência, personalidade e no perfil comportamental.
Neste artigo, explicaremos por que as diferenças precisam se interessar pelos perfis comportamentais de seus colaboradores. Falaremos ainda sobre os principais perfis e como vantagens de mapeá-los. Acompanhe os próximos passos!
O que é perfil comportamental?
A palavra comportamento se refere a um conjunto de atitudes ou a forma de procedimento de um indivíduo. Logo, o perfil comportamental é um padrão específico de personalidade. Esse padrão tem origem em nossa genética, mas também é moldado pelas experiências e contatos sociais que temos durante a vida.
É impressionante como em uma mesma família pode existir vários perfis comportamentais. Talvez um mesmo casal tenha um filho mais tímido, outro extrovertido e ainda outro com uma postura intelectual. Conheça bem cada uma dessas personalidades com os filhos a se relacionarem melhor.
O mesmo acontece nas empresas. Quando os gestores sabem qual é o perfil comportamental dos colaboradoressabem lidar com as fraquezas, habilidade e reações deles com maior facilidade. Além disso, entende como explorar todo o potencial que os profissionais podem entregar para o negócio.
Os 4 tipos de perfis comportamentais
Hum artigo do site de notícias BBC mostrou uma forte tendência entre as empresas. O título do artigo é “A nova maneira que sua personalidade pode estar te segurando”, em tradução livre: A nova maneira como a sua personalidade pode prender você.
Segundo essa matéria, as organizações estão usando cada vez mais testes para preenchimento de vagas internas. Se para os candidatos de um processo seletivo esse método é capaz de “prender” ou impedir de serem contratados, para as empresas significa admitir profissionais com o perfil adequado.
O mesmo artigo que cargas diferentes exigem perfis distintos ainda. Podemos estender até esse pensamento: culturas diferentes também podem ser diferenciadas.
Para ajudar a descobrir qual perfil comportamental é o mais adequado para a empresa ou setor, elencamos os 4 principais.
Comunicador
Sabe aquele profissional carismático, bom de prosa e bem persuasivo? Esse tem o perfil comportamental do comunicador. Quais são os benefícios de ter um comunicador na equipe? Um deles é uma promoção de bons relacionamentos, gerando um espírito de parceria entre os membros de um time.
Outra vantagem é o poder de influência que o comunicador tem. Caso seja empolgado com um projeto ou estratégia, consiga estimular esse sentimento nos colegas de trabalho.
No geral, quem tem esse perfil comportamental não costuma ser um bom analista, planejador ou estrategista. Sendo assim, uma carga interna de análises analíticas, talvez não seja um treinamento ou uma equipe de treinamento se encaixaria bem.
Executor
Eu gosto de desafios! Se ouvir essa frase de algum profissional, é provável que seja provável do perfil do executor. Como o próprio nome revela, esse tipo de personalidade executa – em termos populares: “coloca para fazer”.
São aqueles que trabalham corajosos, motivadores, que enxergam soluções enquanto todo mundo desafia e trabalha em cima de metas, às vezes até ultrapassando-as. Embora o gestor executivo seja o perfil dos projetos de qualquer gestor, olhando mais de perto, pode não gozar tanto assim.
Visto que as pessoas executoras tendem a ter dificuldades em seguir as regras, agir em forma de autoridade e encontrar dificuldades com colegas que não tiveram a mesma empolgação diante dos desafios.
Então, em qual função o executor se encaixaria bem? Uma carga mais estratégica que lide com o desenvolvimento de projetos inovadores. Sem dúvidas, profissional esse tocará esse tipo de atividade como ninguém.
Idealizador
Podemos dizer que o idealizador comportamental é ideal para atuar nas atividades que antecedem as do executor. Porque? Pois esse perfil se posiciona como o promotor das soluções criativas e sua determinação.
Isso acontece devido à sua capacidade de observar as pessoas, a empresa e até o mercado em que o negócio está inserido. Dessa forma, o idealizador consegue projetar o futuro e traduzir isso na elaboração de estratégias para a empresa.
Entre os pontos fracos do idealizador está a dificuldade de foco. Uma vez que a sua mente pode criar vários cenários e ideias de uma só vez. Estas características, uma função compatível com a área de planejamento.
Analista
O perfil comportamental do analista costuma ter alta capacidade de planejamento, análise, execução de metodologias e organização de demandas. São colaboradores detalhados com regras e entregam resultados com eficiência.
Por outro lado, os analistas não tanto carisma ou espírito de parceria. Por isso, indicadores de desempenho e gráficos adequados para lidar com tarefas burocráticas que envolvem a análise de números, desempenho e gráficos.
são como vantagens de mapear os perfis comportamentais?
Para obter os benefícios vindos dos perfis comportamentais dos colaboradores, a empresa mapeá-los ou identificar-los. Mas quais são as vantagens dessa prática? Vejamos algumas.
Lacunas de identificação
Quando as equipes são construídas com base no perfil comportamental, o negócio identifica e corrige as lacunas ou lacunas de habilidades. Uma vez que é possível compor vezes com habilidades distintas, mas que se complementam.
Além disso, os gestores podem potencializar as competências dos profissionais. Quer realizar essa prática com maestria? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book:
Autoconhecimento
Por meio de estimativas de perfis comportamentais, os colaboradores conhecem suas habilidades e competências. O resultado será um maior autoconhecimento. Com isso, o tempo aprimora os pontos fortes e minimiza os fracos.
Redução de faturamento
A gestão baseada no comportamento comportamental na redução do perfil ou rotatividade profissional. O motivo disso é que os colaboradores serão alocados em cargas que exploram suas habilidades, potencializando o desenvolvimento da carreira.
Sem dúvida, olhar para os colaboradores de forma individual, e não coletiva, é o para a criação de um tempo de alto desempenho. Como estratégia, o perfil comportamental é perfeita para atingir esse objetivo.
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo site do Sertão Alerta portal para mais conteúdos e notícias como esta.