Países amazônicos precisam de um SUS, diz Dina Boluarte

[ad_1]

Presidente do Peru afirmou durante a Cúpula da Amazônia que as nações também devem frear os crimes ambientais na região

A presidente do Peru, Dina Boluarte, afirmou nesta 3ª feira (8.ago.2023) que os países amazônicos devem criar um Sistemas Único de Saúde e um sistema de proteção social integrado. “É chegado o momento de realizar obras de infraestrutura e de conectividade sustentável entre os nossos países”, afirmou Boluarte durante a Cúpula da Amazônia, realizada em Belém (PA). 

A líder peruana também disse ser necessário implementar políticas públicas para valorizar as atividades desenvolvidas por populações locais. “Para isso, será necessário, em 1º lugar, criar redes coordenadas de pesquisa e valorização dos conhecimentos ancestrais, iniciativas de estudo e de aplicação de tecnologias inovadoras e ambientalmente sustentáveis”, disse.

Boluarte declarou ainda que os países com território na Amazônia precisam “implementar esquemas de promoção da criação contemporânea e, em 4º lugar, desenvolver iniciativas conjuntas de turismo sustentável”

Na 3ª feira (1º.ago), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou uma proposta similar: a criação de um canal de TV estatal com abrangência internacional para promover o turismo no Brasil, incluindo o turismo ecológico na Amazônia. 

A presidente do Peru também propôs que os países presentes na cúpula visitem os outros continentes para “mostrar a vitalidade da cultura amazônica, suas lendas e tradições”. 

A líder peruana declarou que seu governo destinará recursos para avançar na conservação e uso sustentável das florestas no território do Peru. Sugeriu, ainda, a criação de uma parceria multilateral para frear os crimes ambientais na região, como desmatamento ilegal e tráfico de drogas. 

Ao final de seu discurso, Boluarte convidou Lula a visitar o Peru, para “aprofundar ainda mais a integração” entre as nações. “Eu quero convidá-lo a visitar meu país em breve para aprofundar ainda mais a integração peruano-brasileira e juntos transformarmos a governança da Amazônia que compartilhamos”, declarou. 

Esta é a 1ª viagem internacional de Dina Boluarte desde que assumiu a presidência peruana em dezembro de 2022, quando seu antecessor, Pedro Castilho, sofreu um impeachment depois de tentar dissolver o Congresso. 

CÚPULA DA AMAZÔNIA

O encontro, liderado pelo presidente Lula, conta com a presença dos líderes e autoridade dos países que tem a Amazônia como parte de seu território. Além do Brasil, o bioma está localizado em partes da Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana, Peru, Suriname e Equador.

Os 8 países participantes da Cúpula integram a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), instância criada em 1978 que incentiva o desenvolvimento sustentável e a inclusão social da Região. A reunião de 2023 é a 4ª entre os integrantes do tratado e a 1ª desde 2009.

O evento foi iniciado nesta 3ª feira (8.ago) e vai até 4ª feira (9.ago). Em discurso protocolar, Lula afirmou que o encontro visa promover o desenvolvimento sustentável na região, além de assegurar o lugar dos países amazônicos na agenda internacional.


Leia mais sobre a Cúpula da Amazônia: 



[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *