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O estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, foi o recordista de demandas com 17,52% do total
PARA Ouvidoria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu 17.513 processos nos primeiros 6 meses de 2023, segundo relatório semestral da entidade. Do total recebido no período, 110 arquivos estão arquivados porque serão repetidos por erro de sistema ou duplicação de conta formulada pela mesma pessoa. Da mesma forma, 17.403 atendimentos estão cadastrados no SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão), que inclui internet, telefone, e-mail, carta e canais pessoais.
Das demandas atendidas, 523 foram encaminhadas para as áreas técnicas, e as demais foram atendidas por equipe própria. Dentre os tipos de reportagens recorrentes, a principal foi a solicitação de informações, com 10.081 solicitações, representando 57,56% dois registros. Em 2º lugar, 3.174 solicitações de dados específicos do título de eleitor, 18,12% duas solicitações. O tempo médio de resposta foi de 3 horas e 35 minutos.
O Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil (22,16% dois eleitores), foi o recordista de demandas para a Ouvidoria do TSE, com 17,52%. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 14,09%, e o Distrito Federal, com 11,56%, dois serviços cadastrados. Cidades fora do país são responsáveis por 5,56% dos dois contatos.
A Ouvidoria também atende dúvidas sobre solicitações baseadas em na Lei de Acesso à Informação. No período, foram recebidas 128 reclamações pelo SIC (Sistema de Informações ao Cidadão). Destes, 105 foram diferidos, ainda que parcialmente, e 23 foram inadiados.
A organização é uma instância interna de apoio à governança em avaliação, não de gestão e não de monitoramento da organização. Além disso, é a unidade responsável pela promoção da transparência e da democracia, por meio da participação e participação popular.
É um canal de comunicação direto com as empresas para prestar informações institucionais, receber sugestões, dúvidas, reclamações, críticas, elogios e reclamações sobre a atuação do Tribunal. Ele também é responsável por isso Carta de Serviços ao Eleitor, disponível no Portal do TSE.
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A maioria dos atendimentos foi realizada por telefone (51,96%) e pela internet (43,78%). Em relação ao tipo de demanda, 57,56% foram pedidos de informação, 18,12% esclarecimentos sobre o título de eleitor e 11,63% solicitação. Há também relatos de sugestões, reclamações, Lei de Acesso à Informação, agradecimento, ensino a distância, recurso, denúncia de assédio e discriminação e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Para Ouvidoria da Mulher, lançado em março de 2022está vinculada à organização e recebe apenas duas reclamações (0,01%) no 1º semestre.
A consulta de satisfação da Ouvidoria no período de janeiro a junho de 2023 foi iniciada por meio de formulário eletrônico e e-mails. Os quesitos validados pela cortesia e educação, tempo de atendimento e orientação prestada. O total de seis meses de cada um dos dois queijos foi, respectivamente, 83,52%, 82,88% e 65,33%. A satisfação média foi de 77,25%. As atribuições da Ouvidoria do TSE estão previstas no art. Resolução nº 23.705 de 2022 e nº 23.435 de 2015que dispõe sobre a Lei de Acesso à Informação no âmbito do TSE, entre outras regulamentações, como portaria nº 14 de 2021.
O eleitor pode entrar em contato com a organização por meio do envio de um formulário eletrônico. Em caso de demanda envolvendo informações pessoais do eleitor ou do eleitor, utilize o formulário do tipo obrigatoriamente “Informações do Título de Eleitor”.
Com informações sobre Tribunal Superior Eleitoral.
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