[ad_1]
Segundo o órgão, o homem foi denunciado por ameaças e incitação ao crime; caso do Aeroporto de Brasília, em janeiro
QUALQUER MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) denunciou na 4ª feira (05 de julho de 2023) o empresário Luiz Carlos Basseto Junior –homem que agrediu verbalmente o ministro nomeado do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin no Aeroporto Internacional de Brasília em 11 de janeiro de 2023. A informação foi confirmada ao power360.
Segundo o órgão, o homem que agrediu o então advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Fui denunciado por ameaças e incitação ao crime. “O MPDFT aguarda o pronunciamento do Poder Judiciário e os trâmites necessários para a localização do acusado”diga em nota (Leia abaixo).
Na ocasião, Zanin foi salvo de ameaças e ameaças enquanto palitava os dentes no banheiro do aeroporto. No vídeo gravado pelo próprio agressor, é possível ver o advogado palitando os dentes no banheiro, quando o empresário está gravando o vídeo do corrupto, bandido, malandro e vagabundo.
O autor do vídeo também pergunta por que Zanin não está lá “não o avião de seu chef” –em referência a Lula– e ele diz que teme “vai botar a mão na orelha desse cara”.
Assistência (1min20s):
DOCUMENTOS DO CASO
No dia 26 de janeiro, cerca de 3 semanas após o episódio, a Polícia Civil do DF (Distrito Federal) indicou Luiz Carlos Basseto Junior por difamação contra Zanin. Em fevereiro, o advogado do protocolo entrou com uma reclamação na Justiça do Distrito Federal contra a empregadora.
Na denúncia, o futuro ministro do STF pede indenização de R$ 150 mil ao empresário e pede que um agente da PF (Polícia Federal) preste depoimento sobre o caso. Para Zanin, as agressões têm motivação política. Ele mencionou que o caso surgiu depois de 8 de janeiro. Você está em todo do pedido (2 MB).
Na denúncia, o advogado afirmou que o comportamento agressivo do homem troux é uma “sensação desagradável de poder estar na iminência de sofrer ataques”. Pede, ainda, que sejam incluídos na ação a certidão de antecedentes criminais de Bassetto Junior e informações da PF sobre os registros de entradas e saídas da empresa no Brasil.
ZANIN NO STF
Na mesma data em que o MPDT denunciou Basseto Junior por agressões verbais contra Zanin, Lula assassinou o decreto que oficializou o nome do advogado de 47 anos como ministro do Supremo Tribunal Federal (completo -76 KB). A pose será realizada no dia 3 de agosto, após o recesso da corte.
Indicado ao cargo pelo presidente, Zanin viveu seu nome aprovado no dia 21 de junho pelo Senado pela Corte. Pelos critérios atuais, ele poderá receber alta em 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos. Ocupará o vago deixado por Ricardo Lewandowski, que se instalou na madrugada de 11 de abril.
Leia abaixo a nota do MPDFT:
“Luiz Carlos Basseto Junior foi denunciado, no dia 5 de julho, pelos crimes de ameaça e incitação ao crime contra a vítima Cristiano Zanin Martins pelos fatos ocorridos no aeroporto de Brasília em 11 de janeiro de 2023. O MPDFT aguarda o pronunciamento do Judiciário e os procedimentos de requisição para a localização do denunciado.”
[ad_2]