Maquininha de cartão: 6 fatores para analisar antes de escolher uma

Um dos principais objetivos dos empreendedores é vender. Faça chuva ou faça sol, a correria do dia a dia é pra fazer o negócio ser lucrativo e sustentável. Então, se tem algo que deixa qualquer empreendedor desanimado é venda, ainda mais se o motivo dessa perda for pela falta de opções de métodos de pagamento e não pelo preço ou qualidade do produto.

Se o seu negócio está vendendo pouco ou se seu cliente está preferindo uma concorrência, um dos fatores pode estar relacionado às opções de pagamento. Em um mundo cada vez mais digital, as formas de pagamento que não usam dinheiro têm se popularizado cada vez mais, como explicaremos abaixo.

Entenda, a seguir, como benefícios de aceitar diversos meios de pagamento.

Por que aceitar cartão de crédito ou débito?

Uma pesquisa feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) junto com o SPC e o Sebrae mostraram que as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são:

  1. Dinheiro físico: utilizado 71% dos sentidos por;
  2. Pix: 70% das pessoas fazem uso;
  3. Cartão de débito: 66% dos compram dessa forma;
  4. Cartão de crédito: 57% fazem uso do cartão de crédito.

Já em compras virtuais, o cartão de crédito é o método de pagamento preferido – utilizado por 52% das pessoas.

O estudo do Data Nubank, de 2021, reforça essa tendência e mostra como a pandemia alavancou a digitalização dos brasileiros.

Ou seja, aceite diferentes meios de pagamento é fundamental para um negócio que deseja ter resultados, mas antes de decidir contratar uma maquininha, é importante estudar fatores importantes.

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Maquininha de cartão: o que você precisa analisar?

A maquininha é a ferramenta que permite que seu cliente faça pagamentos no cartão de débito ou crédito. Ela pode ter uma estrutura física, como mais conhecida do mercado, ou pode ser apenas uma tecnologia que funciona no celular.

Mas, como saber se vale a pena ou não ter uma maquininha no seu negócio? Veja, abaixo, seis fatores que você precisa levar em consideração antes de fazer essa escolha.

1. Análise de seu cliente

Antes de decidir aceitar no cartão, é fundamental entender o que seu cliente deseja de forma. Em alguns nichos de negócio, em certas faixas etárias de clientes ou algumas regiões do país, a demanda por essa opção de pagamento ser muito baixa.

Se o seu cliente não espera por essa opção de pagamento e tem a possibilidade de pagar só por Pix ou dinheiro, pode não valer a pena fazer vendas no cartão. Afinal, sobre essas vendas incidente taxas e juros. É fazer as contas para os clientes que usam esse método e os custos para melhor decisão.

2. Avalie todas as taxas

As vendas no cartão de crédito ou débito realizam taxas administrativas de 2% a 3,5%, em média. Além disso, podem haver referências ao aluguel da maquininha – preço varia muito de marca para marca.

É importante considerar todos esses valores porque você vai precisar rever a sua precificação para manter a margem de lucro estável.

Entenda, aqui, como calcular os juros da maquininha.

3. Analise como opções do mercado

Hoje em dia existem muitas opções de maquininhas. Há possibilidade de pagar pelo aparelho e não pagar aluguel; existem como maquininhas em que você paga tanto pelo aparelho quanto pelo aluguel; tem que aceitam muitas bandeiras, mas têm mensalidade com preço salgado, entre outras.

Além dos modelos tradicionais, existe também a tecnologia de maquininha isenta de mensalidade ou compra, como a NuTap, a maquininha no app do Nubank.

Ou seja, é fundamental entender o que cada opção oferece e considerando as necessidades reais do seu negócio hoje.

4. Considerar o tempo de repasse dos pagamentos

Vendas no cartão não são repassadas imediatamente para o lojista. Quando uma venda for feita, os depósitos demoram de 1 dia até 30 dias para serem repassados. O tempo depende da operadora (cada uma repassar de uma forma) e do tipo de pagamento (débito; crédito à vista ou crédito parcelado).

Veja mais detalhes sobre esse assunto aqui.

5. Avalie como bandeiras aceitas

As maquininhas que aceitam só existem uma bandeira de cartão e, às vezes, são umas poucas pessoas. Hoje, as bandeiras mais populares no Brasil são Mastercard e Visa, que correspondem, juntas, a cerca de 80% do mercado de cartões de crédito no Brasil, segundo informa um estudo da consultoria em varejo financeiro, Boanerges e Cia.

Então, se você decidir aceitar. Afinal, você não quer se organizar para aceitar todos os clientes dos meios de pagamento e, na hora de receber, descobrir que a maior parte dos seus usa uma bandeira que a sua maquininha não aceita, não é mesmo?

6. Julgamentos como os nomes

Pagamentos por aproximação ou sem contato têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. De acordo com um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), os pagamentos por aproximação cresceram 474% só em 2022.

Disso, algumas maquininhas ainda não suportam essa tecnologia ou uma conexão Wi-Fi eficiente. Então, é importante avaliar esses antes de fazer a sua escolha.

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