[ad_1]
Presidente brasileiro se reuniu com Mark Rutte após reunião do G20, em Nova Délhi (Índia)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (10.set.2023) com Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda. O encontro foi realizado depois do encerramento da cúpula do G20, em Nova Délhi, capital da Índia.
De acordo com o governo brasileiro, os 2 discutiram os efeitos das mudanças climáticas no Brasil e no mundo. Lula afirmou ser “um problema sério”. A questão ambiental já havia sido tema na visita de Rutte ao Brasil, em 9 de maio.
Os 2 debateram o acordo em construção entre o Mercosul e a União Europeia, além da defesa da transição energética como tema de cooperação entre Brasil e Holanda. Os biocombustíveis para o setor marítimo e o hidrogênio de baixa emissão foram citados como uma possibilidade.
Na conversa, Lula e o primeiro-ministro holandês também trataram da parceria comercial entre os 2 países. A Holanda é o 4º maior destino das exportações brasileiras, ficando atrás só dos Estados Unidos, da Argentina e da China.
Segundo o governo brasileiro, o presidente “demonstrou satisfação pela escolha da Embraer para fornecer 5 aeronaves C-390 para a Força Aérea” holandesa.
O encontro também serviu para tratar da reunião em si, além da perspectiva brasileira à frente do grupo –o Brasil assumirá a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.
REGISTRO NAS REDES
Em seu perfil no X (ex-Twitter), o presidente Lula também fez menção ao encontro com o primeiro-ministro holandês. “Compartilhamos o entusiasmo pelo nosso discurso e objetivos na presidência do grupo, ressaltando a importância do combate à fome, as mudanças climáticas e uma nova governança global”, escreveu o líder brasileiro.
Eis a mensagem abaixo:
[ad_2]