[ad_1]
Estudo a entidades industriais e nacionais estima que a implementação da medida vai originar 500 mil despedimentos este ano
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que a entidade está preocupada com a previsão de 500 mil demissões até o final deste ano com a implantação do portaria 612 de 2023qual alíquota ou Imposto de Importação para compras internacionais de até US$ 50 pagas por pessoas físicas pela internet.
O estudo foi apresentado em reunião nesta 4ª feira (19 de julho de 2023) com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) e presidentes de CNI (Confederação Nacional da Indústria) e IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo), Robson Andrade e Jorge Gonçalves Filho, respectivamente.
“Duas coisas chamam a atenção. A 1ª é o histórico, que a gente ouviu em detalhes […]. Podemos analisar como ministro [Haddad] e com a Receita Federal a mudança de cenário [de importação] que temos nos últimos anos. E até hoje, pelo que percebemos, está sem providências”ele disse.
O 2º ponto levantado pelo secretário-executivo é quanto à possibilidade de demissões em massa. “Precisamos ouvir essa questão com muita atenção, porque isso é muito preocupante. O estudo é consistente nesse sentido”, eu afirmei.
“A Fazenda tem regulamentado esse assunto para que as pessoas engulam esse assunto à luz do dia. Não pode mais ser confirmado sem tratamento, correção, conformidade e cumprimento conforme foi estabelecido. Recebemos hoje os estudos e vamos fazer uma análise criteriosa junto à Receita Federal para avaliar esse impacto”Dario Durigan afirmou.
Estes são os estudos apresentados pelo IDV ao ministério:
- perspectivas para o varejo em 2023 – eis um todo (799 KB);
- setor de materiais de construção – eis um todo (467 KB); e
- fronteira cruzada na cadeia produtiva brasileira – você é todo (559 KB).
Questionado se a alíquota zero para produtos de US$ 50 será reavaliada pelo governo, ou o secretário-executivo designa o programa “está começando agora”.
“Vimos que nos últimos anos houve um aumento, uma mudança exponencial desse tipo de perspectiva [importação] e nada era feio. Ou que a Fazenda agora se propõe a endireitar a questão. Vamos processar com as áreas técnicas e dar o caminho oportuno”eu afirmei.
Assistência (2min50s):
[ad_2]