Espero um julgamento justo, diz Mendonça sobre ação de Bolsonaro

Ministro afirma que é preciso evitar “perseguições políticas”; relatora da ação defende inelegibilidade do ex-presidente

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse esperar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um julgamento justo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em entrevista com GloboNews Nesta 4ª feira (28 de junho de 2023), Mendonça afirmou que é preciso evitar um “perseguição política” contra ou ex-chefe do Executivo.

“O que espero é um julgamento justo, assim como não queremos perseguições de um lado. Assim como a perseguição é criticada de um lado, há certos atores políticos que não podemos por conveniência ou circunstância transigir com atitudes que não garantam os mesmos direitos de defesa e as mesmas justiças para que, de alguma forma, não pensem ideologicamente como nós fazemos.”eu declarei.

Na noite da 3ª feira (27 de junho), ou Ministro Benedito Gonçalves, relator da ação TSE, votou pela inelegibilidade do ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A decisão foi suspensa e será retomada com o voto de outros dois ministros na próxima 5ª feira (29 de junho). No meu voto, Gonçalves determinou que Bolsonaro fique impedido de concorrer pelos próximos 8 anos, contados a partir do processo em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *