[ad_1]
Aije acelera disseminação de notícias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro e pode levar à cassação do deputado
O corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, determinou ou encaminhou, ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, processo que pode levar à cassação do deputado carla zambelli (PL-SP).
O caso foi para a Justiça Eleitoral a pedido da defesa da deputada em decorrência de outras ações semelhantes que o TSE tramitou contra a deputada. Na decisão divulgada na 2ª feira (10 de julho de 2023), Gonçalves afirma que a ação é de responsabilidade da Justiça Eleitoral de São Paulo.
“Deve-se observar que o encontro de processos é uma medida que atende à racionalidade processual. Pelo exposto, não se justifica a concentração, na Corregedoria-Geral Eleitoral, de todas as ações ajuizadas em quaisquer unidades da federação a respeito dos fatos pactuados, em prejuízo da célere tramitação das ações relativas à eleição presidencial ação judicial”, diga trecho de decisão. Você está em todo (192 KB).
Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) foi registrada pelo deputado Sâmia Bomfim (Psol-SP). O processo investiga seu suposto abuso de poder político e uso indevido de dois meios de comunicação com base no fato de que houve divulgação de notícias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro.
segundo a AçãoZambelli teria usado seu “alcance expressivo” nas redes sociais para “Solapar as instituições democráticas em troca de uma liderança política conquistada sobre a primazia da fraude e da desinformação”.
[ad_2]